As melhores dicas para proteger o cabelo do sol
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Tomar banho de sol com precaução é muito saudável se seguirmos os passos necessários para combater o efeito negativo dos radicais livres. Quando o cabelo oxida, fica opaco, perdendo a cor e o brilho. Então, se você quiser mostrar uma cabeleira saudável, recomendamos as seguintes dicas. Tome nota!
Riscos de não proteger o cabelo
O cabelo emoldura nosso rosto e reflete a nossa personalidade. Por isso é tão importante protegê-lo tanto quanto for possível, principalmente do efeito negativo da exposição excessiva ao sol.
Certamente, as pessoas que não levam isso em conta, muitas vezes se queixam de cabelos muito secos e sem brilho e as costumeiras pontas duplas. No entanto, os cabelos pouco saudáveis podem ser evitados sem a necessidade de cortes ou tratamentos caros no salão de beleza.
Confira também: Cabelos secos: os 7 melhores tratamentos
Dicas para uma cabeleira perfeita
1. Protetor de óleo de jojoba e tangerina
A melhor maneira de proteger o cabelo é evitar danos. Para isso podemos preparar nosso próprio protetor de cabelo caseiro com dois ingredientes naturais. O óleo de jojoba nutre o cabelo e tem a textura semelhante à gordura natural dos fios, por isso vai não o deixar muito oleoso.
Por outro lado, o óleo de tangerina, além de seu aroma delicioso, proporciona brilho e revitaliza as fibras capilares.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de óleo de jojoba (60 ml)
- 10 gotas de óleo essencial de tangerina puro
Preparação e aplicação:
- Em primeiro lugar, misture os dois ingredientes.
- Posteriormente, coloque a mistura em um frasco de spray. Neste caso, recomendamos adicionar também ½ copo de água (100 ml) para distribuir melhor o produto em todo o cabelo.
- Você também pode armazená-lo em um frasco, espalhar um pouco na palma das nossas mãos e distribuí-lo por todo o cabelo como se estivéssemos penteando com os dedos.
2. Um chapéu estiloso
O método mais prático e simples para proteger o cabelo do sol é usar um chapéu, boné ou lenço. Hoje em dia podemos encontrar opções para todos os gostos que, além disso, nos trarão um estilo diferente e pessoal.
Outra alternativa é nos colocarmos sempre que possível sob um guarda-chuva. Embora os raios solares também possam nos afetar, será em um grau muito menor. Devemos também levar em conta o tempo: ao meio-dia, a radiação será muito mais intensa.
3. Cuidado com a água
Além do sol, devemos ter em mente que a água do mar e da piscina também prejudicam a nossa saúde capilar, em muitos casos, até mesmo mais que o sol. Por essa razão, é aconselhável evitar molhar o cabelo excessivamente.
O ideal é lavar o cabelo com água doce após o banho de mar ou piscina sempre que possível. Dessa forma, vamos remover o excesso de sal, cloro ou qualquer outra substância e evitar que o dano seja maior.
4. Máscara caseira pré-lavagem para proteger o cabelo
Quando voltamos para casa, é hora de preparar uma máscara caseira simples que vamos aplicar antes de lavar nossos cabelos como de costume. Nosso cabelo absorverá melhor os nutrientes quando estiver seco.
Ingredientes
- 1 gema de ovo
- 2 colheres de sopa de azeite (30 ml)
- 1 colher de sopa de suco de limão (15 ml)
Preparação e aplicação
- Em primeiro lugar, bata e emulsione bem os três ingredientes. Se quisermos que a máscara seja mais leve para facilitar a aplicação, podemos adicionar uma ou duas colheres de sopa de água.
- Posteriormente, aplique a máscara em todos o cabelo seco e deixe por meia hora.
- Finalmente, lave o cabelo regularmente.
Não deixe de ler: 7 dicas para parar a queda de cabelo
5. Um xampu hidratante natural para proteger o cabelo
Finalmente, para evitar a desidratação capilar que causa a exposição solar, devemos também rever o tipo de xampu que usamos. O ideal é escolher um que seja natural, feito a partir de ingredientes naturais como aloe vera, coco ou óleos e extratos vegetais e essenciais.
Os componentes mais secos são sulfatos e álcool, que geralmente estão entre os principais ingredientes. Ler o rótulo corretamente nos ajudará a escolher melhor. Além disso, em épocas de sol, devemos comprar xampus para cabelos secos ou danificados.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.