Logo image
Logo image

Alimentos para reduzir a temperatura no verão

4 minutos
Chegando o verão podemos escolher alimentos que ajudem a reduzir a temperatura corporal, mas que também nutram. Conheça neste post quais são estes alimentos.
Alimentos para reduzir a temperatura no verão
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López

Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 11 outubro, 2022

Quando faz muito calor não sentimos vontade de comer refeições pesadas nem quentes, porém, ainda sendo verão, devemos nos nutrir bem. É uma questão de hábito e de optar por alimentos que reduzam a temperatura corporal.

Fique sabendo mais no seguinte artigo!

Reduza a temperatura corporal com estes alimentos

Existem muitas estratégias que podem ajudar quando faz calor, tais como ficar ao lado do ar-condicionado todo o dia, não sair na rua ao meio-dia, colocar roupa branca e solta, levar um leque para onde for ou passar o dia inteiro na piscina ou no mar.

Mas o que acontece com os alimentos? Ainda que seja verão, temos apetite de forma igual e devemos nos alimentar como em qualquer outra época do ano.

O segredo de comer bem e baixar a temperatura corporal quando nos alimentamos é manter uma dieta com poucas calorias; que, ademais, contenha alimentos bem frescos.

É importante evitar os pratos hipocalóricos, já que não só fazem ganhar peso, como também nos fazem sentir calor.

Para evitá-lo, recomendamos as seguintes refeições veraneias:

Veja também: Proteger a pele no verão caso se tenha alergia ao sol

1. Sucos de frutas

Some figure

Serão seus grandes aliados por todo o verão. Compre diferentes frutas e tenha em mãos o liquidificador ou o espremedor.

Os sucos podem ser consumidos em qualquer momento do dia, não só refrescam no momento, como também alimentam.

Podem servir para o café da manhã juntamente com uma fatia de pão torrado e queijo ou um pote de iogurte desnatado.

E durante o dia, um suco de laranja ou de maçã reduzirá a temperatura do corpo e evitará que coma qualquer outro alimento sem valor nutricional.

2. Saladas frescas

Existem pouquíssimas opções. É possível combinar os vegetais que mais gostar, tais como alface, tomate, aipo, cenoura, beterraba, cebola e couve.

Além disso, pode adicionar verduras cozidas que estejam frias, assim como temperos. O azeite de oliva, o limão e as ervas aromáticas são imprescindíveis.

Se uma “simples” salada não saciar seu apetite, pode-se adicionar ingredientes como arroz, ovo cozido, azeitonas ou atum em lata.

3. Peixes

Sem dúvida, o peixe fresco pode reduzir a temperatura corporal no verão. Os peixes têm menos calorias do que a carne e, de acordo com o modo de preparo, podem refrescar. Acompanhe-os com salada ou verduras salteadas.

O melhor de tudo é que durante os meses de calor é mais fácil conseguir salmão, linguado ou merluza que têm ácidos graxos como o ômega 3 (gordura saudável).

O marisco também é uma excelente solução para desfrutar de um almoço rico, saudável e refrescante.

O peixe pode substituir os embutidos e, às vezes, é servido frio junto com uma deliciosa salada. Para acompanhar uma taça de mariscos, pode pedir uma taça de vinho branco frio.

4. Frutas

Some figure

Além dos sucos que são deliciosos e nutritivos, outra boa maneira de enfrentar o verão e as altas temperaturas é consumir frutas.

Por exemplo, leve uma maçã, uma pera ou um pêssego para o escritório. Se tiver tempo, prepare uma salada de frutas, mas não adicione açúcar.

É possível adicionar pedaços de frutas ao iogurte ou adicionar um punhado de amoras, framboesas e mirtilos.

Recomendamos consumir aquelas frutas com alto teor de água como a melancia e o melão. Ambos são refrescantes, trazem muitas fibras e minerais, hidratam, e ainda são deliciosos.

5. Lácteos

Um delicioso iogurte de morango pela manhã é muito mais refrescante do que uma xícara de café com leite e, é claro, mais saudável.

Os lácteos (melhor se forem desnatados) podem ser aliados perfeitos para reduzir a temperatura corporal quando faz calor.

Leia também: Produtos lácteos com menos lactose

6. Sanduíches leves

O pão de forma integral (caso tenha sementes, melhor ainda) não pode faltar em sua cozinha. O verão é o momento ideal para preparar um lanche rápido e leve.

Aproveite para comer mais verduras adicionando-as aos sanduíches. Ao invés da maionese, pode-se usar abacate. Ao invés de embutidos, coloque palmitos.

Escolha brotos frescos, queijo fresco. Pode inovar com o que tenha na geladeira.

7. Massas

Talvez relacione os macarrões com uma comida de inverno, no entanto, também é possível consumi-los no verão.

Para isso, devem “cumprir” uma condição: consumi-los frios.

Assim que estiverem prontos, deixe-os um pouco na bancada (não na geladeira, porque ficam muito duros). Em seguida, combine-os com os ingredientes que mais gostar: azeitonas, tomates cereja, pedaços de queijo, pimenta, pepino em conserva e atum.

Não se esqueça de temperar com azeite de oliva, manjericão, alecrim, sal e pimenta.

8. Água e sorvetes

A água não pode faltar no verão, já que não só reduz a temperatura corporal, como também evita a desidratação.

Muitas vezes acreditamos ter fome, quando, de fato, o que temos é sede.

Caso não goste tanto de beber água, pode escolher chá verde frio com limão ou qualquer outra infusão com cubos de gelo.

Com relação aos sorvetes, recomendamos não abusar deles, pois contêm açúcar e gordura. Tente escolher os de água e ainda melhor se prepará-los em casa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bain A. R, Lesperance N. C, et al. Body heat storage during physical activity is lower with hot fluid ingestion under conditions that permit full evaporation. Acta Physiologica. Octubre 2012. 206 (2): 98-108.
  • Brobek J. Food intake as a mechanism of temperature regulation. Obesity Research. Noviembre 1997. 5 (6).
  • Del Bene V. E. Temperature. In: Walker H. K, Hall W. D, Hurst J. D, editors. Clinical Methods: The history, physical and laboratory examinations. 3rd edition. Boston: Butterworths. 1990. Chapter 218.
  • Federación Española de la Nutrición (FEN). Aceite de oliva.
  • Gottau, G. (2009). ¿Qué son y qué propiedades tienen los taninos? Vitónica.
  • Mayo Clinic. Golpe de calor. Junio 2022.
  • Rojas, P. M. C., & Sasso, L. F. Y. (2005). El pescado blanco. Revista Digital Universitaria.
  • Sawka M. N, Latzka W. A, et al. Hydration effects on temperature regulation. International Journal of Sports Medicine. Junio 1998. 19 (Suppl 2): S108-10.
  • Zamorán, D. (2010). Calidad de la leche. Manual de Procesamiento Lácteo.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.