5 alimentos capazes de regular o açúcar no sangue
Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Um corpo saudável equilibra de forma natural os níveis de açúcar no sangue. Pessoas diabéticas devem controlá-los sozinhas, já que seu organismo não consegue fazer isso, porém, existem muitas pessoas que não sofrem de diabetes e possuem a glicose alterada. Conheça 5 alimentos capazes de regular o açúcar no sangue.
Isso repercute na qualidade de vida, ainda que seja possível que, em muitos casos, a causa de todo mal-estar gerado por esse problema não seja conhecida.
Níveis de açúcar no sangue alterados?
Por que os níveis de açúcar no nosso organismo são alterados? Por comermos de forma excessiva e contínua alimentos com um alto índice glicêmico, os quais causam aumentos repentinos na glicose no sangue.
E quais são esses alimentos? Os carboidratos simples, como o açúcar e todo o tipo de pães, biscoitos, guloseimas, bolos e inclusive frutas doces.
Se não tivermos a glicose alterada, podemos comer frutas doces sem problemas, ainda que seja ideal que todas as pessoas reduzam ou eliminem os alimentos açucarados que não oferecem nenhum benefício.
Também podemos consumir de forma habitual os carboidratos complexos, que são digeridos e assimilados com mais lentidão, nos oferecem energia e não causam picos de glicose: cereais integrais, vegetais, legumes, batatas, etc.
Você deve saber…
- Para evitar os picos de açúcar no sangue, como quando comemos algum doce, podemos comer também algum carboidrato complexo rico em fibras que neutralize esse pico. Pode ser uma maçã, uma salada, um creme de verduras, um pouco de arroz integral, etc. Com essa simples combinação, evitaremos os efeitos negativos desse açúcar em nosso corpo.
- Os alimentos crus são, em geral, equilibradores dos níveis de glicose, enquanto que os cozidos e pré-cozidos tendem a criar picos. Combine-os sempre e acostume-se a incluir vegetais crus nas refeições.
- Pessoas que sentem picos de fome e uma ansiedade repentina de comer algo doce provavelmente estão precisando controlar os níveis de açúcar no sangue. Esses conselhos e alimentos os ajudarão a emagrecer, algo que costuma ser difícil por causa de uma má assimilação dos alimentos. Muitas dessas pessoas terão um acúmulo de gorduras na região abdominal.
Leia também: 5 remédios naturais para controlar a ansiedade
1. Canela para regular o açúcar no sangue
A canela-do-ceilão oferece diversas propriedades digestivas e estimulantes para a saúde. Além disso, ela nos ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
Podemos tomá-la em infusão, mas também podemos usar para condimentar qualquer doce que comermos. Desse modo, compensaremos os efeitos negativos desse alimento em nosso sangue.
2. Estévia para regular o açúcar no sangue
A estévia é uma planta originária do Paraguai, que adoça de forma natural. Hoje em dia é bem conhecida, já que não contém calorias.
Podemos tomar infusões de sua folha ou conseguir seu extrato puro, que é de cor escura, para adicionar algumas gotas a cada dia nas infusões, limonadas, sucos, etc.
3. Levedura de cerveja para regular o açúcar no sangue
A levedura de cerveja é um suplemento excelente tanto para a saúde quanto para melhorar o aspecto da nossa pele, cabelo e unhas.
Conheça: Os incríveis benefícios de tomar levedura de cerveja pelas manhãs
Regula o sistema nervoso e os níveis de açúcar no sangue, dentre muitas outras propriedades surpreendentes.
Tomaremos uma colher de chá duas vezes por dia, durante uma temporada, e depois descansaremos. Podemos repetir o tratamento de acordo com nossas necessidades.
4. Aveia para regular o açúcar no sangue
Este cereal delicioso, que muitas pessoas já consomem de forma habitual no café da manhã, não somente oferece muita energia como também previne picos de glicose.
Ele contém uma boa quantidade de fibra solúvel e gorduras saturadas que reduzem a secreção de insulina em períodos curtos de tempo. Além disso, a aveia também é rica em proteína, vitaminas e minerais.
Você pode consumi-la cozida com água ou leite de aveia, adicioná-la em cremes de verduras ou vitaminas, e usá-la para preparar sobremesas saudáveis.
5. Ervilha para regular o açúcar no sangue
A ervilha é conhecida como a insulina vegetal. Não contém apenas níveis muito baixos de açúcares, como o resto dos legumes, mas também tem a propriedade de equilibrar a curva de glicemia depois de comer, um momento em que ela costuma aumentar.
Desse modo não somente é benéfico consumir ervilhas de forma habitual, como também adicioná-las aos pratos que podem alterar nossos níveis de glicose.
Além disso, é muito rica em proteínas e fibras, e é um dos legumes mais fáceis de digerir. Recomenda-se sempre usá-la da forma mais fresca possível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
1 – Khan, A., Safdar, M., Ali Khan, M. M., Khattak, K. N., & Anderson, R. A. Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People with Type 2 Diabetes. Diabetes Care, 2003.
2 – Rasane, P., Jha, A., Sabikhi, L., Kumar, A., & Unnikrishnan, V. S. Nutritional advantages of oats and opportunities for its processing as value added foods – a review. Journal of Food Science and Technology, 2013.
3 – Dahl, W. J., Foster, L. M., & Tyler, R. T. Review of the health benefits of peas (Pisum sativum L.). British Journal of Nutrition, 2012.
4 – Zubrycki A., Cierpka-Kmiec K., Kmiec Z., Wronska A., The role of low-calorie diets and intermittent fasting in the treatment of obesity and type 2 diabetes. J Physiol Pharmacol, 2018. 69 (5).
5 – Musa-Veloso K., Poon T., Harkness LS., O´Shea M., Chu Y., The effects of whole grain compared with refined wheat, rice, and rye on the postprandial blood glucose response: a systematic review and meta analysis of randomized controlled trials. Am J Clin Nutr, 2018. 108 (4): 759-774.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.