Ácido ascórbico: usos e benefícios

24 de julho de 2019
Os integrantes  da indústria usam ácido ascórbico para elaborar diferentes fórmulas farmacêuticas e comprimidos de vitamina C.    

O ácido ascórbico, conhecido comumente como vitamina C, é um composto com alta capacidade antioxidante. O efeito antioxidante de uma substância refere-se à capacidade de retardar ou impedir a oxidação de outras células.

Acredita-se que o estresse oxidativo contribua para o desenvolvimento de uma ampla gama de doenças. Em muitos casos, não está claro se os oxidantes desencadeiam a doença, ou se ocorrem como consequência dela.

De qualquer maneira, é muito importante que tenhamos o sistema antioxidante em condições adequadas para o bom funcionamento do nosso organismo e para prevenir possíveis transtorno.

O consumo de ácido ascórbico também tem sido associado à formação de um escudo protetor contra infecções e vírus. Além disso, é um coadjuvante muito eficaz na absorção de ferro e no fortalecimento do sistema ósseo.

Aspectos físicos do ácido ascórbico

Frutas com vitamina C

Trata-se de um elemento que se encontra livre na natureza, especialmente no açúcar de frutas, vegetais e, em menor grau, em proteínas. Tem um aspecto, quando está isolado, como pó ou cristais amarelados. É incolor, inodoro, sólido e solúvel.

É uma vitamina antioxidante essencial, cujo pH é de 2,1 a 2,6. Portanto, como o próprio nome sugere, é uma substância ácida. Seu caráter ácido vem do seu conteúdo de hidrogênio ácido. Como já dissemos, é solúvel em água, assim como sua apresentação comercial como vitamina C.

Para que é utilizado o ácido ascórbico?

Esta substância é usada em diferentes indústrias. Por isso, as aplicações apresentadas são diferentes de acordo com os objetivos dessas empresas. Nesse sentido, distinguimos:

Indústria cosmética

Como já dissemos, o ácido ascórbico é um ótimo antioxidante. Esta propriedade é de grande utilidade na hora de fabricar produtos cosméticos, a fim de estimular a atividade das enzimas regenerativas dos tecidos e produtores de colágeno na pele.

Juntamente com a vitamina E, são os componentes essenciais em produtos de beleza anti-idade, entre outros.

Talvez você também esteja interessado em ler: Melhore sua digestão e alivie a inflamação com esta vitamina de mamão e leite de amêndoas

Indústria de alimentos

Esta substância está presente, em sua forma natural, em muitos alimentos, e é um nutriente fundamental para desfrutar de boa saúde e condição física. Mesmo assim, muitas pessoas não consomem as quantidades suficientes para cobrir as necessidades mínimas desse nutriente.

Por esta razão, os fabricantes de alimentos e as empresas de embalagem de bebidas introduzem este composto e seus sais minerais para reforçar a capacidade antioxidante dos alimentos.

Indústria farmacêutica

Os integrantes desta indústria utilizam o ácido ascórbico para fazer diferentes formas farmacêuticas ou para produzir comprimidos de vitamina C. Desde a descoberta dessa vitamina no ano de 1932, ela tem sido usada como suplemento nutricional e reforço de certos processos bioquímicos do organismo.

Estes suplementos são geralmente necessários para pessoas que não ingerem a quantidade necessária, uma vez que o corpo não é capaz de sintetizá-la por si só.

Benefícios do ácido ascórbico

Alimentos com vitamina C

Os benefícios desse nutriente estão muito relacionados com o uso que damos a ele. Nesse sentido, é essencial para o cuidado da pele. Seus efeitos podem ser notados quase que imediatamente devido ao seu conteúdo antioxidante. Desta forma, retarda o envelhecimento da pele.

Além disso, também estimula a produção de colágeno natural, o qual melhora a aparência da pele e dos tecidos. O colágeno é uma substância proteica instável que requer hidroxilação para poder regenerar os danos no organismo.

Se não houver colágeno suficiente, os órgãos e tecidos do corpo começam a degenerar-se. É por isso que, se você não tem ácido ascórbico suficiente, é mais provável que sofra de escorbuto, uma doença que afeta a pele, as gengivas, e os cabelos.

Por outro lado, é essencial para o bom funcionamento do metabolismo, já que ajuda a metabolizar as seguintes substâncias:

  • Colesterol
  • Ácidos biliares.
  • Aminoácidos.
  • Carboidrato.

Além disso, o ácido ascórbico favorece a digestão de outra série de substâncias, bem como a manutenção de estruturas ósseas em perfeitas condições. Fortalece os dentes, mantendo-os saudáveis, por exemplo.

Leia também: Diferenças entre artrite, artrose e osteoporose que valem a pena conhecer

Outros benefícios do ácido ascórbico são a capacidade de melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos, tendões e ligamentos, e a ajuda que proporciona para a vasodilatação e a prevenção da coagulação.

Desta forma, ajuda as pessoas com hipertensão e arteriosclerose, evitando problemas isquêmicos.

Conclusão

Em conclusão, o ácido ascórbico ou vitamina C é um composto fundamental no nosso organismo. Devemos garantir a ingestão de quantidades necessárias através de uma dieta balanceada, embora, se isso não for possível, podemos pedir ao médico que indique suplementos.

  • Vannucchi, H., & Rocha, M. de M. (2012). Vitamina C ( ácido ascórbico ). ILSI Brasil – International Life Sciences Insyitute Do Brasil. https://doi.org/10.1016/B978-84-9113-015-4/00050-2
  • Head, K. A. (1998). Ascorbic acid in the prevention and treatment of cancer. Alternative Medicine Review.
  • Michels, A. J. (2018). Vitamin C | Linus Pauling Institute | Oregon State University.