Artesanatos divertidos para fazer com as crianças

· 2 de janeiro de 2019
Se você não sabe o que fazer com seus filhos no seu tempo livre, nós lhe diremos alguns artesanatos divertidos e simples que vocês podem fazer juntos.

Quando temos filhos, procuramos tempo para estar com eles. É muito importante prestar atenção para que sejam criados corretamente. É nessa idade em que os valores e a educação que queremos transmitir são reforçados. É por isso que os artesanatos são uma ótima opção para ter algum tempo junto com eles.

A sociedade em que vivemos dá cada vez mais importância ao tempo livre. Sempre procuramos a melhor maneira de usá-lo, e qual a melhor maneira de fazê-lo com nossos filhos.

Desde já, os pais sempre procuram o melhor para seus filhos. Nós lhes asseguramos uma boa escola, uma educação escolar exemplar, aulas de línguas, brinquedos didáticos, atividades extracurriculares, ou espaços para praticar algum esporte.

A importância dos hobbies tempo livre dos filhos

Artesanatos divertidos para fazer no tempo livre dos filhos

Existem muitas opções para atividades entre pais e filhos, muito benéficas para ambos. Devemos ter em mente que, antes de quatro anos nossos filhos adquirem preferências, e não hobbies. Por isso é conveniente acompanhá-los na adoção de hábitos ao realizar suas atividades favoritas.

Assim, a criança terá novos hobbies que mais tarde serão passatempos – isso depende muito da sua idade. O que você deve procurar é criar esse hábito para que seus filhos aproveitem seu tempo livre.

Artesanatos divertidos para fazer no tempo livre dos filhos

Antes de mais nada, explicaremos a você quais são os melhores artesanatos que você pode fazer com seus filhos, atividades muito divertidas e simples para fazer em casa na companhia de toda a família.

Pintar com os dedos

Não há nada mais divertido do que pintar com os dedos. As crianças gostam de se sujar e usar as mãos em todas as atividades. Elas experimentam tocar e perceber o mundo através de suas mãos. Depois de pintar com o dedo, a tinta será facilmente removida de suas mãos e você não precisa usar produtos químicos. Você pode pintar cartões, folhas velhas, um avental, junto com as crianças.

Jogos para estimular os sentidos dos seus filhos

Artesanatos divertidos para estimular os sentidos dos seus filhos

Há muitos jogos que estimulam os sentidos, que ajudarão as crianças a desenvolver sua engenhosidade e inteligência. Uma boa opção é colocar diferentes sementes dentro de balões para que elas possam distinguir o som que fazem, e como são sentidas ao tato.

Ademais, pode adicionar arroz em uma tigela funda. Esconda o arroz em vários brinquedos, pedras, ou onde você quiser que seu filho o encontre. O contato com os grãos vai agradar porque dará uma sensação boa, como uma massagem nas mãos.

Leia também: Atenção: essas características indicam que seu filho tem problemas de aprendizagem

Atividades surpresa

Uma ideia muito boa para realizar com nossos filhos é fazer atividades surpresas. Para conseguir este efeito você precisa de uma caixa com uma tampa, que será decorada.

Então, no interior da caixa, coloque papeis com diferentes atividades divertidas, como imitar animais, chamar os avós, dançar ou cantar. É muito simples e divertido!

Cozinhar com seus filhos

Não é uma arte comum, mas é verdade que as mãos são muito usadas. Não há nada mais divertido do que ver os nossos filhos com alguns biscoitos deliciosos, rosquinhas ou pãezinhos.

Ainda mais, os pequenos amam as massas por causa da textura que geram em suas mãos. Muito mais se você usar pedaços de chocolate ou bolinhas coloridas, isso se tornará uma experiência sensorial.

Brincar com massa de modelar

A massa de modelar é um produto essencial em casa quando há crianças pequenas. Com ela você pode fazer mil figuras, e é muito boa para os pequenos deixarem sua imaginação voar.

Hoje em dia existem diferentes produtos que substituem a massinha tradicional. Um exemplo disso é a “areia mágica”, porque não suja, e embora tenha cores brilhantes pode ser limpa em um instante. Assim, as suas paredes não estarão em perigo.

Por outro lado, você pode fazer figuras com barro e assá-las no forno; um copo, um bebedouro para o animal de estimação, ou a figura do seu animal favorito.

Você também pode estar interessado: 15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças

Artesanato com papelão

O papelão é um material que temos em muitos produtos domésticos: em caixas de cereais, biscoitos ou embrulhos de perfume. Você pode reuni-los para construir um forte, uma cabana, um castelo, ou um teatro de fantoches. Brinque com as formas. Você só precisa de uma boa tesoura, cola de silicone, e fita adesiva.

Depois, pinte com as cores favoritas do seu filho, e você terá algumas construções de papelão divertidas.

Resumindo, se você tiver tempo livre para compartilhar com sua família, não hesite em fazer esses trabalhos simples, onde a criança pode experimentar e aprender com cada um deles.

Enfim, coloque-os em prática em qualquer tarde de inverno em casa, ou de verão na praia. Tente encontrar esses momentos que, a longo prazo, se tornarão lembranças maravilhosas tanto para seu filho quanto para você.