As 5 melhores frutas para depurar o cólon

· 2 de fevereiro de 2019
A maçã é calmante e anti-inflamatória. Esta fruta pode ajudar a melhorar tanto casos de prisão de ventre como de diarreia. Além disso, favorece a eliminação de toxinas.

Depurar o cólon é extremamente importante afinal, muitas das doenças que sofremos podem ter sua origem no sistema digestivo.

Não cuidar dos intestinos, bem como ter uma flora bacteriana contaminada com patógenos pode causar problemas sérios de saúde.

O cólon intoxicado geralmente acontece por causa de um sistema imunológico fraco. Ou seja, das infecções e inflamações capazes de chegar não só ao sistema digestivo

Certamente, nas farmácias e lojas de produtos naturais, você pode encontrar uma grande quantidade de produtos para “limpar o cólon”. Mas uma forma simples de conseguir é cuidando um pouco mais da alimentação diária, consumindo líquidos, fibras. Além, é claro, de restringir o consumo de gorduras.

Aqui neste artigo queremos mostrar quais são as melhores frutas que irão ajudar você a depurar o cólon. Um recurso econômico, efetivo e delicioso para cuidar de seu sistema digestivo.

Vamos lá?

As melhores frutas para depurar o cólon

Os benefícios das frutas capazes de depurar o cólon são múltiplos e são importantíssimas para a nossa dieta. Se possível, consuma as frutas orgânicas, produzidas em cultivos ecológicos livres de pesticidas que podem nos causar danos.

É importante considerar também que as frutas sempre serão mais benéficas no estado natural. Ou seja, não as processadas na forma de geleias, nem os clássicos sucos que são vendidos nos supermercados. Melhor a peça inteira e, se possível, com a casca, como é o caso das maçãs.

Recomendamos também a leitura: Sorvetes de frutas para aproveitar os dias quentes

Saiba mais a seguir.

1. As maçãs

Frutas-emagrecer

Maçãs verdes, maçãs vermelhas, como preferir. Não tenha dúvidas, comece suas manhãs com uma maçã inteira e com casca, tal como indicamos anteriormente.

É possível que você tenha certo receio de consumir esta fruta dado que, em certos casos, quando sofremos com o cólon irritado, podemos passar dias com prisão de ventre e momentos de diarreia.

Então, como a maçã pode nos ajudar nestes casos?

  • Uma maçã crua ou natural é boa para a prisão de ventre.
  • Uma maçã ao forno é adequada no caso de diarreia, já que no processo de cozimento, amolece e oferece mais consistência para as fezes.
  • A maçã é calmante, anti-inflamatória e rica em fibras, principalmente se for consumida com casca, que é rica em pectina e em antioxidantes.
  • Esta fruta rica em propriedades medicinais é, além disso, muito depurativa e irá ajudar a eliminar e a limpar as toxinas de nosso intestino e, principalmente, o cólon.

2. O mamão

O mamão é a fruta com mais propriedades anti-inflamatórias que você pode encontrar na natureza. Por causa de um elemento mágico chamado papaína, irá melhorar sua digestão, resolverá problemas de prisão de ventre ou diarreia e fortalecerá o cólon.

Como sugestão: um modo ideal de consumir mamão é cortá-lo pela metade e em seguida em pedaços e misturar com iogurte natural. Isto reforçará a flora bacteriana e limpará os intestinos. Uma sobremesa deliciosa!

Recomendamos também a leitura: Saladas de frutas deliciosa para surpreender sua família

3. As bananas

bebidas com banana

Consumir uma só banana por dia irá trazer inumeráveis benefícios. No entanto, lembre-se sempre que não é adequado comer esta fruta à noite. Melhor nas primeiras horas do dia, pois a digerimos com mais facilidade.

  • As bananas contêm antiácidos naturais que irão evitar que as fezes e as toxinas fiquem aderidos na mucosa de nossos intestinos.
  • Além disso, vale a pena ter em mente que as bananas são muito ricas em potássio, um mineral essencial para os intestinos e para o sistema digestivo. Graças a ele, melhoramos a digestão e reduzimos a sensação de dor ou inflamação nos casos de diarreia ou qualquer outro tipo de problema.
  • A banana é rica em fibras insolúveis, ou seja, o tipo de fibra que irá depurar melhor nosso cólon. Porém, lembre-se que a banana contém açúcar, portanto é melhor não consumir mais de uma por dia, e que não seja muito madura.

4. A melancia

A melancia é muito rica em água e em minerais como o potássio, dois componentes ideais para desintoxicar o cólon e mantê-lo saudável. Esta fruta é ideal caso você sofra com cólon irritável, pois atua como um tônico relaxante, capaz de reduzir a inflamação e, também nos hidrata.

Desfrute então desta fruta deliciosa sempre que puder.

5. As framboesas

Framboesa-336x252

Apesar das framboesas não serem tão facilmente encontradas nos mercados, é interessante saber que é uma das frutas mais benéficas para nosso cólon. Explicamos a razão:

  • São ricas em antioxidantes, capazes de reduzir a inflamação das mucosas do intestino e o índice de bactérias nocivas da flora bacteriana.
  • As framboesas contêm pectina, como as maçãs, e nos ajudam a estimular os movimentos intestinais e eliminar as fezes, além de evitar que as toxinas se alojem no intestino e no cólon.

Consuma estas frutas sempre que puder. São deliciosas e muito medicinais.

  • SOARES, Marcia et al. Avaliação da atividade antioxidante e identificação dos ácidos fenólicos presentes no bagaço de maçã cv. Gala. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 28, n. 3, p. 727-732, 2008.
  • DA SILVA OLIVEIRA, Daniela et al. Vitamina C, carotenoides, fenólicos totais e atividade antioxidante de goiaba, manga e mamão procedentes da Ceasa do Estado de Minas Gerais. Acta Scientiarum. Health Sciences, v. 33, n. 1, 2011.
  • DUARTE-ALMEIDA, Joaquim Maurício et al. Avaliação da atividade antioxidante utilizando sistema β-caroteno/ácido linoléico e método de seqüestro de radicais DPPH. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 26, n. 2, p. 446-452, 2006.