As 3 melhores receitas com abóbora para o jantar
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Muitas vezes enjoamos das coisas que comemos; porém, é preciso saber que o problema não são os alimentos, mas sim a forma como os cozinhamos. Por isso, te ensinaremos a preparar 3 deliciosas receitas com abóbora para o jantar mais delicioso e original!
Além disso, é rica em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, assim como em vitamina C e licopeno. Devido ao seu alto teor de betacarotenos ajuda a cuidar da saúde ocular, elimina a gordura e previne a prisão de ventre.
3 receitas com abóbora para o jantar
1. Pasta de abóbora para o jantar
Neste caso você vai precisar usar uma ferramenta especial para poder dar à abóbora a forma de espaguete. Trata-se de um espiralizador que pode ser adquirido em muitos lugares tais como lojas especializadas em gastronomia.
Ingredientes
- 1/2 abóbora pequena (900 g)
- 1/2 xícara de champignons (50 g)
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sopa de pimenta (15 g)
- 2 colheres de sopa de sal (30 g)
- 1/2 colher de sopa de orégano (8 g)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml)
Preparo
- Primeiramente, descasque, lave e corte a abóbora pela metade.
- Logo depois use o espiralizador para dar forma de macarrão aos pedaços de abóbora.
- Por outro lado, em uma frigideira em fogo médio, frite as espirais de abóbora junto com os champignons. Levará aproximadamente uns 10 minutos.
- Além disso, vá adicionando os ingredientes um a um e mexa bem para que os sabores se misturem.
- Finalmente, retire do fogo, deixe que esfrie um pouco e desfrute de um delicioso macarrão de abóbora feito em casa. Pode adicionar um pouco de queijo parmesão se gostar.
Leia também: Aprenda a preparar couve-flor com molho bechamel
2. Salada de abóbora para o jantar
Se deseja comer pratos pesados durante a noite, uma salada é a melhor opção para você. Esta receita não só usa abóbora como ingrediente principal, mas também como tempero. Esperamos que desfrute.
Ingredientes
- ½ abóbora (900 g)
- 1 abacate
- 1 arvorezinha de brócolis sem talo
- ½ cebola
- ¼ xícara de queijo de cabra (50 g)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva (45 ml)
- 1 cubinho de caldo de verdura
- 2 copos de água (400 ml)
Preparo
- Em primeiro lugar, descasque, lave e corte a abóbora em pedaços pequenos. Use um pouco mais da metade para o molho e a parte restante para a salada.
- Logo depois coloque-os para ferver em fogo lento junto com o cubo de caldo de verduras e o azeite de oliva. Quando ferver, retire o fogo, deixe que esfrie, escorra e leve ao liquidificador com um pouco de água para obter um creme.
- Por outro lado, corte a cebola em Julienne, o brócolis em pedaços pequenos e o abacate em cubos. Coloque-os em uma tigela com a abóbora picada anteriormente.
- Além disso, misture bem os ingredientes e adicione o queijo de cabra.
- Finalmente, espalhe o molho de creme de abóbora na salada e desfrute.
Veja também: 7 razões para consumir mais abóbora
3. Creme de abóbora para o jantar
Esta receita também conta com um prato leve na hora do jantar. É de muito fácil preparo e com ingredientes que com certeza já tem à mão. E, apesar de ser pobre em calorias e carboidratos, te manterá saciado até a hora de dormir.
Ingredientes
- ¼ abóbora (400 g)
- ½ copo de leite desnatado (100 ml)
- 2 colheres de sopa de maisena (30 g)
- 1/2 ramo de alho poró
- 2 colheres de sopa de sal (30 g)
- 1 colher de sopa de pimenta (15 g)
- ½ colher de sopa de coentro para decorar (8 g)
- ½ copo de água (100 ml)
Preparo
- Em primeiro lugar, descasque, corte e lave bem a abóbora. Os pedaços podem ser de tamanho médio.
- Logo depois, coloque a abóbora para ferver com a água e o leite.
- Assim que amolecer, retire do fogo, deixe esfriar e escorra um pouco.
- Posteriormente, coloque no liquidificador. Para que fique com uma consistência cremosa, use um pouco do mesmo líquido no qual cozinhou a abóbora.
- Finalmente, sirva e decore com um pouco de coentro. Desfrute de um delicioso e leve creme de abóbora.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kim MY, Kim EJ, Kim YN, Choi C, Lee BH. Comparison of the chemical compositions and nutritive values of various pumpkin (Cucurbitaceae) species and parts. Nutr Res Pract. 2012;6(1):21–27. doi:10.4162/nrp.2012.6.1.21
- Roe LS, Meengs JS, Rolls BJ. Salad and satiety. The effect of timing of salad consumption on meal energy intake. Appetite. 2012;58(1):242–248. doi:10.1016/j.appet.2011.10.003
- Yadav, M., Jain, S., Tomar, R., Prasad, G. B. K. S., & Yadav, H. (2010). Medicinal and biological potential of pumpkin: An updated review. Nutrition Research Reviews, 23(2), 184–190. https://doi.org/10.1017/S0954422410000107
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.