8 sintomas que podem indicar câncer de fígado

8 de novembro de 2019
Mesmo que os sintomas de câncer de fígado possam ser similares a algumas doenças gástricas e possam ser confundidos, é fundamental procurar um especialista para obter um diagnóstico precoce.

Atualmente, o câncer de fígado é uma das doenças incuráveis mais preocupantes, pois não se sabe exatamente o que o causa na maioria das vezes. Ainda que as infecções crônicas por hepatite às vezes possam ser consideradas uma causa.

O fígado é o maior órgão interno do corpo e é responsável por vários processos, como filtrar o sangue, purificar substâncias (como a bilirrubina), mas também produzir colesterol e proteínas especiais para o plasma sanguíneo, regular a coagulação e os níveis de aminoácidos no sangue, etc. Portanto, quando ele não funciona adequadamente (devido à existência de uma doença), a saúde sofre consideravelmente.

Assim como em outros tipos de câncer, as pessoas com câncer de fígado geralmente não apresentam sintomas primários contundentes. No entanto, existem alguns sinais que podem estar relacionados à presença da doença.

Vamos conhecê-los abaixo.

1. Dor e inflamação abdominal

Um dos sintomas que podem indicar câncer de fígado é a dor na parte superior (direita) do abdômen, onde o fígado está localizado, e que pode se espalhar para as costas. Além disso, alguns pacientes podem ter inflamação abdominal.

Ambos os sintomas podem ser confundidos com doenças digestivas, pois esse é um sintoma comum em várias doenças.

  • A dor pode se intensificar e se tornar persistente à medida que a doença progride.

Especialistas da American Cancer Association acrescentam que outros sintomas mais comuns do câncer de fígado são:

  • Perda de apetite.
  • Veias aumentadas no abdômen.
  • Ampliação do fígado e baço.
  • Sentir-se cheio depois de comer pouco.
  • Inchaço ou acúmulo de líquido no abdômen.

2. Mal-estar estomacal

As náuseas e vômitos constantes são outros indícios de que algo não está certo no organismo e que a devida atenção deverá ser dada.

Mesmo que ambos sintomas sejam comuns em doenças gastrointestinais, não devem ser descartados, pois podem ter relação com um problema grave, como é o caso do câncer de fígado.

  • Se está preocupados com seu estado de saúde, é melhor consultar seu médico para uma avaliação. Lembre-se de que ter náusea e vômito não indica necessariamente que você tenha câncer.

3. Nódulo duro sob as costelas

Os especialistas do portal Cancer.net indicam que “a presença de um nódulo duro sob as costelas, no lado direito do corpo, pode ser um tumor ou um sinal de que o fígado aumentou de tamanho”.

Se você notar uma massa no corpo que causa dor à palpação, é importante consultar um médico para uma avaliação o mais rápido possível. NÃO é recomendado recorrer à automedicação sob nenhuma circunstância.

4. Icterícia

Outro possível sintoma do câncer de fígado é a icterícia. No entanto, devemos lembrar que esse também não é um sintoma exclusivo da doença. Portanto, quando apresentado, não indica necessariamente que o paciente sofre de câncer.

Quando o fígado não purifica adequadamente o excesso de bilirrubina, a pele e as membranas do corpo ficam amareladas, assim como a parte branca dos olhos. Isso é chamado de “icterícia” e é causada pela destruição inadequada dos glóbulos vermelhos, que ocorre no fígado.

5. Debilidade ou fadiga

Um dos sintomas mais associados aos cânceres é a sensação de cansaço ou fraqueza excessiva, que causa grande dificuldade até para executar ações simples, como: pegar o celular ou o controle remoto da TV, ir ao banheiro e assim por diante.

6. Perda de peso

Mulher emagrecendo por causa do câncer de fígado

Se a pessoa não está fazendo dieta para perder peso ou está seguindo uma rotina de exercícios que pode estar causando uma perda de peso rápida e perceptível, talvez seja necessário consultar um médico o mais rápido possível para descobrir o que está acontecendo.

Uma das possíveis causas da perda de peso é o câncer de fígado. Se for confirmado que esse é o caso, a perda de peso, somada à falta de apetite e à dificuldade de absorver os nutrientes adequadamente, pode levar a várias complicações.

Não se esqueça de ler: 5 maneira de controlar seu apetite e perder peso 

7. Urina de cor escura

Especialistas do British Liver Trust indicam que alguns sintomas do câncer de cólon podem ser semelhantes aos da cirrose, como:

  • Urina escura
  • Fezes pálidas ou acinzentadas.
  • Prurido, febre, sangramento, hematomas anormais, etc.

8. Fezes brancas ou esbranquiçadas

Fezes brancas ou esbranquiçadas também podem ser um sintoma de câncer de fígado. Se você apresentá-las, é essencial consultar um médico o mais rápido possível.

Nota importante

Somente um médico pode fazer o diagnóstico de câncer depois de fazer uma avaliação. Portanto, se você tiver preocupações com seu estado de saúde, é melhor consultar seu médico.

Apresentar qualquer um dos sintomas mencionados aqui não significa necessariamente que você sofre de câncer.

  • London, W. T., Petrick, J. L., & McGlynn, K. A. (2017). Liver cancer. In Schottenfeld and Fraumeni Cancer Epidemiology and Prevention, Fourth Edition. https://doi.org/10.1093/oso/9780190238667.003.0033
  • Bosch, F. X., Ribes, J., Díaz, M., & Cléries, R. (2004). Primary liver cancer: Worldwide incidence and trends. In Gastroenterology. https://doi.org/10.1053/j.gastro.2004.09.011
  • Sun, B., & Karin, M. (2012). Obesity, inflammation, and liver cancer. Journal of Hepatology. https://doi.org/10.1016/j.jhep.2011.09.020