Limonada de pepino, gengibre e hortelã

15 de março de 2015
As limonadas caseiras e a água saborizada são opções muito agradáveis para substituir a água natural, e nos ajudam a ingerir com mais facilidade a quantidade diária recomendada de água.

Já imaginou tomar uma limonada refrescante com um sabor a mais? A limonada de pepino, gengibre e hortelã, além de ser deliciosa, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Cada um dos ingredientes utilizados apresenta propriedades e características importantes para o organismo.

Trata-se de uma bebida desintoxicante e totalmente natural, que pode ser consumida em grandes quantidades ao longo do dia, proporcionando uma ajuda extra ao nosso corpo na batalha para neutralizar e eliminar as toxinas às quais somos expostos no dia a dia.

Aprenda nesse artigo a fazer uma limonada diferente, e saiba o que o pepino, o limão, o gengibre e a hortelã têm a oferecer para a sua saúde.

Como preparar a limonada de pepino, gengibre e hortelã?

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 litros de água
  • 1 pepino médio
  • 1 limão
  • 1 colher de gengibre fresco ralado
  • 10 folhas de hortelã

Descasque o pepino, corte-o em rodelas finas e adicione-as aos dois litros de água. Acrescente também o limão cortado em rodelas finas, o gengibre ralado e as folhas de hortelã. Deixe na geladeira durante a noite, ou pelo menos por 6 horas.

Ao consumir essa limonada de pepino, você pode adicionar algumas pedras de gelo para um efeito mais refrescante. Beba ao longo do dia.

Se você tiver dificuldade para beber os 2 litros recomendados de água por dia, essa limonada de pepino é uma ótima opção para adicionar um pouco de sabor e facilitar esta tarefa.

O limão

limão

O limão possui compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir o câncer, pois são capazes de influenciar a forma como as células se dividem.

Além disso, também contam com efeitos antibióticos, podendo ajudar na luta contra infecções bacterianas.

Sua alta concentração de vitamina C é outro benefício importante, já que este é um antioxidante fundamental para o organismo. Ele combate e neutraliza os radicais livres, protegendo as células e reduzindo inflamações.

Por último, o limão apresenta ainda propriedades detox, que contribuem para a eliminação de toxinas prejudiciais. Ele também ajuda a aumentar a imunidade e a equilibrar o pH do organismo, tornando-o mais alcalino.

O gengibre

gengibre

O gengibre é um verdadeiro superalimento, usado há milhares de anos na tradicional medicina chinesa para tratar diversos tipos de doenças e condições.

É rico em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, mas suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e curativas realmente impressionam.

Seu consumo ajuda a aliviar enjoos e náuseas, além de reduzir dores e inflamações, o que o torna um importante aliado no tratamento de dores de cabeça, cólicas menstruais e doenças como a artrite.

O gengibre também favorece a circulação, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, e facilita o processo de digestão dos alimentos.

Para quem quer emagrecer, ele também pode se tornar um importante aliado, já que acelera o metabolismo e ajuda o organismo a queimar mais calorias e gordura, mesmo em repouso.

Conheça: Mistura de gengibre e azeite de oliva para acalmar a dor

O pepino

pepino

Aumentar o consumo de pepino é uma ótima maneira de manter o corpo hidratado, já que 95% da sua composição é de água.

Ele é rico em vitamina A, B1, B6, C, D, folato, cálcio, magnésio e potássio, oferecendo, portanto, vários nutrientes necessários para o corpo humano.

Além de sua alta densidade nutricional, ele também é conhecido por reduzir o colesterol ruim e regular a pressão sanguínea, e pode ajudar no tratamento da diabetes por conter um hormônio usado pelas células do pâncreas na produção de insulina.

Os pepinos também fornecem energia e possuem substâncias associadas à redução do risco de alguns tipos de câncer, além de serem reconhecidos pelos benefícios que podem proporcionar para a saúde da pele e dos cabelos.

A hortelã

hortela

Na nossa receita de limonada, a hortelã oferece um efeito refrescante e levemente adocicado, sem termos que adicionar açúcar para obter um sabor agradável.

Ela é carregada de diferentes nutrientes e minerais, além de conter antioxidantes e fitonutrientes capazes de aliviar a indigestão e acalmar o estômago.

A hortelã também fortalece o sistema imunológico, previne alergias, e ajuda no tratamento de gripes e resfriados.

Leia também: Propriedades medicinais da hortelã

Por ter o poder de acalmar e relaxar os músculos, ela reduz dores em todo o corpo, além de contar com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Estas propriedades contribuem ainda para obtermos uma pele saudável, jovem e sem acne, por isso a hortelã é um dos ingredientes mais presentes nas receitas de máscaras faciais caseiras.

  • Mukherjee, P. K., Nema, N. K., Maity, N., & Sarkar, B. K. (2013). Phytochemical and therapeutic potential of cucumber. Fitoterapia. https://doi.org/10.1016/j.fitote.2012.10.003
  • Mashhadi, N. S., Ghiasvand, R., Askari, G., Hariri, M., Darvishi, L., & Mofid, M. R. (2013). Anti-oxidative and anti-inflammatory effects of ginger in health and physical activity: Review of current evidence. International Journal of Preventive Medicine.
  • Vásquez, S. P. F., Mendonça, M. S. de, & Noda, S. do N. (2014). Etnobotânica de plantas medicinais em comunidades ribeirinhas do Município de Manacapuru, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica. https://doi.org/10.1590/1809-4392201400423