5 remédios caseiros para aliviar a boca seca

27 de novembro de 2019
Embora possamos consumir apenas água para aliviar a boca seca, existem algumas alternativas com as quais podemos nos beneficiar de suas propriedades hidratantes e da contribuição nutritiva de seus ingredientes.

A boca seca, uma condição chamada xerostomia, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Ciências Médicas de Matanzas (Cuba), é um desconforto frequente causado por uma alteração do funcionamento das glândulas salivares. Caracteriza-se por uma diminuição na produção de saliva ou por uma mudança na sua composição que altera significativamente seu pH.

Pode ser causada pela falta de fluidos no corpo, embora também se manifeste como consequência de algumas doenças. Apesar de geralmente não ser um problema grave, causa rachaduras nos tecidos, dificuldades de deglutição e outros sintomas desconfortáveis ​​que requerem tratamento.

Felizmente, como complemento das recomendações médicas, você pode usar alguns remédios caseiros para aliviar a boca seca e acelerar sua recuperação.

Por que sentimos a boca seca?

É importante esclarecer os principais fatores associados ao aparecimento desse problema.

Os mais comuns incluem:

  • Consumo excessivo de tabaco. É isso que afirma este estudo realizado pela Universidade de Barcelona.
  • Alterações nos nervos ou estresse emocional, como assegura essa pesquisa realizada pelo Instituto National Institute of Dental and Craniofacial Research.
  • Consumo de alguns medicamentos, como anticolinérgicos, medicamentos psicoativos ou anti-histamínicos.
  • Tratamentos médicos como quimioterapia, de acordo com a Universidade de Santiago de Compostela, bem como doenças das glândulas autoimunes ou salivares.
  • Respirar pela boca, o que geralmente leva ao ronco.

Dependendo da causa de origem, será possível notar melhorias. Se for um sintoma persistente, consulte seu médico.

Sintomas da boca seca

O principal sintoma da boca seca é uma diminuição significativa na produção de saliva. No entanto, podem surgir desconfortos:

  • Lesões bucais ou lábios rachados.
  • Sensação de ressecamento na cavidade oral.
  • Rouquidão ou secura na garganta.
  • Mau hálito ou queimação na língua ou na boca.
  • Dificuldade em engolir os alimentos.

Remédios caseiros para aliviar a boca seca

As propriedades de alguns ingredientes naturais podem neutralizar a perda de umidade que ocorre devido à diminuição da saliva.

Além disso, ao inibir o crescimento de bactérias na boca, esses remédios também podem ajudar a prevenir infecções.

1. Chá verde

Os taninos contidos no chá verde ajudam a tratar os problemas da boca, assim como afirma este estudo realizado pela Universidade Autônoma de Ciudad Juárez. No entanto, como os resultados são ambíguos e um tanto contraditórios, recomendamos que você procure primeiro um especialista.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de chá verde (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Adicione uma colher de chá de chá verde a uma xícara de água fervente e tampe. Deixe descansar por 10 minutos e coe com uma peneira. Tome até 2 xícaras de chá verde por dia, até melhorar a boca seca.

2. Camomila

Segendo este estudo realizado pela Universidade Nacional de Loja, a camomila atua como um hidratante natural para a boca e ajuda a restaurar o pH da saliva. Além disso, é anti-inflamatória, de acordo com esta pesquisa do Centro de Investigaciones Biomédicas “Victória de Girón”.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de camomila (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Despeje a colher de chá de camomila em uma xícara de água fervente e cubra. Aguarde 5 minutos para descansar e coe.

Tome até 3 xícaras de chá de camomila por dia. Além disso, é recomendável repetir o tratamento até que o problema seja controlado.

3. Suco de aloe vera

Acredita-se que a mucilagem contida no gel de aloe vera pode ajudar a proteger o tecido bucal e as papilas gustativas diante da diminuição da saliva. No entanto, não existem evidências que corroborem essa afirmação.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de gel de aloe vera (75 g)
  • ½ xícara de água (125 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparo

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e processe até obter uma bebida homogênea. Tome um copo de suco de aloe vera em jejum e, se considerar necessário, tome a bebida novamente no meio da tarde.

Vale mencionar que não se deve consumir esse remédio em excesso porque tem um leve efeito laxante. Desse modo, não se deve abusar.

4. Vinagre de maçã

Acredita-se que os ácidos orgânicos contidos no vinagre de maçã ajudam a regular o pH da boca e estimulam a salivação. No entanto, ainda não existem evidências científicas que confirmem tal afirmação.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (30 ml)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Dilua o vinagre de maçã em uma xícara de água morna. Tome a bebida duas vezes por dia, até restaurar a umidade natural na boca.

5. Gengibre

O gengibre regula a atividade das glândulas salivares graças à sua capacidade aperitiva.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Despeje o gengibre ralado em uma xícara de água fervente e cubra a bebida. Deixe descansar por 15 minutos e coe antes de consumir.

É aconselhável tomar a bebida em goles, hidratando toda a boca enquanto consume. Você pode beber até 2 xícaras por dia, até controlar o problema.