5 ideias para fazer uma casinha para o seu animal de estimação

Você quer dar ao seu animal um belo lugar para dormir? Descubra algumas ideias muito práticas e bonitas para construir uma casinha para ele.
5 ideias para fazer uma casinha para o seu animal de estimação

Última atualização: 12 Julho, 2021

Embora exista um grande mercado dedicado a produtos para animais domésticos, com criatividade e engenhosidade é possível alcançar excelentes resultados por conta própria. Neste artigo vamos compartilhar 5 ideias para fazer uma casinha para o seu animal de estimação, garantindo um local confortável e adequado para o seu descanso.

Ter um animal de estimação em casa pode trazer muitos benefícios para a família, pois promove a responsabilidade nos filhos, ajuda a diminuir a ansiedade, oferece companhia e carinho e, no caso dos cães, estimula a prática de exercícios físicos na hora de passear. No entanto, eles são uma grande responsabilidade, pois o seu bem-estar deve ser garantido com os devidos cuidados.

De acordo com a plataforma de dados Statista, os animais de estimação mais populares na Europa são os cães e os gatos. Essa tendência é replicada no resto do mundo. Em 2018, havia mais de 76 milhões de cães e 58 milhões de gatos nos Estados Unidos, de acordo com informações da Associação Americana de Medicina Veterinária.

Por que é importante que seu animal de estimação tenha a sua própria casinha?

Quando você tem um animal de estimação em casa, é importante entender que eles não são iguais aos humanos. Como espécie, cada animal tem necessidades diferentes, que no caso dos animais de estimação, devemos ajudar a satisfazer.

A hierarquia e o território são importantes para os cães, por isso eles valorizam a liderança e o seu próprio espaço. Por sua vez, os gatos costumam ser independentes e também gostam de ter o seu próprio cantinho.

Em geral, as áreas próprias dos animais de estimação, como casinhas ou camas, permitem que eles encontrem um espaço seguro onde se sintam confortáveis, protegidos e calmos. Além disso, proporcionam o conforto necessário para descansar e se proteger do frio ou do calor.

Assim como nosso quarto e cama nos oferecem um local privado para um bom descanso, os animais de estimação devem ter seu espaço para descansar, dormir e levar seus brinquedos.

Além disso, os animais de estimação devem ter sua própria cama para evitar a propagação de doenças, como as causadas por ácaros e pulgas. A Sociedade Espanhola de Imunologia Clínica, Alergologia e Asma Pediátrica indica que os alérgenos de cães e gatos permanecem no ar por muito tempo, e são encontrados principalmente nas suas fezes.

Portanto, para evitar a proliferação desses alérgenos, é aconselhável não os deixar dormir na mesma cama que os humanos e banhá-los com frequência. Da mesma forma, é importante fazer uma boa limpeza em casa com frequência.

Pulgas e ácaros
Para prevenir infecções humanas derivadas de pulgas e ácaros, é melhor que os animais de estimação tenham seu próprio espaço de descanso.

Ideias para fazer uma casinha para o seu animal de estimação

Com a crescente popularidade de ter um animal de estimação em casa, muitos dos produtos destinados a eles se tornaram caros. Porém, com um pouco de dedicação, é possível fazer a casa do seu animal de estimação e conseguir resultados muito bonitos e personalizados. Além disso, que maneira melhor do que mostrar a eles o nosso amor do que fazermos nós mesmos a sua caminha?

Independentemente do estilo que escolher, você deve colocar a casinha em uma área confortável, que não seja exposta à chuva e ao calor ou frio excessivo. Você pode colocá-la em um local da casa onde o animal possa interagir com a família e se sentir parte das atividades.

1. Estilo tenda

Existe uma maneira de fazer uma casa em formato de tenda ou em forma de triângulo que é muito boa para gatos. Para isso, são necessários 2 retângulos e um quadrado de madeira. O quadrado servirá de base e os dois retângulos devem ser unidos para formar o triângulo do telhado.

Para fazer essa união, é preciso fazer um corte do mesmo tamanho e no mesmo local nos dois retângulos. Então, esses cortes devem ser ajustados. É assim que o triângulo é formado.

Em seguida, o quadrado deve ser unido à base. Para ficar melhor para os gatos, você pode colocar algum material nas laterais que funcione como um arranhador.

2. Com um casaco velho

Usar um casaco ou suéter para fazer a cama do seu animal é muito fácil e permite reciclar uma roupa velha. Por estar impregnada com o seu cheiro, seu bichinho certamente vai gostar.

Primeiro, você precisa de uma almofada e algum tipo de acolchoamento, que pode ser feito com outros tecidos de roupas recicladas.

Em seguida, você deve passar a almofada pela parte larga da bolsa e costurar as bordas para lacrá-la. Depois, terá que preencher as mangas e juntá-las em forma de círculo, seguindo a borda da almofada que foi inserida no passo anterior. Para deixar mais estável, você pode colar as mangas contra a almofada.

3. Com paletes

Um palete é uma estrutura de madeira utilizada em áreas de carga. Eles geralmente são encontrados em lojas de alimentos ou de itens para o lar.

São muito funcionais porque têm a forma de tábuas de uma cama. Portanto, com alguns pregos ou cola de madeira forte, você pode unir vários e formar uma bela peça de mobiliário.

Da mesma forma, você pode escrever o nome do seu bichinho na madeira para decorar a casinha e criar pequenas gavetas entre os vãos que se formam na estrutura para guardar os seus pertences.

4. Com um pneu velho

Os pneus são um dos elementos mais poluentes e difíceis de se decompor. No entanto, eles podem ter uma vida útil mais longa se forem aproveitados para fazer a casa do seu animal de estimação. Com uma boa almofada dentro e um pouco de decoração, o resultado ficará excelente!

No entanto, se você não gosta da aparência do pneu, também pode optar por enchê-lo e, em seguida, forrá-lo. Desta forma, você não perceberá o que é, mas dará estabilidade à cama.

Reutilizando pneus velhos
A reciclagem de pneus é essencial porque eles são difíceis de decompor. Use-os como uma casa para os seus animais de estimação.

5. Com uma cômoda reciclada

Existem duas formas de aproveitar uma cômoda velha para fazer uma casa para o seu animal de estimação. Primeiro, você pode remover as gavetas e colocar uma almofada na base. Depois, você faz uma cortina que serve para cobrir e decorar.

A segunda opção é remover uma das gavetas e usá-la para construir a casinha do seu animal de estimação. Você pode obter uma espuma de um tamanho adequado para inserir e cobri-la com um bom tecido. Os tecidos impermeáveis ​​são boas opções porque facilitam a limpeza.

Limpar a casinha do seu animal é essencial

Depois de aprender a criar vários estilos de casinhas e camas que são ideais para animais de estimação, você deve fazer a manutenção adequada regularmente. Da mesma forma, é muito importante manter uma boa limpeza do ambiente, com desinfecção das almofadaslavagem frequente da roupa de cama. Desta forma, evitará os maus odores e a proliferação de bactérias.

Pode interessar a você...
Alimentação de cães e gatos: descubra os preferidos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Alimentação de cães e gatos: descubra os preferidos

A alimentação de cães e gatos é tão importante como qualquer outro tipo de cuidados que você dá a eles. Saiba quais são suas necessidades alimentar...