Os 10 mandamentos para tomar sol corretamente

· 12 de janeiro de 2019
Antes de comprar um filtro solar identifique o seu fototipo para usar um FPS adequado, e não corra riscos desnecessários ao tomar sol.

Algumas pessoas se preparam semanas antes para alcançar o tão esperado “corpo de revista”, mas temos uma pergunta para você: Você respeita os 10 mandamentos para tomar sol corretamente?

Dizer adeus aos dias cinzentos e tomar um pouco de sol é algo excelente. No entanto, é vital tomar certas precauções para obter um bronzeado bonito e saudável. Por isso, não negligencie a saúde da sua pele por nada neste mundo. Para isso, preste atenção a estes 10 mandamentos:

1. Você evitará as horas de maior radiação

Com certeza, quando você quer tomar bem o sol, aproveita todo o tempo que tem. Mas é muito importante que evite se expor ao sol quando este estiver em uma posição mais perpendicular à Terra.

A radiação solar é maior das 12h às 16h, então os raios solares penetram mais na pele e isso pode danificá-la. Esta é a “hora perigosa”, então evite-a. No caso de você tomar sol durante este período, certifique-se de que seja só por alguns minutos, e enquanto estiver em movimento. Nunca se deite na toalha para tomar sol neste momento!

Mulher tomando sol com protetor

2. Você usará o FPS apropriado

Saber qual é o fator de proteção solar (FPS ou SPF) adequado para o seu tipo de pele é uma das coisas mais importantes que você deve considerar para tomar sol corretamente. Para fazer isso, você levará em conta o seu fototipo, de acordo com a classificação de Fitzpatrick.

Por exemplo, uma pele muito clara precisa de um FPS de 50, enquanto as mais escuras podem usar um de 25. Cada filtro solar tem os elementos certos para cada tipo de pele, procure o certo para você.

3. Você aplicará seu protetor meia hora antes de se bronzear

Conheça: Como preparar um creme natural para proteger sua pele dos efeitos do sol

Você deve aplicar protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol. Desta forma, o produto terá tempo para ativar todas as suas propriedades protetoras.

  • Não economize na quantidade de protetor e lembre-se que, para ser mais eficaz, a pele deve estar seca.

4. Você não ficará longe do seu protetor

É proibido deixar o seu protetor solar em casa! Se você quiser tomar sol corretamente, deve aplicar o produto a cada duas horas. Embora alguns protetores sejam mais oleosos do que outros, todos eles podem sair da sua pele quando entramos em contato com a água.

Por esta razão, não é suficiente aplicar o protetor só uma vez, ou antes de sair de casa.

  • O ideal é aplicá-lo após cada mergulho se o protetor sair rapidamente. Se for mais resistente, você pode fazer isso a cada 2 horas.

5. Você não vai se expor demais

Mesmo que você goste muito de tomar sol, deve ter muito cuidado ao se expor aos seus raios. Não tome banhos de sol por mais de 15 minutos, e lembre-se de que estes também não devem ser seguidos.

Tomar o sol corretamente não significa ficar deitado na toalha ou sentado em uma cadeira por horas, até que você tenha uma pele cor de canela. Você pode ter um bronzeado bonito, expondo-se a intervalos curtos durante o dia.

Por exemplo, você pode tomar sol por 15 minutos, colocar-se à sombra por uma hora, e sair ao sol novamente por mais 15 minutos. Se ficar muito tempo sob radiação solar, você corre o risco de queimaduras solares, e isso é terrível para a sua pele.

6. Você beberá muita água

Antes, durante, e depois do banho de sol, beba água. Manter-se hidratado é vital para evitar a desidratação causada pela transpiração que ocorre sob o sol.

Além disso, se sua pele estiver seca, há uma chance maior de que os raios do sol a afetem e a irritem. Procure ter uma garrafa à mão, e vá beber de vez em quando.

Sabia? Protetores solares: descubra a diferença entre os fatores de proteção 15, 30 e 50

7. Você protegerá seus olhos

Escolha bons óculos de sol para proteger os seus olhos durante o seu passeio até à praia, piscina ou rio.

Idealmente, a proteção dos óculos deve ser de 100%. Isso evitará que os raios ultravioleta (UV) atinjam os olhos diretamente, e afetem sua visão.

Mulher tomando sol com óculos

8. Você protegerá cuidadosamente seus manchas, cicatrizes e pintas

Algumas pessoas costumam ter muitas sardas e pintas que exigem cuidados especiais. As pintas são formadas pela superprodução de melanina, e as sardas aparecem quando você se expõe demais ao sol. Elas geralmente são benignas, mas você também deve usar protetor solar nelas.

Quando você tem pele sensível, será mais propenso ao aparecimento de manchas e sardas devido à exposição ao sol. Se suas pintas ou sardas mudam de cor ou de forma, vá imediatamente ao seu dermatologista. Em casos mais graves, isso poderia ser um sinal de câncer de pele.

As cicatrizes são outra das manifestações cutâneas que requerem cuidados, e tatuagens também são encontradas dentro destas. Se você expuser suas cicatrizes ao sol, elas ficarão piores, e mais escuras.

9. Você esfoliará e hidratará sua pele

Para manter a pele saudável você deve hidratá-la e esfoliá-la com frequência. A hidratação lhe dará uma pele mais saudável e bonita, enquanto a esfoliação eliminará todas as células mortas.

Após o banho de sol, evite esfoliar a pele, pois ela se torna mais sensível, mas não se esqueça de mantê-la sempre hidratada. Os cremes trarão frescor logo após um bronzeado.

10. Você não abusará do seu fototipo

Se você acha que por ter a pele escura não se bronzeia facilmente, não abuse. Você pode não ver sua pele bronzeada, mas de igual modo, os raios ultravioleta penetram nela e podem danificá-la.

Não use bronzeadores ou aceleradores em excesso, se você é fototipo 1.  Não se esqueça que a sua pele é a mais sensível de toda a escala!

Em conclusão, aproveite o verão com prudência. Essa diversão e descanso não significam colocar a saúde da sua pele em risco. Respeite estes 10 mandamentos e você terá uma pele bonita e um bronzeado saudável no próximo verão.