7 motivos para beber mais água

26 de janeiro de 2019
Você já tentou resolver seus problemas de indigestão ou constipação com água? Em vez de recorrer a produtos químicos ou tratamentos agressivos, este fluido pode nos ajudar a resolver várias complicações.

Você sabia que ingerindo água adequadamente é possível purificar o corpo, melhorar a digestão, perder peso mais facilmente, aliviar a enxaqueca, ter uma pele mais bonita, combater a fadiga ou melhorar a prisão de ventre?

E seus benefícios não param por aí. Afinal, embora existam muitos tipos de remédios e tratamentos para estes problemas, melhorar a ingesta de água sempre será muito benéfico.

Assim, descubra neste artigo 7 motivos interessantes e muito específicos para tomar mais água. Experimente!

1. Para ajudar na depuração do organismo

Mulher bebendo água

Além de ser fundamental para quem quer se depurar, também é uma forma natural e econômica de atingir o objetivo e eliminar as toxinas que se acumulam em diferentes partes do corpo.

Estas substâncias tóxicas a longo prazo podem causar doenças, e por isso, é essencial ajudar nosso corpo a eliminá-las.

Beber entre um e quatro copos de deste líquido em jejum, meia hora antes do café da manhã, ajuda a ativar as funções do corpo e melhorar sua capacidade desintoxicante.

Também podemos adicionar um pouco de suco de limão. Entretanto, somente a água já é muito eficaz.

Leia também: Como eliminar os metais pesados do seu organismo?

2. Melhorar a digestão

Beber um copo de água vinte minutos antes de cada refeição é excelente para ativar o sistema digestivo e evitar desconfortos tais como, por exemplo, azia, gases ou sensação de estômago pesado.

Além disso, assim nós evitaremos beber durante a refeição, já que não é aconselhável tomar muita água junto com alimentos.

Em episódios de indigestão pode-se tomar pequenos goles de água a cada dois minutos de forma contínua.

3. Hidratar a pele

Beber água entre as refeições nos ajuda a ter uma pele saudável, brilhante e livre de impurezas. De fato, pode ser tão eficaz quanto muitos hidratantes.

Por outro lado, problemas dermatológicos tais como psoríases, dermatites ou eczemas também podem melhorar significativamente com o uso deste extraordinário líquido.

Basta nos acostumarmos a beber pelo menos um litro e meio de água por dia.

4. Ativar o metabolismo7-tratamentos-naturais-para-os-quais-voce-so-precisa-de-agua2

Você suspeita que possui um metabolismo lento porque demora para perder peso ou se sente cansado com frequência?

Existem muitos alimentos que nos ajudam a acelerar o metabolismo (por exemplo, óleo de coco, a pimenta caiena ou o café). No entanto, não subestime o que a água pode fazer por você de duas maneiras:

  • Beba-a durante todo o dia.
  • Tome banho frio, ou alternando entre frio e quente.

Estes dois conselhos são muito mais eficazes do que alguns tratamentos e, além disso, não há risco de efeitos colaterais. Ainda, te ajudarão a perder peso mais facilmente e se sentir com muito mais vitalidade.

5. Aliviar a enxaqueca

Embora a enxaqueca crônica requeira um tratamento específico e personalizado, quando sofremos de uma crise podemos aplicar uma técnica muito simples para a qual só precisamos de água.

Consiste em colocar os pés em um balde de água muito quente, na temperatura mais alta que puder suportar, mas sem se queimar, até que eles fiquem vermelhos e muito quentes.

Assim conseguimos aliviar o congestionamento que a enxaqueca causa na cabeça.

Primeiramente, colocamos os pés em água bastante quente por 20 ou 30 minutos e, em seguida, os secamos e os agasalhamos bem. Este remédio funciona de maneira imediata.

6. Água contra a prisão de ventreCopo de água

Este líquido também pode ajudar a prevenir a prisão de ventre se tivermos o hábito de bebê-la durante o dia, uma vez que, em muitos casos, o problema é resultado da falta de hidratação.

Se quisermos aliviar uma prisão de ventre pontual, em vez de tomar laxantes irritantes que podem afetar a nossa flora intestinal, recomendamos fazer uma simples lavagem intestinal ou enema.

Enema ou, popularmente conhecido como chuca, é uma técnica antiga onde só precisamos de um irrigador anal e de água.

Visite este artigo: Menus para aliviar a prisão de ventre que você vai gostar

7. Aliviar a fadiga

Como dissemos, a água ajuda a ativar o metabolismo e alivia a fadiga, seja bebendo-a ou usando-a para tomar um banho frio.

Há também outro antigo remédio que consiste em banhar com água fria os membros superiores, dos antebraços até os cotovelos.

Os mergulhamos, tiramos, secamos e repetimos isso várias vezes.

Esta técnica é ideal para as pessoas friorentas que não querem tomar um banho frio em todo o corpo, mas que precisam aumentar os seus níveis de energia e vitalidade.

  • Bruni, J. C. (1993). A água e a vida. Tempo social, 5(1/2), 53-65.