10 atalhos para perder peso de forma saudável e rápida

A água, além de nos ajudar a eliminar as toxinas, favorece a saciedade e melhora a digestão. Por isso, ela é fundamental para emagrecer.
10 atalhos para perder peso de forma saudável e rápida

Última atualização: 03 Setembro, 2021

Ter um peso estável e saudável tornou-se uma das principais necessidades de todo ser humano. Levando em consideração que são muitos os que estão tentando alcançar este objetivo, vamos falar sobre de alguns atalhos para perder peso. O sobrepeso e a obesidade são fatores que desencadeiam problemas de saúde graves, como as doenças cardíacas.

Um estilo de vida sedentário e uma dieta inadequada são as duas principais causas de ganho de peso acima dos níveis adequados. No entanto, foi demonstrado que o estresse constante, a ansiedade e hábitos nocivos como o consumo de álcool e cigarro também influenciam.

Atalhos para perder peso

Para reduzir o índice de massa corporal a níveis estáveis, é fundamental modificar os hábitos diários e tentar adotar um estilo de vida mais saudável. Nesse sentido, existem 10 “atalhos” com os quais você pode atingir a sua meta sem colocar a sua saúde em risco. Nós os compartilhamos em detalhes abaixo.

1. Consumo moderado de álcool

Alcoolismo

O consumo de bebidas alcoólicas é um dos fatores que as pessoas mais ignoram quando querem perder peso. Embora elas não representem um grande risco quando tomadas com moderação, influenciam o excesso de peso devido ao seu alto teor calórico. Elas também se mostraram capazes de aumentar a incidência de muitas doenças crônicas.

Se acrescentarmos a isso o fato de que quase todas as pessoas associam sua ingestão a fast food e refrigerantes, ficamos mais convencidos de por que elas nos impedem de ter um peso saudável.

2. Evite comer tarde da noite

A hora do jantar é fundamental para manter o controle do peso. As pessoas com o mau hábito de comer depois das 21 horas tendem a ser mais obesas.

Isso ocorre porque o corpo não tem tempo suficiente para digerir bem os alimentos. Assim, eles acabam se acumulando na forma de gordura.

Para piorar, também causam dificuldades para dormir e podem levar à ingestão de mais calorias durante a noite.

Habituar-se a jantar cedo e a fazer uma refeição leve faz parte dos atalhos para perder peso. Este também é um hábito saudável.

3. Aumente o consumo de água

Mulher bebendo água

Já enfatizamos milhares de vezes a importância de beber água para manter um corpo mais saudável. Este precioso líquido participa das funções dos órgãos vitais e também desempenha um papel fundamental no que se refere à beleza. Além disso, a ingestão de água antes das refeições é capaz de aumentar a saciedade, de acordo com um estudo publicado na Clinical Nutrition Research.

Em termos de peso, esta é uma excelente medida. A água ajuda a limpar as toxinas e melhora o metabolismo. Seu consumo aumenta a sensação de saciedade e é essencial para manter um bom processo digestivo.

4. Adote uma rotina de exercícios

A prática de atividade física diária é o melhor complemento para queimar calorias. Embora a dieta seja o fator mais influente, os exercícios são uma ótima maneira de obter melhores resultados.

Levando em consideração que você tem que comer menos e gastar mais, é necessário buscar um tipo de treino que inclua movimentos cardiovasculares e de resistência. Há evidências de que o exercício intervalado é muito eficaz para perder peso.

5. Durma bem

Não manter um horário de sono adequado é um grande inimigo para o corpo. Não dormir o suficiente aumenta a secreção de hormônios que estimulam o apetite e leva à ingestão de mais calorias do que o necessário.

6. Aumentar o consumo de frutas e vegetais

Comer mais vegetais é um dos atalhos para perder peso

Frutas e vegetais frescos são carregados de nutrientes essenciais. Eles estimulam o metabolismo para queimar gordura com mais facilidade. Portanto, este é um dos atalhos para perder peso.

Os especialistas recomendam comer pelo menos 5 porções por dia para absorver quantidades adequadas de vitaminas e minerais.

Recomendamos que você leia: Café da manhã saudável: mitos e sugestões

7. Mastigar bem os alimentos

Algo tão simples quanto mastigar bem os alimentos pode influenciar positivamente os resultados na perda de peso.

Reservar tempo suficiente para se alimentar bem e sem estresse é uma forma de apoiar as funções digestivas e os processos pelos quais o corpo perde peso.

8. Coma proteína no café da manhã

Proteínas no café da manhã

Consumir proteínas durante o café da manhã ajuda a aumentar a sensação de saciedade pelo resto do dia.

Comer um ovo ou tomar um iogurte contribui para melhorar o rendimento físico e mental. Isso ajuda a ter um melhor foco em direção ao seu objetivo.

9. Planeje o cardápio para perder peso

Uma das razões pelas quais muitos não se alimentam bem é porque estão improvisando as refeições principais do dia o tempo todo. Portanto, planejar um cardápio para a semana é outro atalho para perder peso.

Para ter mais certeza de uma alimentação saudável, é bom planejar com antecedência o cardápio. Procure receitas que sejam realmente saudáveis e não tão ricas em calorias.

10. Reduza a ingestão de calorias

Não se trata de eliminar alimentos da dieta. A ideia consiste em saber combiná-los para que não contribuam com calorias em excesso. Uma dieta balanceada e nas porções certas contribui para o consumo de calorias suficientes para que o corpo funcione em ótimas condições.

Um plano de refeições com poucas calorias ajuda a atingir um peso mais estável. A ingestão nunca deve ser inferior a 1.500 calorias por dia. Reduzir o consumo diário em 500 ou 1.000 calorias terá um impacto muito positivo em sua busca pela redução do índice de massa corporal.

Melhore os seus hábitos com esses atalhos para perder peso

Seguindo essas recomendações como parte de seus hábitos diários, você perderá peso em questão de semanas. O importante é ser constante e não se deixar levar pelas tentações e obstáculos que aparecem.

Pode interessar a você...
7 erros comuns ao fazer dieta para perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 erros comuns ao fazer dieta para perder peso

São muitos os que cometem esses erros comuns ao fazer uma dieta buscando o emagrecimento. Saiba quais são e evite-os sempre que possível!



  • Polsky S, Akturk HK. Alcohol Consumption, Diabetes Risk, and Cardiovascular Disease Within Diabetes. Curr Diab Rep. 2017 Nov 4;17(12):136
  • Jeong JN. Effect of Pre-meal Water Consumption on Energy Intake and Satiety in Non-obese Young Adults. Clin Nutr Res. 2018 Oct;7(4):291-296.
  • Wewege M, van den Berg R, Ward RE, Keech A. The effects of high-intensity interval training vs. moderate-intensity continuous training on body composition in overweight and obese adults: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2017 Jun;18(6):635-646