Aproveite os benefícios do suco da casca de limão
O limão é uma fruta com múltiplas propriedades medicinais que são aproveitadas há muitos séculos. No entanto, a casca do limão, que é geralmente jogada fora, também apresenta várias propriedades.
O consumo desta fruta é muito comum em quase todo o mundo. Além disso, pode ser adquirida por um preço muito acessível no mercado.
Frequentemente, os consumidores tomam o suco do limão para aproveitar suas propriedades, já que pode ser ingerido facilmente e seu sabor ácido fica agradável com outros alimentos.
Entretanto, a maioria das pessoas joga as cascas de limão no lixo, desconhecendo o fato delas possuírem cerca de 5 a 10 vezes mais nutrientes do que o suco de limão. Entre os que se destacam estão: vitamina A e C, cálcio, magnésio, betacaroteno e potássio.
Quais são os benefícios da casca de limão?
- Além dos nutrientes mencionados anteriormente, a casca de limão contém substâncias muito benéficas para a saúde. Por exemplo: o óleo essencial de limão, a citronela e o felandreno.
- São ricas em antioxidantes. Assim como se destacam pela vitamina C, o ácido cítrico, málico, fórmico, hesperidina e pectinas, entre outros.
- A casca de limão contém salvestrol Q 40 e limonela. São dois ingredientes ativos que podem atuar sobre as células cancerígenas nos seus primeiros estágios; especialmente em casos de câncer de mama, de cólon e pele.
- Por seus altos conteúdos de vitamina C e flavonoides a casca de limão ajuda a limpar os vasos sanguíneos. Bem como a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue e a reduzir a pressão arterial alta.
- Contém cálcio e outros minerais essenciais que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir problemas como a osteoporose.
- O suco ou chá de casca de limão são recomendados para combater os gases intestinais, diminuir a inflamação abdominal, melhorar a digestão e eliminar os detritos do organismo.
- Por seu alto conteúdo de antioxidantes, a casca de limão protege e descongestiona o fígado; eliminando as toxinas e impurezas que podem afetar à saúde.
- Da mesma forma que o suco de limão natural, a casca de limão possui propriedades alcalinizantes que ajudam a regular o pH do corpo.
- Devido ao seu alto conteúdo de vitamina C, a casca de limão é recomendada para reforçar o sistema imunológico e para prevenir doenças como gripes, resfriados e infecções.
- O suco de casca de limão é filtrante, aumenta o metabolismo e pode ajudar na perda de peso.
Receita de suco de casca de limão
O suco de casca de limão é muito fácil de preparar e é uma bebida ideal para se refrescar. Ao mesmo tempo em que beneficia o corpo.
Ingredientes
- 1 limão orgânico com sua casca;
- ½ litro de água;
- Gelo;
- Mel a gosto.
O que devo fazer?
Outras formas de aproveitar a casca de limão
Receita de chá de casca de limão
Se preferir aproveitar os benefícios da casca de limão na sua forma tradicional, siga os passos desta simples receita.
Ingredientes
- 2 limões orgânicos com sua casca;
- 1 litro de água;
- Mel (opcional).
O que devo fazer?
Coloque para ferver as cascas de limão em um litro de água durante 15 minutos. Retire-as do fogo e adicione o suco dos dois limões. Finalmente, você pode acrescentar mel ou algum outro adoçante natural.
Raspa de casca de limão
Além disso, uma das formas mais populares e deliciosas de aproveitar os benefícios da casca é utilizando sua raspa.
O que você deve fazer?
Para prepará-la, você deve lavar e limpar bem os limões, pô-los para congelar e depois ralar finamente as cascas com um ralador. Essa raspa pode ser usada em saladas, sucos, peixes, carnes, sobremesas, ou bebidas quentes.
- Nota: para aproveitar ao máximo os benefícios da casca, recomendamos conseguir limões orgânicos, livres de pesticidas. No caso de não conhecer a procedência dos limões, uma boa ideia é desinfetá-los. Deixando-os de molho por 15 minutos em partes iguais de água e vinagre de maçã. Desse modo, você vai poder eliminar os rastros de pesticidas ou outras substâncias químicas utilizadas durante o cultivo do limão.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.