A enxaqueca: 8 causadores que você provavelmente está ignorando

22 de julho de 2016
Você sabia que mais ou menos horas de sono do que o recomendado pode levar ao aparecimento da enxaqueca? É importante respeitar os horários para evitar este problema.

A enxaqueca é caracterizada por causar dor de cabeça severa, às vezes nas têmporas, testa ou ao redor dos olhos. Entretanto, sua maior aparição se dá em um lado da cabeça.

Normalmente a enxaqueca vem acompanhada de outros sintomas, como, por exemplo, hipersensibilidade à luz, intolerância ruído e náuseas e vômitos

Ao contrário das dores de cabeça, esta condição piora com o passar horas e pode se tornar uma causa de deficiência.

Na verdade, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a enxaqueca é uma das 10 doenças mais incapacitantes para a população mundial.

Em alguns casos, a dor pode se estender por até 72 horas e dificilmente consegue ser aliviada com analgésicos.

Ainda que não se saiba exatamente como se desenvolve, acredita-se estar relacionada com alterações hormonais que causam a pressão dos vasos sanguíneos.

8 principais fatores que podem desencadear a enxaqueca e devem ser evitados.

1.Ingerir alimentos enquanto você trabalhaMulher com enxaqueca por comer enquanto trabalha

As refeições devem ser respeitadas, mas, por vezes, devido a vários compromissos alguns as ignoram ou comem enquanto fazem outras atividades.

Isso tem sido associado a um aumento da dor de cabeça e outros sintomas da enxaqueca. Aparentemente, a distração ocasionada faz com que o cérebro diminua os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Veja também: Você sofre de dores de cabeça? Estes 10 alimentos pode ser a causa

2. Distúrbios do Sono

Dormir pouco ou exageradamente pode desencadear este problema de saúde. Uma vez que não damos ao corpo as horas necessárias de sono, muitas das funções desenvolvidas neste período são deixadas pela metade.

O problema é que, não apenas há a falta de concentração, como também há um forte sentimento de fadiga e enxaqueca que impedem realizar as atividades quotidianas.

Além disso, aparecem também quando dormimos em excesso. Afinal, isso faz com que os ritmos de vida mudem, alterando o funcionamento biológico do corpo.

3. Beber álcool em excessoÁlcool causa enxaqueca

O consumo excessivo de álcool pode aumentar em até 30% os episódios de enxaqueca.

O etanol, um dos compostos destas bebidas, faz com que o corpo sofra uma desidratação e tenha desequilíbrios nos níveis de líquidos.

Como resultado podem ocorrer problemas de circulação, diminuição da oxigenação do cérebro e dor de cabeça severa.

4. Comer fast food e lanches rápidos

Embora seja o fator mais ignorado, a dieta tem muito a ver com o aparecimento constante da enxaqueca. Uma dieta pobre aumenta o risco de dores de cabeça e sintomas como a fadiga e sensibilidade.

Portanto, fast food, lanches rápidos e muito dos alimentos processados geram reações negativas a nível físico e mental. Isso porque o glutamato monossódico, um realçador do sabor, encontrado no sal de cozinha, comida chinesa, etc, causam descontroles nos processos inflamatórios do corpo que provocam esse tipo de problema.

5. Odores fortesPerfume que pode desencadear enxaqueca

Muitas vezes, aqueles que sofrem com constantes quadros de enxaqueca têm recaída quando eles percebem um odor estranho ou muito intenso. Ou seja, perfumes, purificadores de ar ou alguns químicos em produtos de uso diário podem gerar essa reação.

6. Alterações climáticas

A mudança brusca de temperatura pode desencadear um número de consequências adicionado no corpo, tais como, por exemplo, o enfraquecimento do sistema imunológico, resfriados e dores de cabeça.

Ir do quente para o frio, ou vice-versa, faz com que algumas pessoas sofram de enxaqueca, pelas substâncias que são liberadas.

7. Ruídos altos ou luzes brilhantesMulher com enxaqueca por causa do barulho

A exposição prolongada a sons muito altos ou luzes brilhantes faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, resultando nesta desordem.

A tensão e o estresse que causam fazem este efeito ocorrer. Além disso, pode ocorrer também por causa do sol.

Recomendamos que você leia: Elimine o colesterol e limpe a corrente sanguínea com esta antiga receita chinesa

8. Estar acima do peso ou obeso

Muitos não estão cientes de todas as consequências do fato de ter uma falta de controle do peso corporal.

Tanto o excesso de peso quanto a obesidade aumentam o risco de doenças cardiovasculares e outras condições nos principais sistemas do organismo.

Sendo uma das principais causas de problemas circulatórios, não é de estranhar que também influenciam nos constantes casos de enxaqueca.

Portanto, após conhecer as possíveis causas da enxaqueca é importante que você analise seus hábitos e identifique se está exposto a alguns deles.

Se for assim, tente aumentar as medidas de prevenção para evitar ter de sofrê-la continuamente.

 

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Atlas of headache disorders and resources in the world 2011. 2011.
  • ARAUJO, Lisiane Bizarro; GOMES, William Barbosa. Adolescência e as expectativas em relação aos efeitos do álcool. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 1 (1998), p. 5-33, 1998.
  • PERES, Mario Fernando Prieto et al. Primary headaches in obese patients. Arquivos de neuro-psiquiatria, v. 63, n. 4, p. 931-933, 2005.