8 incríveis benefícios da romã para a saúde

· 15 de junho de 2016
A romã é uma fruta deliciosa com diversas propriedades. Contém ferro, vitaminas, fibras e o melhor, não engorda! Esta fruta não pode faltar em sua dieta.

A romã é uma fruta deliciosa, com um moderado conteúdo de calorias e uma elevada oferta de água, que chega a ser 80% de seu peso.

Por ser tão leve, portanto, é recomendada para todo tipo de dieta, incluindo aqueles que estão tentando perder peso de modo saudável.

De um ponto de vista nutricional, a romã é uma fonte natural de vitaminas C e B2 e minerais. Além disso, oferece poderosos  antioxidantes como, por exemplo, os betacarotenos.

Também cabe destacar que a romã contém uma boa quantidade de fibras, que variam de acordo como a fruta é consumida. Isto quer dizer que é mais conveniente consumir a romã de forma direta do que preparar um suco. 

Em qualquer caso, existem muitas razões pelas quais todos deveriam começar a desfrutar com mais frequência esta fruta deliciosa. A seguir, iremos compartilhar 8 incríveis benefícios que podemos obter ao consumir a romã.

1. A romã fornece antioxidantes

A romã fornece antioxidantes

As sementes de romã são ricas em compostos antioxidantes cuja ação no organismo previne e freia os efeitos nocivos que os radicais livres do ambiente causam.

Portanto, seu consumo regular é uma forma deliciosa de evitar o envelhecimento precoce e doenças crônicas associadas ao deterioramento celular.

Na verdade, diz-se que chega a ser mais saudável que o vinho tinto e o chá verde.

Leia também: Hábitos alimentares para combater o envelhecimento precoce

2. Controla a pressão arterial

A romã é grande aliada do sistema cardiovascular. Seus antioxidantes participam no controle da pressão arterial alta, pois estimula o fluxo sanguíneo para que este flua sem inconvenientes.

Isto, por sua vez, beneficia outras partes do corpo, já que previne a formação de trombos, veias varicosas e outros problemas de circulação. 

3. Limpa as artérias

A romã limpa as artérias

Seus efeitos a nível sanguíneo também ajudam a evitar a oxidação do colesterol nas paredes arteriais.

Sua ingestão é muito boa para os pacientes com altos níveis de colesterol e triglicerídeos porque facilita sua expulsão evitando doenças crônicas como a aterosclerose.

4. Combate as doenças respiratórias

Sua vitamina C e suas propriedades anti-inflamatórias convertem a romã em um excelente remédio para as doenças que afetam o sistema respiratório.

É recomendada como complemento para o tratamento da asma, bronquite ou transtornos comuns como a gripe e o resfriado.

5. Limpa os rins

As sementes de romã são perfeitas para limpar os rins ou equilibrar os líquidos do organismo. Seus antioxidantes e ação depurativa contribuem para expulsar o excesso de sais e substâncias tóxicas através da urina.

Além disso, o fornecimento significativo de potássio ajuda a manter um equilíbrio hidrossalino no corpo prevenindo transtornos associados à desidratação.

6. Melhora a saúde da pele

A romã melhora a saúde da pele

Tanto o consumo da romã como sua aplicação na forma de máscara são úteis para melhorar a saúde da pele.

O fornecimento de ferro estimula a oxigenação das células e promove a renovação dos tecidos. Seu suco prolonga a vida útil dos fibroblastos, células encarregadas de manter a pele elástica e firme.

Por outro lado, os betacarotenos inibem o dano oxidativo causado pelos radicais livres e previvem sinais da idade como manchas e rugas. 

7. Tem ação anticancerígena

Dada sua riqueza em substâncias antioxidantes, não é de se estranhar, portanto, que ingerir a romã tenha efeitos positivos na prevenção e tratamento de vários tipos de cânceres.

Na verdade, foi demonstrado que a romã pode ser efetiva contra o câncer de mama. Isso de deve ao efeito antiproliferativo que tem graças ao seu ácido elágico. Esta substância teria a capacidade de inibir uma enzima chamada aromatase, que converte os androgênios em estrogênios.

Neste processo, a aromatase participa na carcinogênese da mama e, por isso, as propriedades anticancerígenas desta fruta são úteis.

Por outro lado, a Associação Estadunidense de Urologia sugere que a romã também é efetiva contra o câncer de próstata, devido aos seus compostos vegetais. 

Recomendamos a leitura de: Estas são as 4 sementes com maior poder anticancerígeno. Conheça-as! 

8. Combate a anemia

A romã combate o cansaço

Sua riqueza em ferro apoia a produção de glóbulos vermelhos e contribui para melhorar a saúde dos pacientes com anemia.

A ingestão de pelo menos uma porção por dia contribui para controlar sintomas comuns como a fadiga, os enjoos e a dificuldade para se concentrar

É por isso, que todos estes benefícios são razões mais do que suficientes para incluir a romã na sua dieta.

Ainda que o mais recomendado seja comer a fruta inteira, também podemos aproveitá-la em sucos, extratos, infusões, entre outros. Desfrute!

Quer mais dicas para o seu bem estar? Sendo assim, continue antenado no nosso site.

Jardini, F. A., & Mancini Filho, J. (2007). Avaliação da atividade antioxidante em diferentes extratos da polpa e sementes da romã (Punica granatum, L.). Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. https://doi.org/10.1590/S1516-93322007000100017