Sorvetes de frutas para aproveitar os dias quentes

25 de janeiro de 2019
Os sorvetes de frutas podem ser uma opção ideal para nos refrescar nos dias quentes, Ao mesmo tempo que nos fornecem um extra de vitaminas e nutrientes.

Embora muitos sorvetes de frutas, sobremesas e doces sejam extremamente deliciosos, eles também contêm níveis muito altos de gorduras e açúcares refinados. Assim, longe de ajudar-lhe com a sensação de calor durante os períodos quentes, o que eles fazem é deixar você cansado, ​​e se converterem em colesterol ruim (LDL), que é prejudicial ao seu organismo.

Por outro lado, as frutas naturais, mais precisamente o suco delas, são perfeitas para fazer estes sorvetes. Elas são quase isentas de gordura, fáceis de preparar e uma alternativa ideal à água, ou a uma bebida similar.

No entanto, sorvetes de frutas também podem ser armazenados em sua geladeira, e você pode fazê-los de todas as frutas que gostar. Como pode ver, você encontrará valores altos de vitaminas, minerais e proteínas, nestas simples e práticas preparações.

3 opções para fazer sorvetes de frutas1

1. Sorvete cremoso de cereja

Sem dúvida alguma, esta receita mantém o sabor doce e conhecido das cerejas, e em qualquer supermercado ou fornecedor você pode encontrar o seu suco, para combiná-lo com os outros ingredientes que irão ajudá-lo naqueles dias terrivelmente quente. Você também pode adicionar um toque de xarope ou mel para adoçá-lo naturalmente.

Leia também: Prepare estes deliciosos biscoitos caseiros e surpreenda as suas visitas

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de suco de cereja congelado (375 g)
  • 2 copos de gelo triturado (400 g)
  • 2 colheres de licor de conhaque (30 ml)
  • 4 colheres de sopa de suco de limão (60 ml)
  • 2 colheres de sopa de mel (30 ml) (opcional)

Preparo

  1. Definitivamente, este é um dos melhores sorvetes de frutas que você pode fazer e também tem um sabor de contraste, graças ao licor de conhaque. No entanto, por conter álcool não é adequado para as crianças.
  2. Em primeiro lugar, coloque o suco de cereja congelado no copo do liquidificador, e adicione um pouco de água ao seu gosto.
  3. Lembre-se, você pode aproveitar tanto como picolé, como raspadinha ou congelado.
  4. Logo em seguida, adicione o suco de limão, o conhaque e o mel.
  5. Então, comece a bater tudo por cerca de 40 segundos.
  6. Também, dependendo da viscosidade do sorvete e do seu sabor, você pode adicionar os copos de gelo e torná-lo mais granizado, ou deixá-lo como está.
  7. Consuma-o instantaneamente, ou refrigere para mais tarde.

2. Sorvete de amora

Ao contrário de outros sorvetes de frutas, a amora pode ser feita tanto com o suco comprado em uma loja, quanto com a fruta congelada.

Amora para sorvetes de frutas

A diferença é que, com a fruta inteira, você obtém menos vitaminas, porque estas precisam passar por um processo de congelamento. Seja qual for a sua escolha, ambas lhe fornecerão uma alternativa deliciosa e fácil de fazer no calor.

Ingredientes

  • 1 ¼ xícaras de amoras (200 g)
  • 3 colheres de sopa de açúcar (45 g)
  • 2 xícaras de gelo (300 g)
  • 4 colheres de sopa de suco de limão (60 ml)
  • 1 pitada de açúcar (opcional)

Preparação

  1. Em primeiro lugar, encha o copo do liquidificador com o gelo, quase até o topo.
  2. Por outro lado, coloque a tampa, e triture-o até obter uma espécie de raspadinha.
  3. Além disso, adicione as colheres de limão e incorpore os copos com as amoras.
  4. Assim, continue batendo no liquidificador e observe muito bem a consistência que o sorvete adquire. Vai depender de como você preferir o sorvete, mas é recomendável que tenha um aspecto de neve.
  5. Finalmente, prove-o. Se necessário, adicione açúcar.
  6. No entanto, se você perceber que perdeu um pouco de volume, adicione mais gelo e volte a bater no liquidificador novamente.

Veja também: Plano detox de uma semana com sucos verdes para se renovar por dentro e por fora

3. Sorvete de manga

O suco desta fruta é incrivelmente doce e, em geral, não é necessário adicionar nenhum tipo de açúcar na preparação. É perfeito para aqueles dias de calor escaldante e, literalmente, você não vai demorar mais de 10 minutos na sua elaboração.

Sorvete de manga

Ingredientes

  • 4 fatias de manga madura sem semente
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha (30 ml)
  • 1 ¼ de xícara de gelo (200 g)
  • ½ copo de leite líquido (100 ml)
  • 1 colher de sopa de açúcar (opcional) (15 g)

Preparo

  1. Em primeiro lugar, pegue o liquidificador e prossiga colocando os seguintes ingredientes: leite, gelo, açúcar, e manga.
  2. Então, ligue-o e processe até que os ingredientes estejam integrados. A ideia é que não fiquem grumos, e a mistura seja mais homogênea quanto possível. O leite e gelo servem para esse propósito.
  3. Finalmente, ao obter o sorvete, com a consistência adequada (semelhante ao sorvete), adicione a essência da baunilha e, se desejar, o açúcar.

 

  • Yeomans, M. R. (2017). Adverse effects of consuming high fat–sugar diets on cognition: implications for understanding obesity. Proceedings of the Nutrition Society, 1–11. https://doi.org/10.1017/S0029665117000805
  • Kelley DS, Adkins Y, Laugero KD. A Review of the Health Benefits of Cherries. Nutrients. 2018;10(3):368. Published 2018 Mar 17. doi:10.3390/nu10030368
  • Chai SC, Davis K, Zhang Z, Zha L, Kirschner KF. Effects of Tart Cherry Juice on Biomarkers of Inflammation and Oxidative Stress in Older Adults. Nutrients. 2019;11(2):228. Published 2019 Jan 22. doi:10.3390/nu11020228
  • Solverson PM, Rumpler WV, Leger JL, et al. Blackberry Feeding Increases Fat Oxidation and Improves Insulin Sensitivity in Overweight and Obese Males. Nutrients. 2018;10(8):1048. Published 2018 Aug 9. doi:10.3390/nu10081048
  • Kaume, L., Howard, L. R., & Devareddy, L. (2012). The blackberry fruit: A review on its composition and chemistry, metabolism and bioavailability, and health benefits. Journal of Agricultural and Food Chemistry60(23), 5716–5727. https://doi.org/10.1021/jf203318p
  • Burton-Freeman, B. M., Sandhu, A. K., & Edirisinghe, I. (2017, September 1). Mangos and their bioactive components: Adding variety to the fruit plate for health. Food and Function. Royal Society of Chemistry. https://doi.org/10.1039/c7fo00190h