Alimentos que ajudam a combater o mau hálito

· 30 de novembro de 2013
Alguns alimentos tem uma ótima fama por causarem mau hálito. Alho e cebola são excelentes exemplos. Porém, a razão mais comum para esse problema é a má higienização bucal, principalmente da língua.

Em algumas pessoas o mau hálito é tão habitual que nem se percebe mais. Quando isso ocorrer, procure rapidamente um dentista.

Mas assim como existem alimentos causadores deste problema, existem também aqueles que podem deixar sua boca com um hálito mais agradável. Então, vamos conferir?

Chá de boldo

Problemas com o hálito não devem estar associados somente à boca. Alguns podem estar associados à má digestão. Isso ocorre quando gases produzidos no intestino são incorretamente desviados para o estômago e liberados pelas vias respiratórias.

Para amenizar, o chá de boldo pode ser bastante útil, já que estimula esse processo, prevenindo odor desagradável.

Não deixe de ler: 3 enxaguantes naturais para aliviar o mau hálito

Gengibre

Gengibre para o mau hálito

Já sabemos que o gengibre possui propriedades antioxidantes, anticoagulantes, dentre outras. Porém, é um excelente adstringente natural, já que estimula alguns processos digestivos. Uma boa alternativa para eliminar o mau hálito é carregar balinhas de gengibre ou até mesmo acrescentá-lo às refeições.

Leia também: 13 razões para usar gengibre diariamente

Água para combater o mau hálito

Água para o mau hálito

A água faz bem em muitos processos no nosso corpo, inclusive, para o bom hálito já que estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo o nosso organismo, até mesmo da boca.

Hortelã

Hortelã para o mau hálito

A hortelã é bastante utilizada em problemas do sistema digestivo, uma vez que apresenta propriedades que são capazes de estimular esse sistema, sem contar com seu ótimo aroma.

Ao mastigar as folhas dessa planta, você direciona o suco formado pela saliva para o estômago, acelerando a digestão.

Além disso, fica com aquele gostinho de frescor na boca. Por esse motivo está presente em balas, enxaguantes bucais e pastas de dente.

Maçã, cenoura e pepino

Quando consumidos crus e com casca, a maçã, a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes. Assim, impedem o acúmulo de bactérias e nos livram de possíveis odores indesejados.

Suco de limão para o mau hálito

Limão para combater o mau hálito

O limão tem ação adstringente e bactericida, sendo capaz de eliminar bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Sem contar que ele atua como regulador do intestino, responsável por produzir diversos gases que muitas vezes acabam sendo eliminados pelas vias respiratórias.

Iogurte natural sem açúcar

Um dos motivos mais comuns do mau hálito é o elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo. Este é resultante dos processos metabólicos anaeróbicos do nosso corpo. Assim, o iogurte natural sem açúcar age reduzindo os níveis desse gás.

Gostou deste artigo? Sendo assim, continue na nossa página, com mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Loesche, W. J. (2003). Microbiology and treatment of halitosis. Current Infectious Disease Reports. https://doi.org/10.1007/s11908-003-0077-8
  • Duque, A., & Tejada, C. (2016). Halitosis: Un asunto del odontólogo TT - Halitosis: A matter of dentist. CES Odontol.
  • Morini Calil, C., Tarzia, O., & Klein Marcondes, F. (2006). Qual é a origem do mau hálito? Revista de Odontologia Da UNESP.
  • Rasooli, I., Shayegh, S., & Astaneh, S. D. A. (2009). The effect of Mentha spicata and Eucalyptus camaldulensis essential oils on dental biofilm. International Journal of Dental Hygiene. https://doi.org/10.1111/j.1601-5037.2009.00389.x
  • Lee, K. R. (2004). Application method of mixed essential oils. KR 2004107854 A. Repub. Korean Kongkae Taeho Kongbo.