Pare de fumar com remédios naturais

· 30 de setembro de 2013
A aveia não é um tratamento específico para parar de fumar, mas ela nos ajuda a combater a ansiedade que surge quando largamos o cigarro e também evita que engordemos.

Há muitos anos, foi comprovado que o hábito de fumar é prejudicial para a saúde, tanto do fumante quanto daqueles que chamamos de fumantes passivos; ou seja, as pessoas que convivem e permanecem ao redor de quem fuma constantemente. Por isso, é muito importante deixar de fumar.

Definitivamente, essas são razões mais que suficientes para fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para deixarmos de uma vez por todas o consumo de tabaco.

Sendo assim, apresentaremos a seguir 10 remédios naturais que podem ajudar a deixar esse péssimo hábito!

1. Hipnoterapia para deixar de fumar

A hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose para ajudar a superar alguns hábitos mediante estímulos. Dessa forma, dentre os problemas que poderiam ser solucionados utilizando esse método, encontramos precisamente o tabagismo.

Vários estudos têm sido realizados para comprovar a eficácia dos tratamentos de hipnoterapia a fim de acabar com o vício. Foi possível notar mudanças interessantes em, pelo menos, 40% a 70% dos pacientes.

2. Ginseng

Esta é uma das plantas conhecidas mais efetivas para tratar o problema do tabagismo, facilitando o abandono do vício. Isso porque o Ginseng inibe a liberação de dopamina, que é um neurotransmissor encarregado de oferecer uma sensação de prazer e bem-estar, estimulada pela nicotina.

Raiz de Ginseng para deixar de fumar
(Foto: Lachlan Towart/ Flickr.com)

3. Acupuntura

Certamente, todos os fumantes conhecem muito bem o verdadeiro problema quando tentam deixar de fumar. Além da abstinência, existem também algumas consequências para o fígado, por exemplo.

No entanto, por sorte, todos estes problemas têm solução através da acupuntura; uma terapia alternativa sem dúvida útil que ajuda no bom funcionamento de vários órgãos, o que inclui o próprio fígado.

Acupuntura para deixar de fumar
(Foto: Acupuntura-Barcelona/ Flickr.com)

4. Chiclete

Esse é um dos truques mais utilizados em tratamentos para deixar o cigarro. No entanto, sua efetividade depende em grande parte da paciência. Acredita-se que ao manter a mente e a boca ocupadas, é possível obter uma sensação de bem-estar, facilitando assim o processo para parar de fumar.

Mas, atenção! Tenha cuidado com os chicletes que contêm açúcar, pois podem ser prejudiciais.

Chicletes para deixar de fumar
(Foto: Zolex Prod/ flickr.com)

5. Auriculoterapia

É uma forma de acupuntura específica, na orelha. Através deste tratamento é possível diminuir a ansiedade, ou seja, a parte mais difícil de superar em qualquer tratamento de vícios.

Além disso, também é ideal para ajudar a melhorar a saúde dos pulmões – que por óbvias razões são os mais afetados durante o consumo do tabaco.

6. Valeriana

Se consumirmos diariamente uma infusão de raiz de valeriana – especialmente um pouco antes de dormir –, certamente reduziremos a ansiedade, estresse e nervosismo, estados que nos induzem a fumar.

7. Lobélia

Lobélia é um gênero de plantas que possui mais de 400 espécies, conhecidas desde a antiguidade na cura de várias enfermidades, inclusive utilizadas para relaxamento e problemas respiratórios.

Sendo assim, é outra planta eficaz pra ajudar com os problemas de abstinência à nicotina. É muito comum encontrar esse gênero de planta como ingrediente principal de muitos produtos para deixar de fumar, mas também é possível consumi-la de outras maneiras. Uma delas é preparando infusões.

Entretanto, é de extrema importância se informar antes de fazer uso dessa planta e sempre consumir a dose indicada. Isso porque, em grandes quantidades, ela pode ser tóxica.

8. Aveia

A aveia é um alimento excelente para a dieta de pessoas que desejam parar de fumar, já que pode ajudar a diminuir a ansiedade. Mas, claro, é necessário saber que mediante seu consumo, não estaremos realizando nenhum tratamento especificamente, apenas mudando a alimentação a fim de alcançar o objetivo de parar de fumar.

Ou seja, a mudança da alimentação sozinha não basta, e nem o uso de tratamentos homeopáticos ou naturais, sem a mudança dos hábitos alimentares.

Leia também: O quão efetiva a aveia é para controlar o colesterol

Aveia para deixar de fumar

9. Gengibre

A raiz de gengibre é eficaz para tratar náuseas e ansiedade que podem surgir assim que o paciente deixa de fumar. Além disso, ajudar a desintoxicar o organismo.

Gengibre para deixar de fumar
O gengibre é uma ótima maneira de desintoxicar o organismo.

10. Pimenta Caiena

A pimenta caiena pode ser utilizada especialmente quando o desejo de fumar torna-se incontrolável. Além disso, pode ajudar a aliviar e prevenir os efeitos prejudiciais que o cigarro provoca nos pulmões.

Leia também: Pomada de pimenta caiena para tratar as varizes

Pimenta caiena para deixar de fumar
(Foto: Ferryfb/ Flickr.com)

LEMBRE-SE

Estes remédios naturais têm demonstrado resultados em pacientes que experimentam – uns mais eficazes que outros. Entretanto, depende especialmente da rigorosidade e força de vontade de cada um para chegar a um objetivo que, sem dúvida, é mais complexo do que parece.

  • Barnes, J., Dong, C. Y., Mcrobbie, H., Walker, N., Mehta, M., & Stead, L. F. (2010). Hypnotherapy for smoking cessation. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1111/anec.12356