8 incríveis benefícios da romã para a saúde

É uma fruta deliciosa e suculenta que você pode saborear sem arrependimentos. Fornece antioxidantes, ferro, vitaminas B e fibras. Portanto, elas não podem faltar na sua dieta quando chegar a estação.
8 incríveis benefícios da romã para a saúde

Última atualização: 12 Fevereiro, 2021

Os múltiplos benefícios da romã a tornam uma fruta deliciosa e amplamente reconhecida desde os tempos antigos. Possui teor calórico moderado e alto consumo de água, até 80% do seu peso. Por isso, tem sido recomendada para todos os tipos de dietas, principalmente aquelas que ajudam a perder peso de forma saudável.

Do ponto de vista nutricional, encontramos uma fonte natural de vitaminas C e B2, minerais e antioxidantes. É preciso destacar que contém uma boa quantidade de fibras, que varia de acordo com a forma como é consumida. Isso significa que é mais conveniente comê-la diretamente do que prepará-la na forma de suco.

Em qualquer caso, existem muitas razões pelas quais todos deveriam começar a desfrutar desta fruta deliciosa. A seguir, vamos compartilhar esses benefícios incríveis que seu consumo pode nos trazer.

Romã, uma fruta de baixa caloria

Uma fruta de baixa caloria

De acordo com os especialistas da Associação 5 por dia, essa fruta suculenta “tem uma quantidade ligeiramente maior de carboidratos do que a maioria das frutas (principalmente glicose e frutose)”.

Eles também apontam que a romã contém uma certa quantidade de polifenóis (na casca, folhas, folhas e partes membranosas) e flavonoides (antocianinas), e é rica em potássio. Por outro lado, comentam que é rica em potássio e pobre em sódio, como a maioria das frutas. 

A Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) indica o seguinte, em relação ao seu conteúdo vitamínico e mineral: “entre os minerais destaca-se a sua considerável quantidade de potássio. Entre as vitaminas, possui pequenas quantidades de vitamina C, além de vitaminas do grupo B. O ácido cítrico, que confere o sabor ácido característico dessa fruta, potencializa a ação da vitamina C”.

Benefícios da romã por sua contribuição de vitamina C

A vitamina C – ou ácido ascórbico – atua como antioxidante e, portanto, contribui para a saúde de todos os órgãos, tecidos e sistemas do corpo humano, protegendo-os dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Além disso, essa vitamina contribui no processo de produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, pois auxilia na cicatrização de feridas, entre outros aspectos.

Por outro lado, “os resultados da maioria dos estudos prospectivos anteriores indicam que uma ingestão baixa ou deficiente de vitamina C está relacionada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares e que um consumo modesto de cerca de 100 mg/dia é suficiente para uma máxima redução do risco de doenças cardiovasculares em homens e mulheres não fumantes”.

Benefícios da romã por sua contribuição de vitaminas B

Recentemente, as vitaminas B comumente conhecidas como “complexo B” – tornaram-se mais populares, pois demonstraram apoiar a saúde do cérebro, o órgão mais importante do corpo. Essas vitaminas também ajudam a formar os glóbulos vermelhos, a manter o tônus ​​muscular, a produzir hormônios, etc., e estão envolvidas em vários processos, como o digestivo, por exemplo.

Além disso, ajudam o corpo a obter energia dos alimentos (ou seja, fazem com que o corpo use de forma eficiente o “combustível” que obtém das gorduras e proteínas).

Em vista de tudo isso, os benefícios da romã seriam os seguintes:

  • Fornece energia para o corpo.
  • Fornece vitaminas do grupo B, que promovem a saúde do cérebro, principalmente.
  • Fornece vitamina C, que é essencial para a formação de colágeno.
  • Ajuda a prevenir doenças, quando incluído em uma dieta balanceada.

A romã é uma fruta saudável

Uma fruta saudável

Pela sua contribuição nutricional, a romã é uma fruta recomendada para ser consumida na época. Por si só não fornecerá ao corpo tudo o que ele precisa para ser saudável, porém, pode contribuir para a sua saúde se for incluído em uma dieta balanceada. Portanto, inclua-a na sua dieta como preferir, como em saladas, sucos ou pura.

Especialistas da Organização Mundial da Saúde indicam que é aconselhável consumir cerca de 400 gramas de frutas por dia para gozar de boa saúde e bem-estar. Mas eles esclarecem que o ideal é comer a fruta inteira, não em forma de sucos ou batidas ou outros tipos de preparações que alterem a sua contribuição. Portanto, aproveite esses pedaços de romã que você tem em mãos e consuma-os inteiros em qualquer um dos seus lanches ou como sobremesa após uma refeição.

Em suma, os benefícios da romã podem ser totalmente explorados, desde que uma dieta adequada seja seguida.

Pode interessar a você...
Remédios infalíveis para combater a anemia em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Remédios infalíveis para combater a anemia em casa

A anemia é um problema que se caracteriza pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar um nível adequado de oxigênio aos tecidos do corpo. Se você tem anemia, é provável que se sinta cansada e fatigada.



  • Zarfeshany A, Asgary S, Javanmard SH. Potent health effects of pomegranate. Adv Biomed Res. 2014;
  • Lansky EP, Newman RA. Punica granatum (pomegranate) and its potential for prevention and treatment of inflammation and cancer. Journal of Ethnopharmacology. 2007.
  • Wang D, özen C, Abu-Reidah IM, Chigurupati S, Patra JK, Horbanczuk JO, et al. Vasculoprotective effects of pomegranate (Punica granatum L.). Frontiers in Pharmacology. 2018.
  • Manthou E, Georgakouli K, Deli CK, Sotiropoulos A, Fatouros IG, Kouretas D, et al. Effect of pomegranate juice consumption on biochemical parameters and complete blood count. Exp Ther Med. 2017;
  • Jeune MAL, Kumi-Diaka J, Brown J. Anticancer Activities of Pomegranate Extracts and Genistein in Human Breast Cancer Cells. J Med Food. 2005;