O que acontece em seu corpo quando você toma água em jejum?

· 28 de dezembro de 2016
Pode parecer complicado consumir quatro copos de água em jejum, mas poderemos ir fazendo isso de maneira gradual, até que nosso corpo se acostume. Notaremos os benefícios.

Beber água em jejum é um hábito fortemente arraigado na cultura da maioria dos japoneses.

Ainda que, certamente, a genética também influencie, sem dúvida este hábito é algo que os ajuda a se manterem magros, energizados e saudáveis.

Está comprovado que beber água em jejum ajuda a remediar uma grande variedade de transtornos corporais.

Diferentemente de outros lugares, no Japão não se sofre, em grande medida, de problemas como a obesidade ou a diabetes.

Mas, como a água atua sobre meu corpo em jejum? Estas são as respostas:

Ajuda a eliminar as toxinas do seu corpo

água em jejum

A água estimula naturalmente os movimentos do intestino. Durante a noite, seu corpo realiza um processo de reparação e se encarrega de jogar fora todas as toxinas acumuladas.

Por essa razão, quando você bebe água com o estômago vazio, ajuda seu corpo a se desfazer das toxinas danosas para que o corpo possa estar fresco e saudável.

Beber muita água pode ajudar você a aumentar a produção de células musculares e de novas células sanguíneas. Ambas ajudarão seu organismo a se livrar das toxinas.

Melhora seu metabolismo

água em jejum

Beber água em jejum permite que seu metabolismo aumente em, pelo menos, 24%. Se você está numa dieta restrita, uma taxa maior no funcionamento de seu metabolismo significa que seu sistema digestivo trabalhará a seu favor.

Você será capaz de seguir sua dieta com maior facilidade ao digerir os alimentos mais rápido. Beber água imediatamente depois de se levantar também lhe permite purificar seu cólon.

Com este hábito, você estará tornando mais fácil para seu corpo absorver os nutrientes.

Ajuda a perder peso de maneira saudável

  • Quando você bebe água de estômago vazio, também libera seu corpo de toxinas e melhora seu sistema digestivo.
  • Isso fará com que você sinta muito menos fome e reduza em grande medida a sensação de ter desejos por certas comidas, como doces.
  • Por sua vez, ajudará a evitar o aumento de peso causado por comer em excesso, por causa da ansiedade e de outros fatores.

Alivia a acidez e a indigestão

A indigestão pode ser provocada pelo aumento da acidez que você tem no estômago. Se você sofre regularmente de acidez estomacal, beber água em jejum reduzirá o problema em grande medida.

Quando você bebe água com o estômago vazio, os ácidos que subiram são empurrados para baixo e dissolvidos. Com isso, o problema é solucionado.

Além disso, você prepara seu estômago para o café da manhã.

Melhora a aparência e a saúde da pele

A desidratação é uma das principais causas do aparecimento de rugas prematuras e poros profundos na pele. Por isso, consumir água protegerá seu corpo.

Leia também: 4 máscaras simples para atenuar as rugas

Beber duas xícaras de água com o estômago vazio aumenta o fluxo sanguíneo sob sua pele e faz com que ela fique mais radiante.

Por outro lado, beber mais água durante todo o dia vai garantir que seu corpo libere corretamente as toxinas.

Promove a saúde, o brilho e a maciez dos cabelos

água em jejum

Além de afetar sua pele, a desidratação pode ter impactos graves no crescimento de seu cabelo. Beber água é muito importante se você quer ter cabelos nutridos de dentro para fora.

Leia também: Como preparar um soro caseiro para aliviar a desidratação

A água constitui cerca de uma quarta parte do peso total de uma fibra de cabelo. Isso significa que, se você bebe pouca água, seus cabelos se tornarão quebradiços e muito finos.

Nunca é demais dizer que você deve beber água suficiente todos os dias. Se fizer isso com o estômago vazio, poderá melhorar a aparência e a saúde de seus cabelos em pouco tempo, e quase sem esforço.

Previne o aparecimento de cálculos renais e as infecções da bexiga

Beber água em jejum é realmente importante quando se trata da saúde de seus rins e bexiga.

É um fato que beber água em jejum faz com que seu corpo dilua mais facilmente os ácidos que provocam os cálculos renais.

Quanto mais beber água, mais você protegerá seu organismo de vários tipos de infecções produzidas pelo acúmulo de toxinas que ocorre na bexiga.

Fortalece seu sistema imunológico

Beber água em jejum limpa e equilibra seu sistema linfático. Isso faz com que seu sistema imunológico funcione muito melhor.

Um sistema imunológico forte o manterá a salvo e evitará que sofra de diversas doenças.

Tudo isso se traduz numa diminuição da frequência com a qual você adoece.

Como devemos tomar a água em jejum?

Tudo o que você deve fazer é beber três ou quatro copos de água ao despertar, sem ter escovado os dentes nem tomado café da manhã. Espere pelo menos 45 minutos antes de comer algo.

Procure beber água, pelo menos, 30 minutos antes de comer e não beba de novo durante 2 horas após a refeição.

Beber quatro copos de água em jejum pode não ser fácil, mas a verdade é que pode ajudar muito.

Tudo o que você deve fazer é começar com a quantidade que seu corpo suportar e ir aumentando gradualmente até conseguir beber os quatro copos.

  • Goldhamer, A., Lisle, D., Parpia, B., Anderson, S. V., & Campbell, T. C. (2001). Medically supervised water-only fasting in the treatment of hypertension. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics. https://doi.org/10.1067/mmt.2001.115263