5 informações sobre a melancia que você provavelmente não sabia

· 26 de setembro de 2014
E se nós disséssemos que a melancia pode ajudar a evitar as cãibras incômodas que nos atrapalham no momento de praticar esportes? Isso ocorre devido ao seu alto teor de potássio e vitamina B6.

A melancia é uma fruta que goza de boa popularidade entre muitas pessoas graças ao seu sabor doce e ao fato de ser muito refrescante, além de conter grande quantidade de água.

De fato, a melancia contém cerca de 90% de água. É por isso que contém diversas propriedades que são muito boas para nosso organismo, mesmo que a maioria delas seja desconhecida.

A seguir, falaremos cinco coisas a respeito da melancia que muitas pessoas provavelmente não sabem.

1. É rica em antioxidantes

A melancia é uma fruta rica em antioxidantes, principalmente em licopeno. Inclusive, tem mais desse composto do que o tomate cru.

Tal composto é um antioxidante muito efetivo, capaz de deter os efeitos dos radicais livres, além de fortalecer o sistema imunológico.

Ainda, o licopeno ajuda na luta contra o dano celular. Por isso, é extremamente efetivo para evitar certos tipos de câncer.

Assim, o melhor a fazer é consumir essa fruta pelo menos três vezes por semana. As sementes também têm ótimas propriedades, assim, é recomendável consumi-las.

2. Causa a sensação de saciedade

Devido ao fato de ser composta essencialmente por água, a melancia é excelente para provocar a sensação de saciedade e, dessa forma, nos ajudar a comer menos.

Para isso, basta comer um pedaço da fruta antes de uma refeição para se sentir mais satisfeito com uma menor quantidade de comida.

Dessa maneira, é possível evitar o sobrepeso ou a obesidade. Como sabemos, a melancia tem muita polpa, assim conseguimos aproveitá-la melhor.

3. É boa para mulheres grávidas

a melancia

Consumir melancia durante a gravidez é muito bom, já que ela contém altos níveis de vitamina C.

Além disso, como já se sabe, essa vitamina é perfeita para evitar e combater doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado comum.

De fato, algumas pessoas comem melancia com um pouco de limão, o que, sem dúvida, aumenta as quantidades de vitamina C que o corpo recebe. Lembre-se de que também é possível preparar água com melancia.

4. Evita as cãibras

A melancia é de grande ajuda para todas as pessoas que praticam algum tipo de esporte.

O fato de conter uma boa quantidade de potássio e vitamina B6 torna essa fruta excelente para evitar as tão dolorosas cãibras que afetam os músculos enquanto fazemos alguma atividade física.

Esses componentes ajudam o organismo a absorver as proteínas da melhor maneira, evitando as cãibras. Nesse sentido, o melhor é comer um pouco da fruta alguns minutos antes de praticar exercícios.

Leia também: Você sabe como lidar com as cãibras?

Também é possível consumi-la depois da prática de algum esporte graças ao fato de que é uma fruta muito refrescante devido ao seu teor de água.

5. É boa para o coração

a melancia

Alguns estudos recentes realizados nos Estados Unidos demonstraram que essa fruta é boa para o coração, pois consumi-la diariamente mantém a pressão ou tensão sanguínea nos níveis ideais, prevenindo doenças cardíacas e vasculares.

Leia também: 8 sinais de doenças cardíacas que não devemos ignorar

No entanto, um dos problemas a respeito é que os interessados devem consumir uma melancia e meia por dia para obter os mesmos resultados em todos os momentos. Para quem conseguir, fica a dica.

  • Ellul, P., Lelivelt, C., Naval, M. M., Noguera, F. J., Sanchez, S., Atarés, A., … Dirks, R. (2007). Watermelon. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-49161-3_6

  • Naz, A., Butt, M. S., Sultan, M. T., Qayyum, M. M. N., & Niaz, R. S. (2014). Watermelon lycopene and allied health claims. EXCLI Journal.