Atividades para fazer em casa quando chove

· 14 de abril de 2019
Um dia chuvoso pode arruinar os planos de quem ia dar um passeio, mas não a alegria de desfrutar um tempo como a família. Aproveite com seus filhos essas atividades para fazer em casa quando chove.

Tínhamos tudo pronto para sair para um passeio no fim de semana e começa a chover. As crianças ficam tristes, olhando pela janela. Todos os planos, brincadeiras e expectativas, foram desfeitos com as gotas de chuva. No entanto, você pode improvisar! Organize atividades para fazer em casa com as crianças enquanto chove lá fora.

Talvez você possa transformar um dia cinzento em um dia colorido e divertido, junto aos seus familiares!

As melhores atividades para fazer em casa quando chove.

Criatividade e bom humor são suficientes para reverter a adversidade que o dia de chuva pode significar.

Não deixe o clima esfriar e prepare seus filhos para um bom dia de atividades para fazer em casa, e celebrar a união da família.

1. Aproveite o plano inicial

Se você preparou um piquenique para uma viagem a um parque, faça o piquenique na sala de estar da casa.

O mesmo cobertor que você ia levar para o parque pode ser esticado na sala, para aproveitar as delícias que você preparou.

Se o plano foi um dia de praia, diga aos seus filhos para colocarem seus trajes de banho e prepararem um longo banho com todos os seus brinquedos favoritos. Nunca será demais incorporar algumas divertidas bolhas de sabão.

2. Aproveite para pintar

Atividades para fazer em casa quando chove: pintar

Pintar ou fazer artesanato é perfeito como atividades para fazer em casa.

Fazer alguns artesanatos é sempre uma excelente opção. Na internet há possibilidades aos milhares, talvez milhões, para todos os gostos, com diversidade de materiais, e para todas as idades.

É suficiente reunir os materiais e propor diferentes funções às crianças. Alguns pintam, outros recortam. Façam juntos artesanatos para a casa.

Para as crianças que já estão mais próximas da adolescência você pode pedir-lhes para fazer um mural ou grafite em seu quarto. Atreva-se a deixá-los se expressarem com liberdade.

Leia mais: Descubra por que seus filhos deveriam colorir mandalas

3. Olimpíadas de jogos de tabuleiro

Os jogos são um clássico nas atividades para fazer em casa. Para aqueles dias em que os planos para sair falham, nada como um bingo, um jogo de cartas, um quebra-cabeça ou um dominó.

Claro, o ideal é comprar pouco a pouco os jogos de sua escolha. Existem muitas opções para todos os gostos e idades.

O maior pode ajudar os pequenos, mas ninguém fica sem jogar nestas olimpíadas. Eles também podem criar jogos, ou jogar online com toda a família.

4. Organize uma festa

Com a comida que estava pronta para levar o passeio, organize uma festa de família. Todos mudam de roupa. Crianças e adultos muito bem vestidos preparam-se para uma divertida festa improvisada e dançante.

Todos terão a oportunidade de ser dançarinos e também de ser o “DJ”. Cada membro da família pode selecionar as peças musicais de sua preferência. Todos podem selecionar a música, enquanto o resto gasta energia dançando.

5. Café da manhã e festa do pijama

Atividades para fazer em casa quando chove: café da manhã e festa do pijama

A festa do pijama é uma atividade ideal para as crianças se divertirem em casa.

Todos acordaram e chove copiosamente. Sem tirar o pijama, organize a clássica festa do pijama, só que em vez de ser antes de dormir, é para tomar o café da manhã.

Distribua as responsabilidades: alguns ajudam a preparar o café da manhã, outros cuidam dos filmes que verão.

Prepare um café da manhã com vários pratos para que você possa assistir a dois, ou três filmes enquanto para de chover.

Todos se sentam em frente à TV para desfrutar do café da manhã vendo os filmes de sua escolha. Este é um clássico entre as atividades para fazer em casa.

6. Conte histórias

Prepare uma boa porção de pipoca para ouvir os “contadores de histórias” da família. Um lê e os outros ouvem. Então eles trocam.

Eles podem usar livros da biblioteca ou procurar livros on-line.

A leitura sempre desperta a imaginação das crianças. Se fizerem isso em voz alta, vão dominando suas habilidades de leitura.

Mesmo que saibam ler, amarão que a mãe ou o pai façam isso, assim como faziam quando eram mais jovens.

Talvez você esteja interessado: Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão?

7. Faça experimentos

Se seus filhos são os que preferem se aproximar da ciência em vez da exploração artística que o artesanato significa, então a melhor coisa para esse dia chuvoso será organizar uma rodada de experimentos caseiros.

Os experimentos são ótimos porque misturam diversão e aprendizado. Organize os materiais enquanto seus filhos se vestem de “cientistas loucos”.

Naturalmente, procure opções adequadas para as idades de seus filhos, e não perca a oportunidade de dar a explicação científica em torno de cada experimento.

8. Um pouco de treinamento físico

Atividades para fazer em casa quando chove: ioga

Fazer exercício físico, além de saudável, é uma atividade perfeita para se fazer em casa.

Pode-se organizar uma sessão de treinamento físico para adultos e crianças em família. Você não precisa ter equipamentos de ginástica. Mais uma vez a criatividade será sua aliada.

Você apenas terá que colocar os sapatos e as roupas certas, e selecionar qual exercício é mais adequado para cada um.

Uma sessão de ioga com a família pode deixá-los muito relaxados, enquanto uma hora de zumba é ideal para os mais energéticos.

Você também pode improvisar exercícios de tonificação, convidando as crianças para levantar pacotes de grãos ou arroz.

9. Aproveite a quietude da chuva

O dia-a-dia geralmente é muito rápido, e nem sempre deixa tempo para simplesmente sentar e conversar. O som suave da chuva que cai pode oferecer-lhe a paz e a tranquilidade de que precisa para conversar sobre o que o preocupa, ou o que seus filhos sonham.

Peça aos seus filhos que ajudem você a preparar um lanche. Enquanto cozinham e esperam que tudo esteja pronto, converse com seus filhos.

Há tantas ocasiões em que o estresse da vida cotidiana não permite que desfrutem juntos da família, por isso não devemos perder a maravilha de um dia chuvoso. Aproveite para cozinhar, conversar e, claro, comer o que vocês prepararam juntos.

Quando a chuva para

Caso a chuva pare, avalie se vocês podem retomar o plano inicial, mas com outra perspectiva. Se vocês estavam indo para um dia de praia, podem ir agora para ver o pôr do sol em frente ao mar.

Também podem simplesmente pular nas poças deixadas pela chuva. Só precisarão colocar suas botas de borracha.

A chuva não tem que estragar a diversão, ainda mais se todos estão felizes por estar em família. Como você viu, há muitas atividades para fazer em casa! Aproveite!

 

  • Garaigordobil, Maite. “Programa Juego 10-12 años. Juegos cooperativos y creativos para grupos de niños de 10 a 12 años.” Madrid. Pirámide (2004).
  • Larraz, Alfredo. “El acondicionamiento de zonas de juego para niños.” Apunts de Educación Física y Deportiva 13 (1988): 10-18.
  • Víllora, Pedro Manuel. “Juego de niños.” Cuadernos del Ateneo22 (2006): 80-83.