After sun ou creme hidratante: o que é melhor?

A escolha entre creme hidratante e after sun dependerá da agressão ou danos que a pele tenha sofrido depois da exposição ao sol.
After sun ou creme hidratante: o que é melhor?

Última atualização: 20 Maio, 2021

As atividades de verão podem ser divertidas para você e seus amigos, mas as condições ambientais adversas podem danificar sua pele. O sol, a areia, a água salgada e o cloro afetam diretamente a pele após o banho de sol na praia ou piscina.

O filtro solar de amplo espectro é o mais adequado para ser aplicado antes e durante a exposição aos raios ultravioleta. Agora, o que você faz quando o dia de sol chega ao fim? Podemos recorrer a um after sun ou creme hidratante. Vamos contar quais são as características de cada um.

Semelhanças e diferenças entre o after sun e o creme hidratante

O after sun e o creme hidratante são grandes fontes de água para a pele. Estes a hidratam de maneira superficial e profunda. O creme hidrata e o after sun, além de hidratar, alivia o mal-estar e previne o envelhecimento prematuro da pele.

Assim, no caso do after sun, este contém substâncias umectantes. Também tem princípios ativos com propriedades calmantes como o aloe vera, a calêndula, etc. Sua composição pode incluir menta, vitaminas e antioxidantes.

Semelhanças e diferenças entre o after sun e o creme hidratante

Composição do after sun

A composição do after sun dependerá da sua elaboração. No processo se incluem diversos ingredientes ativos com benefícios específicos para a pele que foi submetida à radiação solar. Alguns deles são:

  • Menta: ajuda a pele a se recuperar naturalmente e alivia a irritação. É muito refrescante devido ao fato de reduzir o calor corporal e reduz a inflamação do tecido cutâneo.
  • Aloe vera: é uma das plantas mais utilizadas para cuidar da pele. Hidrata e repara o tecido celular trazendo vitaminas que nutrem a pele. Seu uso tópico serve como analgésico, por isso que age como calmante dos tecidos da epiderme afetados pelo sol.
  • O alfa-bisabolol: este composto vem da camomila. Devido as suas propriedades anti-inflamatórias, são muitas as máscaras e remédios caseiros para tratar queimaduras feitos com esta planta.
  • D-pantenol: é um derivado da vitamina B5 (ácido pantotênico). Promove a formação de novos tecidos, por isso que funciona como um regenerador da pele.
  • Extrato de calêndula: age como calmante e cicatrizante. Desta maneira ajuda na recuperação do dano causado pelos raios UV. É, assim como o aloe vera, um dos ingredientes mais utilizados no preparo dos after sun.

Outros componentes ativos que são frequentemente encontrados nos after sun e que ajudam na recuperação e regeneração das células mortas de nossa pele são:

  • Mentol
  • Cânfora
  • Sálvia
  • Alantoína
  • Enoxolona (anti-inflamatório para peles pouco queimadas)
  • Tirosina

Composição do creme hidratante

Os componentes do creme hidratante podem ser muito variados. Tudo depende do produto com o qual se queira hidratar a pele. Por se tratar de uma loção para ser usada sobre a pele a todo momento, até mesmo antes de tomar sol, existem muitas variedades e fragrâncias. Alguns componentes comuns dos cremes hidratantes são:

  • Aloe vera
  • Amêndoas
  • D-Pantenol
  • Óleos essenciais
  • Manteiga de karitê
  • Leite de coco

O que devo fazer depois de tomar sol?

O que fazer?
O uso de cremes hidratantes para a pele seca é uma medida recomendada.

Alguns cremes hidratantes contêm os mesmos componentes ativos que o after sun. Costumam ter uma fragrância suave ou neutra, mas são excelentes nutrindo a pele. Isso a ajudará a se recuperar e se hidratar bem depois de uma calorosa jornada. Você pode testar colocar o produto por alguns segundos na geladeira para que a sensação refrescante seja maior.

Se você se expôs durante muito tempo ao sol e a sua pele está muito maltratada, recomendamos optar pelo after sun. Este produto tem componentes específicos para desinflamar e aliviar o ardor. Os cremes hidratantes, por outro lado, carecem destes.

Seja qual for sua escolha, lembre-se de que deve manter a hidratação tanto por fora como por dentro. Tome mais água do que faria em um dia normal: você se sentirá melhor e aliviará o esgotamento de um dia ensolarado.

Não se esqueça de limpar as impurezas. Depois de um longo dia ao ar livre, é preferível fazer uma boa limpeza da pele. Com frequência os protetores solares combinados com o suor podem deixar a pele maltratada. Lembre-se de que você não deve esfoliá-la imediatamente depois de tomar sol, já que estará muito sensível.

Pode interessar a você...
5 recomendações na hora de tomar sol
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 recomendações na hora de tomar sol

Na hora de tomar sol obtemos vitamina D, ela favorece o cuidado da pele e os ossos. Mas, é muito importante tomar sol durante períodos curtos de te...