Mejor con Salud
 

Diga adeus às olheiras!

Dicas simples de máscaras à base de produtos naturais que são capazes de amenizar a incidência das olheiras. Não deixe de ler!
Diga adeus às olheiras!

As olheiras são na maioria das vezes um grande problema para quem as tem como um indicativo de cansaço. Elas aparecem devido à uma ação da melanina, pigmento responsável por dar cor a nossa pele. 

Causas das olheiras

Um dos motivos é a ocorrência de dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos. Com isso, a região acaba sendo irrigada com mais sangue, reforçando sua pigmentação.

Há casos em que a responsabilidade pelas olheiras recai sobre a carga genética. Claro que maus hábitos também pioram a incidência de olheiras.

Noites mal dormidas, alergias, estresse, fumo e até mesmo fadiga propiciam seu aparecimento.

Leia também: Pare de fumar com remédios naturais

Mas é possível acabar com este incômodo. Fique atenta às dicas:

Massageie os olhos

As massagens são responsáveis por relaxar qualquer área em que é feita e diminuir edemas, caso exista. No caso das olheiras, recomenda-se massagear a região dos olhos duas vezes por dia.

Evite o álcool

O álcool é um dos responsáveis pela retenção de líquido em nosso corpo. Tudo isso ocorre porque o álcool suga a água, o que ocasiona um inchaço maior na área dos olhos.

Juntamente com a redução do consumo de álcool, indica-se que aumente o consumo de água para evitar a retenção de líquidos.

10-beneficios-cerveja. Lindsey Gira
O álcool é um dos responsáveis pelo surgimento de olheiras, ele suga a água ocasionando um inchaço maior na área dos olhos.

Diminua o sal

Assim como o álcool, o sal também é prejudicial por reter mais líquidos. O motivo é o sódio presente em sua composição.

Ao reter líquidos, a região dos olhos incha, piorando a aparência das olheiras. Claro que não é necessário cortar totalmente o consumo de sal, até porque o sal contém iodo, elemento fundamental na prevenção de doenças como o bócio.

O ideal é evitar o excesso de sal. Em saladas, por exemplo, opte por molhos mais saudáveis ao invés de temperá-las com sal.

Tenha boas noites de sono

A expressão “sono de beleza” faz todo o sentido. Quantas vezes nos assustamos ao acordar com horrorosas olheiras? E isso não é à toa. Quando dormimos, a nossa pele se restaura.

E quando dormimos mal durante à noite, esse procedimento é interrompido e as olheiras surgem no dia seguinte.

Para isto, o ideal é que durmamos aproximadamente oito horas por dia, tempo suficiente para restaurar a pele.

wake up

Opte por água fria

Lavar o rosto com água quente não é a melhor opção. A água quente é responsável pela vasodilatação na região dos olhos. Já a água fria faz justamente o contrário; ela contrai os vasos sanguíneos, diminuindo inchaços e amenizando as olheiras.

Recomendamos a leitura: Conheça as vantagens em tomar um bom banho de água fria

Hidrate sua pele

A pele bem hidratada tem uma aparência mais bonita e mais saudável. E a hidratação na região do rosto é muito eficaz no tratamento das olheiras.

Quando hidratamos esta região, aumentamos a espessura da pele, diminuindo o aparecimento dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos.

Com isto, aquele arroxeado muito comum das olheiras tende a desaparecer.

Close up of human eye

Tratamentos naturais

A compressa com chá de camomila é excelente para diminuir as olheiras. Com ação anti-inflamatória e calmante, as compressas frias deste chá podem causar a contração dos vasos.

Para prepará-las, basta preparar o chá de camomila, sem açúcar, utilizando dois saquinhos ou uma porção de ervas frescas para 1 litro de água e levá-la à geladeira por 20 minutos em um recipiente que possa ser aplicado posteriormente nos olhos.

Caso não possua o recipiente adequado, basta utilizar algodão para absorver o chá e aplicar nos olhos.

O mamão e o leite são ótimos aliados. Bata meio mamão papaia com 100 ml de leite. Assim que alcançar consistente, aplique na pele; pode ser diretamente ou com o auxílio de uma gaze. Deixe agir por quinze minutos. 

Indica-se para peles secas o leite integral, já para as peles oleosas, o leite desnatado. Esta prática pode ser feita uma vez por semana.

Mais tratamentos

pepino. cathy.scola

Por fim, a receita mais tradicional para acabar com as olheiras é a famosa máscara de pepinos. Em quantos filmes de Hollywood não vimos beldades e madames surgirem com o rosto adornado por pepinos?

A explicação é simples: o pepino ajuda a amenizar as olheiras, isso porque sua temperatura é menor do que a temperatura de nossa pele, o que afeta os vasos sanguíneos da região e diminui o roxo.

O pepino também é diurético, o que quer dizer que ajuda na regeneração celular, além disso, os ácidos que contém podem diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Fazer a máscara é muito fácil e rápido, basta cortar duas rodelas finas de pepino e aplicar nos olhos por 20 minutos.

Para tornar a técnicas mais eficazes, podemos deixar o pepino na geladeira por alguns minutos antes de aplicar e voilà! Diga adeus às olheiras!

As melhores dicas para evitar o brilho no rosto

As melhores dicas para evitar o brilho no rosto

Se você tiver a pele oleosa e estiver cansada do brilho no rosto, nós diremos o que poderá fazer na sua rotina diária para evitar isso.