Adotar um cachorro para combater a nostalgia

Quando estamos separados de nossos entes queridos, sentimos falta deles e acreditamos que viver sem eles é impossível. No entanto, um estudo mostrou que o melhor remédio para combater a saudade é adotar um cachorro.
Adotar um cachorro para combater a nostalgia

Última atualização: 03 Setembro, 2021

Podemos definir a nostalgia como a dor ou desconforto após perder algo ou alguém que amamos muito. Segundo Freud, quando isso acontece, acreditamos que uma parte de nós foi com eles, de modo que, às vezes, essa emoção pode piorar até virar uma depressão. Portanto, vale a pena saber como lidar com isso e aprender algumas estratégias para combater a nostalgia.

A cultura popular nos diz que, em um momento de perda, é melhor procurar algo ou alguém em quem derramar todo esse amor. Um amor que ficou sem destinatário, mas que continua existindo.

Um dos conselhos mais difundidos é o da aquisição de um animal de estimação. O mais comum é escolher um cachorro, pela sua fidelidade e sua capacidade de amar.

Bom, essas teorias, que vêm de boca em boca, foram demonstradas cientificamente. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de British Columbia (Canadá) confirmou isso com um estudo de campo.

Os alunos que precisam morar longe de casa para completar os estudos universitários superam melhor a separação quando têm um cachorro para combater a saudade de casa.

A consequência direta disso é que seus resultados acadêmicos são melhores.

A terapia assistida por cães ajuda a fazer a transição do ensino médio para a faculdade

Menina com seu cachorro

Os pesquisadores coletaram informações em 44 universidades.

Eles selecionaram alunos de primeira viagem que afirmavam sentir saudades de casa. Eles foram convidados a preencher um questionário para medir a saudade de casa, bem como a conexão e o vínculo com a vida no campus.

Para continuar, um grupo foi escolhido para fazer terapia com animais. Enquanto isso, o outro grupo estaria à espera da sua vez, passadas oito semanas.

Os jovens do primeiro grupo passaram 45 minutos por semana em contato com pequenos grupos de cães para combater a saudade de casa.

Após 8 semanas, todos os indivíduos do estudo preencheram novamente o formulário do início.

Os resultados foram esclarecedores: os do primeiro grupo reduziram consideravelmente a melancolia e apresentaram um humor melhor. Por sua vez, as pessoas que não tiveram essa ajuda agravaram o seu desconforto.

Graças a isso, uma nova via de intervenção foi aberta para esses casos. Esta boa notícia é muito mais importante do que pode parecer à primeira vista.

Além do efeito positivo nas histórias individuais dos alunos, isso pode fazer diferença nas nossas. Muitos desses alunos são muito inteligentes, porém, sem a presença de um cachorro para combater a saudade, seu desempenho nos estudos vai diminuir.

Podemos acabar perdendo um cientista revolucionário, um economista transformador ou um romancista inovador.

Por que é importante combater a nostalgia?

Mulher triste olhando pela janela

Precisamos combater a nostalgia porque ela nos leva a olhar para trás com demasiada frequência. É no passado que está o que sentimos falta, e é para lá que queremos voltar.

Assim, qualquer acontecimento presente carece do brilho que nossas memórias apresentam. Da mesma forma, o futuro nos parece um horizonte confuso, muito distante.

De alguma maneira, ainda vivemos naquele ontem pelo qual tanto ansiamos. Portanto, o hoje e o amanhã não importam.

Quando a melancolia se torna um estado generalizado, em vez de um lugar para caminhar de vez em quando, deixamos de lado os nossos projetos de vida.

Assim, se a nostalgia o mantém preso desde os 18 anos, você perde as diferentes oportunidades que a vida lhe oferece. Não é que você as descarta, o que acontece é que você não as vê.

Nesse sentido, você não acompanha as aulas com a atenção que deveria, nem reflete com a clareza que deseja, nem experimenta a paixão que esperava ter quando decidiu empreender esta nova jornada.

Portanto, é imprescindível iniciar mais pesquisas nessa área, principalmente junto à população jovem. A capacidade dos jovens de se apegar à vida e ao amor é essencial para as novas gerações.

Pode interessar a você...
Como escolher um animal de estimação ideal para uma família?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como escolher um animal de estimação ideal para uma família?

A maioria acredita que a adoção de um animalzinho é muito positiva para todos. Mas, como escolher um animal de estimação ideal para a família?