Descubra como lavar o cabelo com gema de ovo

· 22 de junho de 2015
Neste artigo explicaremos como você pode tirar proveito da gema do ovo, um alimento que ajudará você a lavar o cabelo de modo natural.

Muitos alimentos que são benéficos para o organismo também podem ser excelentes remédios para a pele e os cabelos, já que trazem muitas vitaminas e minerais e, além disso, não contêm aditivos químicos. Um exemplo é a gema do ovo.

Neste artigo explicaremos como pode tirar proveito desse elemento, um alimento que ajudará a lavar o cabelo de modo natural e a mantê-lo limpo e hidratado durante mais tempo.

Um alimento muito natural

O ovo é um elemento imprescindível na dieta, apesar de ter sido muito criticado por elevar os níveis de colesterol. No entanto, é um dos alimentos que se mantém mais naturais hoje em dia, diferentemente de outros produtos de origem natural, como a carne ou o leite, que tendem a estar mais processados e adulterados.

Este benefício não só repercute na saúde, como também permite ter um xampu completamente natural e simples: a gema do ovo.

comer-ovo

O que a gema nos oferece?

Nossas avós já usavam a gema do ovo para lavar o cabelo e mantê-lo hidratado, sedoso e brilhante.

Mas, por que a gema?

  • Contém vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D.
  • Contém minerais, como o selênio, o zinco, o fósforo ou o ferro.

Existem aqueles que não usavam somente a gema, mas também a misturavam com o xampu. Desta maneira, seguiam lavando o cabelo com o mesmo produto e mantinham o cabelo mais nutrido.

Neste artigo propomos usar como xampu exclusivamente a gema do ovo.

O que é necessário?

  • Uma gema de ovo, sem restos de clara. Se tiver um cabelo comprido, provavelmente necessitará de duas gemas.

Recomendamos usar ovos de fazenda, já que são bastante naturais. Também pode usar ovos orgânicos, mas os consideramos muito caros para serem usados de xampu.

O odor do ovo tende a desaparecer quando o cabelo seca, mas se incomodar bastante, pode adicionar cinco gotas de óleo essencial à gema e misturar bem. Recomendamos alguns dos seguintes óleos:

  • Árvore de chá: para eliminar a caspa.
  • Menta: para dar frescor.
  • Laranja ou tangerina: aroma doce e delicioso.
  • Limão: para cabelos gordurosos.
  • Lavanda: combate a caspa e tem efeitos relaxantes.

ovo

Como aplicar?

  1. Sobre o cabelo úmido, aplique a gema de ovo como se fosse seu xampu habitual.
  2. Em seguida, espalhe-o bem sobre a cabeça, massageie suavemente e deixe atuar durante 1 minuto.
  3. Depois, lave bem com água morna. É importante não usar água quente, pois se ficar algum resíduo de clara, esta cozinhará com o calor e depois será mais difícil retirar os pedaços de nosso cabelo.

Saiba mais: Dicas para hidratar os cabelos

Usar o vinagre como condicionador

Se quiser continuar usando produtos totalmente naturais no cabelo, o seguinte passo seria usar um condicionador também natural: o vinagre de maçã.

  1. Misture uma parte de vinagre de maçã em cinco partes de água.
  2. Se tiver o cabelo muito seco, adicione mais vinagre, e se o cabelo for mais oleoso, adicione mais água.
  3. Lave o cabelo com esta mistura e depois enxágue-o com água.

cabelo

Para cabelos muito secos

Este xampu é ideal para cabelos secos, danificados ou com raízes oleosas e pontas duplas.

Uma vez por semana ou a cada dez dias, use também uma máscara, que pode ser convencional ou mesmo natural, com ingredientes como o iogurte, o abacate ou a banana madura.

Além disso, é possível evitar as pontas secas e duplas aplicando um pouco de óleo de coco quando o cabelo ainda estiver úmido.

Leia mais: Xampus caseiros para cada tipo de cabelo

Outros xampus 100% naturais

Em artigos anteriores apresentamos outros alimentos ou produtos naturais que também servem como xampus. Recomendamos estes também, para que encontre o mais adequado para seu cabelo:

  • Bicarbonato de sódio e vinagre de maçã: provavelmente seja o xampu mais econômico. Não o recomendamos para cabelos muito secos.
  • Ghassoul: esta argila é utilizada de modo tradicional nos países árabes, tanto para a pele como para o cabelo. Não somente limpa o cabelo profundamente, como também permite lavar menos, diferentemente dos xampus convencionais.

Imagens por cortesia de Ami Ross, Mark Seton e Amber Strocel.