Alimentos ideais para limpar o intestino

Uma alimentação saudável e variada, repleta de frutas, verduras, fibras e água, é a forma mais eficaz de limpar o intestino.
Alimentos ideais para limpar o intestino

Última atualização: 28 janeiro, 2021

O intestino é o encarregado de extrair os nutrientes dos alimentos que logo serão absorvidos pelo corpo. O intestino delgado tem um comprimento de 5 a 7 metros, já o intestino grosso mede entre 1 metro a 1,5 metros. No artigo de hoje, falaremos sobre os alimentos ideais para limpar o intestino.

Os intestinos sofrem frequentemente com prisões de ventre, irritações e inflamações.

Para que os tratamentos tenham bons resultados, primeiramente, devemos realizar um processo de desintoxicação dos intestinos, eliminar os resíduos acumulados que possam estar obstruindo o trânsito normal das fezes, pois elas armazenam toxinas que irritam, inflamam e congestionam o cólon.

Quando o intestino estiver totalmente limpo, será necessário realizar somente uma manutenção semanal, uma limpeza a cada ano e uma alimentação saudável são suficientes para que a cura se realize pouco a pouco.

Os alimentos do dia a dia para limpar o intestino

Não existe nenhum remédio tão especial e tão efetivo para limpar o intestino como os próprios alimentos; definitivamente, a comida é a única forma de limpar o intestino a longo prazo e de uma maneira definitiva.

Dentro dos alimentos que podem limpar o intestino, encontram-se as frutas, as verduras, as fibras e a água. Nessa lista não entra nenhum alimento de origem animal, nem sequer o iogurte, apesar de ser muito recomendado para restaurar a flora intestinal.

As frutas e as verduras

No grupo das frutas, encontraremos a maior quantidade de vitaminas que fornecem energia e fortalecem o sistema imune; elas também possuem boa quantidade de fibras e antioxidantes.

Tenha cuidado ao escolher as frutas para não consumir as que tenham muito açúcar, como as maçãs, os cítricos, o mamão, etc. Nas verduras, podemos encontrar os minerais que mantêm o equilíbrio do corpo, além de possuírem uma excelente quantidade de fibras.

Dos vegetais, você pode escolher os caules, como a alfafa, o salsão e a maior quantidade de folhas para que você mastigue com calma e, dessa maneira, possa recuperar pouco a pouco o intestino.

Os cereais, os legumes e as oleaginosas

Frutos secos para limpar o intestino

Estes alimentos fornecem fibras e ajudam a fortalecer a quantidade de ferro no sangue, aumentam o movimento peristáltico no intestino, formando uma espécie de proteção em todo o sistema digestivo, evitando doenças. Quando você comer cereais, tente fazê-lo com leite desnatado.

As algas

A casca de psyllium e a spirulina são ideais para absorver totalmente todas as toxinas que se encontram no intestino, também formam um gel que lubrifica as fezes.

Comendo algas com certa frequência, mas com moderação, você resolverá os problemas de prisão de ventre, de cólon irritável e intestino preguiçoso.

O ômega e os azeites extrasvirgens

No abacate, podem ser encontrados os ômegas (boas gorduras). O azeite de oliva, o óleo de semente de uva ou de girassol, são excelentes para limpar o intestino, estes alimentos também lubrificam e nutrem o intestino, além disso, apresentam a capacidade de converter a fibra insolúvel em fibra de alta digestão.

A água

A água é a melhor aliada na saúde do intestino e de todo o organismo. A água hidrata o corpo, regula a temperatura corporal, além de limpar cada órgão, incluindo, logicamente, o intestino.

A água é realmente importante no processo de limpeza e de cura do intestino; com esse hábito, liberamos toxinas e eliminamos resíduos que estiveram no cólon por anos.

Plano semanal para limpar o intestino

Para fazer uma “manutenção” adequada de nosso cólon, devemos, durante um dia da semana, tomar muita água, comer frutas inteiras, sem batê-las no liquidificador, e comer as verduras cruas muito bem lavadas. Faça isso durante 24 horas.

Alimentos que devemos utilizar para a limpeza anual

Da mesma maneira que fazemos a limpeza semanal, podemos fazer uma rotina de limpeza anual.

Esta rotina é simples: aumente para uma semana o consumo de frutas inteiras e verduras cruas. Ingira, também, o chá verde sem açúcar e em jejum, além de tomar bastante água natural em temperatura ambiente.

Como você pode ver, a desintoxicação do organismo não requer muito tempo nem alimentos diferentes.

Simplesmente tenha cuidado com as rotinas e coma somente os alimentos indicados, sem exagerar nas quantidades; desta maneira, você poderá manter seus intestinos saudáveis e desintoxicados.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.