Tempo com a família: por que é tão importante?

9 de novembro de 2018
Ao passar um tempo com a família, não só ensinamos valores aos menores, como também podemos aprender muito deles e fortalecer os vínculos

A necessidade de passar um tempo com a família nasce através do desejo de compartilhar experiências enriquecedoras com as pessoas que amamos. Esses momentos são ideais para desenvolver vínculos que podem resistir ao tempo e superar as dificuldades.

A família é um grupo de pessoas vinculadas por parentesco ou afinidade e que convivem em um lugar determinado. Nesse ambiente, as pessoas aprendem valores e princípios para se integrar à sociedade de maneira adequada.

É bom se planejar 9atividades para aproveitar a companhia da família sempre que houver um momento livre. Brincar, conversar ou fazer exercícios juntos pode ser suficiente para aumentar a confiança e a harmonia no lar.

Descubra: Fortaleça as relações familiares

A importância de passar tempo com a família

Atualmente, alguns costumes em família já não são mais tão comuns, principalmente porque as pessoas têm um ritmo de vida mais acelerado. Por isso, é importante manter a tradição de passar mais tempo junto às pessoas que amamos.

Algumas atividades sugeridas incluem assistir filmes, jantar ou tomar café da manhã juntos, entre outras coisas. Esses momentos são importantes para o desenvolvimento emocional e psicológico de cada um dos integrantes do núcleo familiar.

Além disso, a cada encontro, você verá que a felicidade, a paz e a harmonia crescerão. Todos os membros se sentirão queridos e importantes, o que contribui para reforçar a autoestima.

Aproveite esses momentos para escutar e dar conselhos quando cada um compartilhar seus pensamentos: isso vai fazer com que todos se sintam motivados para planejar outro encontro.

Aproveite o tempo com seus filhos

Compartilhar momentos em família é essencial para a educação dos filhos. Os momentos juntos devem ser de qualidade, mantendo o respeito, a tolerância e a disciplina. Demonstrar carinho também é importante para fortalecer os vínculos em casa.

Além disso, eles vão descobrir a importância que eles têm na sua vida. Isso reforça a imagem positiva que eles têm de si mesmos e melhora a autoestima.

Recomendamos ler também: 9 frases motivadoras para nossos filhos

Atividades para compartilhar com a família

As obrigações e exigências da vida moderna fazem com que seja cada vez mais comum não ter tempo para ficar com a família. Por isso, vamos sugerir aqui algumas atividades que não precisam afetar a rotina de ninguém e que permitem que todos passem um tempo juntos.

1. Preparar a comida juntos

A elaboração de pratos simples, como um bolo ou um suco, é ideal para compartilhar momentos de alegria. Comer uma refeição preparada em conjunto é uma experiência maravilhosa.

  • Planeje, ao menos uma vez na semana, uma refeição em família. Pode ser o café da manhã aos domingos, por exemplo.

2. Realizar tarefas domésticas

Forme uma equipe com todos os membros da família para realizar as tarefas de casa. Atribua tarefas de acordo com a idade de cada um para que todos possam trabalhar com facilidade e rapidez.

  • Com esse tipo de atividade, se começa a incentivar o cumprimento de regras, a disciplina e o amor em casa.
  • As tarefas de cada podem ser divertidas caso tenham a orientação correta.
  • Reconheça os esforços de cada membro com elogios, principalmente os mais novos. Ensine-os a aproveitar a satisfação ao obter resultados.

3. Dar apoio em atividades educacionais

Hoje em dia existe a possibilidade de contratar tutores para acompanhar os filhos nas tarefas escolares. No entanto, sugere-se que os pais acompanhem os filhos nos deveres.

Quando os filhos são guiados dessa maneira, eles se mantêm mais motivados na hora de cumprir com as obrigações acadêmicas.

Nos casos onde os adultos continuam estudando ou fazem algum curso, é recomendável estabelecer um horário em que todos devem se reunir para realizar as tarefas juntos.

Reflexão final

Para satisfazer as necessidades de amor e compreensão no lar, é imprescindível compartilhar momentos em família. Isso é fundamental para a educação dos filhos, já que o comportamento dos pais sempre serve de modelo.

Lembre-se de que a melhor forma de conhecer os integrantes da família, em todos os aspectos, é passando um tempo juntos.

Finalmente, não permita que as obrigações modernas separem você da sua família. É importante se lembrar que, ao casar e formar uma família, o casal deve se fazer presente para fortalecer a união familiar e criar bases sólidas onde os filhos crescerão.

  • Jones, B. L. (2018). Making time for family meals: Parental influences, home eating environments, barriers and protective factors. Physiology and Behavior. https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2018.03.035

  • Hudson, J. L., & Kendall, P. C. (2002). Showing you can do it: Homework in therapy for children and adolescents with anxiety disorders. Journal of Clinical Psychology. https://doi.org/10.1002/jclp.10030

  • Lee, S.-J., & Chae, Y.-G. (2007). Children’s Internet Use in a Family Context: Influence on Family Relationships and Parental Mediation. CyberPsychology & Behavior. https://doi.org/10.1089/cpb.2007.9975

  • Brindova, D., Pavelka, J., Ševčikova, A., Žežula, I., Van Dijk, J. P., Reijneveld, S. A., & Geckova, A. M. (2014). How parents can affect excessive spending of time on screen-based activities. BMC Public Health. https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-1261