A necessidade de passar tempo em família

Compartilhar tempo em família é benéfico para o bem-estar das crianças. Neste artigo, damos algumas ideias para você colocar em prática.
A necessidade de passar tempo em família

Última atualização: 05 Março, 2021

A necessidade de passar tempo em família nasce pelo desejo de compartilhar experiências enriquecedoras com as pessoas que amamos. Esses momentos são ideais para criar laços que perdurem e permitam superar adversidades.

A família é um grupo de pessoas vinculadas por parentesco ou afinidade e que convivem em um determinado lugar. Nesse ambiente, as pessoas aprendem valores e princípios para se integrarem à sociedade de maneira adequada.

É positivo planejar atividades para desfrutar em companhia da família sempre que houver um momento livre. Brincar ou conversar são atividades simples que podem ser realizadas em um curto espaço de tempo e que aumentam a confiança e a harmonia no lar.

De acordo com um estudo publicado na revista Child Indicators Research, o bom relacionamento com a família e os amigos é fundamental para o bem-estar das crianças.

Infelizmente, atualmente a família está em processo de dissolução. Não só devido ao ataque de certos grupos, mas pelo ritmo de vida atual, que nos impulsiona a sermos mais atomísticos, consumidores materiais e hedonistas.

Além disso, o papel do idoso tem sido subestimado. Eles são uma fonte inesgotável de conhecimento e amor. Na África, há um ditado que diz: “Quando morre um idoso, é como se uma biblioteca fosse queimada“. Essa realidade é ainda maior quando estamos unidos a essa pessoa por consanguinidade e grandes laços afetivos.

A importância de passar tempo em família

A importância de passar tempo em família

Com o passar dos anos, alguns costumes se perderam, como passar tempo em família, principalmente devido ao ritmo acelerado de vida. É importante resgatar o valor de passar mais tempo junto às pessoas que amamos.

Algumas atividades interessantes para fazer em família incluem assistir filmes, jantar ou tomar café da manhã, entre outras coisas. Esses momentos são importantes para o desenvolvimento emocional e psicológico de cada um dos integrantes do núcleo familiar.

Além disso, você verá que a felicidade, a paz e a harmonia crescerão a cada encontro. Todos os membros se sentirão queridos e importantes, o que contribui para reforçar a autoestima.

Aproveite estes momentos para escutar e dar conselhos quando cada um compartilhar seus pensamentos. Isso fará com que todos se sintam motivados para planejar outro encontro.

Aproveite o tempo com seus filhos

Passar tempo em família é essencial para a educação dos filhos. Os momentos juntos devem ser de qualidade, sempre mantendo o respeito, a tolerância e a disciplina. Demonstrar carinho também é importante para fortalecer os vínculos em casa.

Com isso, eles descobrirão a importância que eles têm na sua vida. Isso reforçará a imagem positiva que eles têm de si mesmos, aumentando sua autoestima.

Atividades para compartilhar tempo em família

Atividades para compartilhar tempo em família

As obrigações e exigências da vida moderna fazem com que seja cada vez mais comum não ter tempo para ficar com a família. Por isso, a seguir sugerimos algumas atividades para compartilhar em família que não afetam sua rotina.

1. Preparar refeições juntos e comer em família

O preparo de pratos simples, como um bolo, é ideal para compartilhar momentos de alegria. Comer uma refeição preparada em conjunto é uma experiência maravilhosa.

Planeje uma refeição para fazer em família pelo menos uma vez na semana. Pode ser o café da manhã aos domingos, por exemplo.

Um estudo publicado na Acta Pediátrica Española também aponta que a alimentação em família promove hábitos alimentares saudáveis, melhora a capacidade de comunicação e reduz comportamentos de risco, como o consumo de drogas ou álcool.

2. Realizar tarefas domésticas

Forme uma equipe com todos os membros do lar para realizar as tarefas de casa. Atribua tarefas de acordo com a idade de cada um para que todos possam trabalhar com facilidade e rapidez.

  • Este tipo de atividade incentiva o cumprimento de regras, a disciplina e o amor em casa.
  • As tarefas de cada podem ser divertidas caso tenham a orientação correta.
  • Reconheça os esforços de cada membro com elogios, principalmente dos mais novos. Ensine-os a aproveitar a satisfação ao obter resultados.

3. Dar apoio em atividades educacionais

Atualmente, existe a possibilidade de contratar tutores para acompanhar os filhos nas tarefas escolares. No entanto, sugerimos que sejam os pais que acompanhem os filhos em seus deveres.

Ajudar as crianças desta maneira as mantêm mais motivadas ao realizar suas obrigações acadêmicas. Caso os adultos ainda estudem ou façam algum curso, é recomendável estabelecer um horário em que todos possam se reunir para realizar as tarefas juntos.

Sobre a necessidade de passar tempo em família

Para satisfazer as necessidades de amor e compreensão no lar, é fundamental compartilhar momentos em família. Isso é importante para a educação dos filhos, já que o comportamento dos pais serve de modelo. Lembre-se de que a melhor forma de conhecer cada um dos integrantes da família, em todos os aspectos, é passando tempo junto.

Por fim, não permita que as obrigações, o trabalho e a vida moderna separem você da sua família. É importante ter claro que, ao decidir formar uma família, o tempo de convivência ajudará a fortalecer a união do casal e a estabelecer bases sólidas onde os filhos crescerão.

Pode interessar a você...
6 valores de uma família feliz
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 valores de uma família feliz

Educar os filhos com os valores de uma família feliz pode ser a garantia necessária para um futuro com menos violência, medos e incerteza.