10 alimentos com propriedades anticâncer

6 de dezembro de 2018
Uma das chaves para prevenir o câncer está em ter uma alimentação saudável, mas sem exagerar e sempre sob supervisão médica, sem dispensar os tratamentos farmacológicos indicados pelo especialista.

O câncer é uma doença crônica que vem afetando as pessoas desde centenas de séculos. Devido à gravidade e aos órgãos que costuma comprometer, é uma das doenças mais temidas e perigosas que alguém pode desenvolver.

Muitos dos casos têm sua origem em fatores genéticos, mas atualmente já foi demonstrado que os hábitos de vida também exercem uma grande influência no desenvolvimento do câncer.

Neste sentido, acredita-se que a exposição frequente às toxinas do ambiente pode aumentar o risco; além disso, as substâncias adicionadas aos alimentos processados e a modificação genética também podem ter algum tipo de relação.

Assim sendo, não é uma surpresa para ninguém que a comida natural, 100% orgânica e livre de pesticidas, oferece muito mais benefícios para manter as doenças longe do nosso organismo.

Portanto, hoje compartilharemos 10 alimentos com propriedades anticâncer que todos deveriam incluir nas dietas para ter uma melhor qualidade de vida. Descubra quais são eles a seguir.

Alimentos com propriedades anticâncer

  1. Vinho tinto

Vinho tinto é anticâncer

O consumo de uma taça de vinho por dia é uma excelente maneira de proporcionar ao corpo importantes antioxidantes e vitaminas.

Apesar do seu teor de álcool, esta bebida contém resveratrol, um ingrediente ativo que demonstrou inibir o crescimento das células cancerígenas em várias regiões do corpo.

  1. Romã

Esta fruta, que pode ser ingerida diretamente ou em sucos, tem um elevado teor de elementos antioxidantes que freiam a ação dos radicais livres; principais causadores do dano celular.

Por isso, o consumo regular da romã pode atrasar o movimento das células malignas e reduzir a probabilidade de metástase.

Leia mais: 8 incríveis benefícios do romã para a saúde

  1. Chá verde

Chá verde é anticâncer

A planta que se tornou popular por sua capacidade de ajudar a perder peso também demonstrou ser uma grande aliada contra o câncer.

O chá verde contém polifenois e outros tipos de antioxidantes que podem prevenir a divisão de células cancerígenas, combatendo e reduzindo a probabilidade de desenvolver tumores nas seguintes regiões:

  • Intestino
  • Reto
  • Pâncreas
  • Pulmões
  • Fígado
  • Mamas
  1. Brócolis

O brócolis é um dos vegetais crucíferos que todos devem consumir, pelo menos uma ou duas vezes ao mês. Caracteriza-se por seu alto teor de fibras, o que ajuda eliminar elementos prejudiciais no intestino.

Além disso, contém uma substância chamada sulforafano, que ajuda a desintoxicar o fígado e prevenir os tumores em todo o sistema gastrointestinal.

Saiba mais: Vitamina de brócolis para emagrecer

  1. Café

Em síntese, o consumo e a aplicação de café têm um efeito positivo na prevenção do câncer de pele.

Isso se deve ao fato de que a cafeína neutraliza uma proteína chamada ATR, destruindo as células que se danificam pela constante exposição aos raios ultravioleta do sol.

  1. Alho

Alho é anticâncer

Este poderoso alimento medicinal não apenas é o melhor antibiótico natural, mas também demonstrou ter propriedades anticâncer.

Os compostos sulfurosos e o elevado teor de vitaminas e minerais participam de forma ativa na prevenção de cânceres de:

  • Esôfago
  • Pulmões
  • Intestino
  • Estômago
  1. Nozes

As nozes e outras oleaginosas contêm moléculas conhecidas como fitoesterois, as quais bloqueiam os receptores de estrogênio enquanto reduzem a velocidade do crescimento das células malignas.

Sua incorporação na dieta pode ajudar a reduzir o risco de, por exemplo:

  • Câncer de mama
  • Câncer de próstata
  • Câncer no intestino
  1. Frutas cítricas

Frutas cítricas são anticancerígenas

As frutas cítricas como o limão, a laranja e a toranja contêm uma quantidade significativa de limoneno, uma substâncias estimulante dos linfócitos, células que lutam contra diferentes tipos de câncer.

  1. Pêssego

De acordo com vários estudos, o pêssego tem propriedades e nutrientes que destroem as células cancerígenas em vários tecidos importantes do corpo.

Seu extrato é importante para o desenvolvimento futuro de tratamentos contra o câncer de mama, pois inclusive pode danificar as células mais agressivas sem afetar as células saudáveis do corpo.

  1. Orégano

Orégano é anticancerígeno

Esta especiaria aromática, que costuma ser utilizada com frequência na gastronomia, contém carvacrol; um componente que estimula a morte celular programada nas células malignas da próstata.

Além disso, foi comprovado que o orégano atua como um potente anti-inflamatório e antibiótico; efeitos importantes na redução do risco de sofrer de câncer.

Devemos consumir estes alimentos em grandes quantidades?

Cuidado! O fato de estes alimentos conterem agentes anticâncer não quer dizer que os mesmos possam ser ingeridos em quantidades excessivas.

Por isso, a chave está em incorporar estes alimentos anticâncer com frequência, sempre em porções controladas.

É importante entender que, ainda que seus compostos tenham um impacto positivo contra este tipo de doença, isso não quer dizer que seja uma cura ou a única forma de tratar o câncer.

Em suma, toda a dieta deve ser saudável. Ainda, no caso de risco é preciso sempre consultar um especialista e seguir suas orientações.

  • MAMEDE, M. E. D. O., & Pastore, G. M. (2004). Compostos fenólicos do vinho: estrutura e ação antioxidante. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos22(2).
  • Werkman, C., Granato, D. C., Kerbauy, W. D., Sampaio, F. C., Brandão, A. A. H., & Rode, S. M. (2008). Aplicações terapêuticas da Punica granatum L.(romã). Revista Brasileira de Plantas Medicinais10(3), 104-111.
  • CARDIAS, B., PEREIRA, E. D. S., Schiavon, M. V., KONZEN, E., FRANZON, R., & Vizzotto, M. Compostos bioativos e ação antioxidante de diferentes genótipos de pêssegos. In Embrapa Clima Temperado-Resumo em anais de congresso (ALICE). In: SIMPÓSIO DE RECURSOS GENÉTICOS PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE, 10., 2015, Bento Gonçalves. Recursos genéticos no século 21: de Vavilov a Svalbard. Anais…[sl]: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2015..