5 posturas de ioga que as crianças podem fazer

24 de março de 2020
Embora acreditemos que seja uma disciplina para adultos, existem algumas posturas de ioga que também são apropriadas para as crianças e que podem ser muito úteis no seu dia a dia.
Talvez você acredite que seja algo bastante complexo e que requer certo nível de maturidade. No entanto, as posturas de ioga podem ser praticadas todos, inclusive das crianças. Esta atividade permite estabelecer uma autoestima saudável, a desenvolver empatia, a gerir adequadamente as emoções e, acima de tudo, a relaxar.
É altamente recomendável para as crianças inquietas, inclusive as que possuem transtornos de déicit de atenção e hiperatividade, pois ajuda a controlar e a drenar, de uma forma saudável, as suas altas quantidades de energia, o que às vezes parece sair do controle. Além do mais, será de grande ajuda para que no futuro tornem-se adultos ponderados e disciplinados.
Quanto às posturas, não se preocupe: elas não serão desconfortáveis. As crianças contam com maior flexibilidade e é muito provável que essas posições tornem-se muito divertidas para eles. A seguir, lhe apresentaremos algumas posições básicas que são recomendadas para os pequenos da casa.

5 posturas de ioga que as crianças podem fazer

Crianças praticando ioga

1. Postura da montanha

Essa posição é uma das mais fáceis de fazer. É realizada de pé, esticando bem as costas e mantendo os pés paralelos.

Após isso, deve-se abrir o peito, respirando profundamente enquanto leva as mãos e braços abertos até que as palmas das mãos se toquem em direção ao centro do peito. Depois, levante-as sobre a cabeça enquanto diz “eu posso chegar muito alto”.
O passo seguinte é abaixar as mãos novamente até a altura do peitoral, repetindo “eu sou uma montanha majestosa”. Essa é uma postura básica e é o início para o desenvolvimento de outras mais complexas.

2. Postura da árvore

Mulher em postura de ioga

Certamente essa postura é muito divertida, pois implica no equilíbrio sobre uma perna e é muito simples de ser realizada.

Comece ficando de pé. Em seguida, coloque a sola do pé direito no interior do músculo da coxa esquerda. Caso seja difícil de realizar nessa altura, pode apoiá-lo na panturrilha.

Após posicionar-se, estique os braços para cima, como se fossem galhos querendo tocar o céu. Pode mantê-los assim por alguns segundos ou, para torná-la mais divertida, pode mover as mãos como se fossem galhos balançando ao vento. Estes mesmos passos devem ser repetidos com a outra perna.

3. Postura do cachorro de boca para baixo

Essa posição imita a maneira como os cachorros alongam-se. É muito completa, já que se estica todo o corpo: de fato é algo que as crianças fazem muito, por isso não é muito complexa.

Em primeiro lugar, indique para a criança para que ela se coloque na forma de um V invertido. Pode começar dizendo a ela que se coloque como um cachorro, de quatro. Depois, peça para que estiquem suas pernas até que seus calcanhares toquem o chão, mantendo os braços firmes (assim terá o V invertido).

Desta maneira, estando de cabeça para baixo, encoraja-se a se ter uma visão por uma perspectiva diferente.

4. Postura da cobra

Ao desenvolver esse exercício em particular, o pequeno elevará a sua autoestima. Comecem deitados no chão, virados para baixo. Agora, diga a ela que apoie a cabeça sobre as mãos enquanto se imagina grande e forte.

Vocês devem colocar as mãos na altura dos ombros e, pouco a pouco, ir levantando a cabeça, de forma suave enquanto esticam bem as pernas e levantam o peitoral arqueando-se um pouco para trás, tomando cuidado para não machucar as costas. Uma vez alcançada a posição, diga-o que afirme “eu sou uma cobra”.

Confira também: Exercícios de ioga para principiantes: 5 posturas básicas

5. Postura de relaxamento

Essa última posição ajuda a finalizar a sessão de exercícios deixando a criança calma e relaxada. É uma posição ideal se você quer que ela se tranquilize diante uma situação de estresse ou quando esteja particularmente inquieta.

É realizada deitando-se no chão, virado para cima, com os braços e pernas estendidos e relaxados. Não deve haver nenhum tipo de tensão. Vocês podem associá-los a exercícios de respiração para incentivar uma tranquilidade maior.

Para torná-lo mais interessante, e em casos que custe tranquilizá-la, diga a ela que ela se encontra no fundo do mar, que é uma espécie de criatura marinha com tentáculos e que deve manter-se quieta, estando com as extremidades amarradas dentro do oceano.

É uma posição recomendada para estimular a meditação e a reflexão.