A importância de ter autoeficácia

29 de agosto de 2019
A autoeficácia é nutrida pelo desejo, motivação e objetivos que queremos alcançar, assim como pela capacidade que acreditamos ter para alcançá-los.

Isso significa que a autoeficácia depende muito do autoconceito que temos de nós mesmos. Quanto mais eu me considerar capaz de conseguir algo, poderei optar por muitas outras coisas e mais rico será meu caminho.

No caso de eu ter um baixo autoconceito de mim mesmo, o que acontecerá será que eu me conformarei. Assim, vou me instalar no piloto automático e não pretendo conseguir mais coisas, porque não me considerarei capaz.

É importante ter isso em mente, pois, se estamos nesse ponto, nosso crescimento pessoal está em standby. Isso significa que não estamos felizes, que estamos presos e que a motivação provavelmente não é uma palavra que está em nosso vocabulário.

Se você tem autoeficácia, você é seu melhor amigo

Autoeficácia fornece felicidade

Um dos grandes benefícios da autoeficácia é que você se torna seu melhor amigo. Você sabe que é capaz de alcançar o que propõe e que está de acordo com suas habilidades. No entanto, você também sabe que terá que trabalhar duro para obtê-lo.

Por mais capazes que nos sintamos, nesta vida nada vem como um presente. Portanto, se tivermos verdadeira autoeficácia, saberemos como nos motivar a avançar, mesmo que muitos obstáculos nos atinjam de volta.

Você não se dará palavras derrotistas, mas de encorajamento. Quando tudo lhe disser que você não pode, você se olhará no espelho e se perguntará: “Como você não pode? Tente mais, trabalhe mais, treine mais e você conseguirá”.

Tendemos a dizer a nós mesmos coisas ruins, a nos dizer sempre o pior. Mas uma pessoa realmente autoeficaz sabe que tudo o que é bonito, tudo o que é motivador e tudo o que vai ajudá-la a conseguir o que quer é ela mesma.

Se a sua motivação depende dos outros, assim como a sua vontade, você estará fadado ao fracasso. Portanto, se transforme em seu melhor amigo. A autoeficácia é uma verdadeira cura para a falta de autoestima.

Descubra ademais: O perigo de querer agradar a todos

Com autoeficácia você muda comportamentos e atitudes prejudiciais

A autoeficácia tem tanto poder que é capaz de fazer com que você mude comportamentos e atitudes prejudiciais que você não percebeu. Por exemplo, sabendo que você pode conseguir algo, você o fará em primeiro lugar, em vez de adiá-lo como a maioria das pessoas costuma fazer.

Isso te ajudará a não procrastinar. Mas, acima de tudo, te ajudará a agir para conseguir o que quiser. Por exemplo, alguém que não acha que é capaz de correr longas distâncias não vai se inscrever para uma maratona. No entanto, se este não for o seu caso, você experimentará algo novo que o fará crescer como pessoa e que lhe permitirá sentir-se bem.

Não perca: O que se esconde por trás do hábito de procrastinar?

Você assume o controle de sua vida

A autoeficácia faz com que tenhamos o controle de nossas vidas

Quando a autoeficácia faz com que você se sinta capaz de alcançar tudo o que você se propõe, você não se sentirá mais à mercê das circunstâncias, nem se considerará uma vítima do destino. Saberá que pode mudar o curso das coisas, se desejar. Porque o destino não está escrito.

Uma pessoa autoeficaz sabe que é ela quem escreve sua vida. Não tem por que se deixar levar se não te convém. Não precisa aceitar o que não gosta se não está te permitindo crescer.

Ninguém além dessa pessoa detém o controle. Assim, ela pode mudar sua situação com um simples “eu sou capaz”.

Isso, mesmo que pareça uma besteira, lhe dá um grande poder. Porque tudo nesta vida é um desejo, mas acima de tudo você toma ações e decisões.

Se não fizermos nada disso, certamente não seremos autoeficazes, pois não assumiremos o leme de nosso navio. Vamos deixá-lo nas mãos dos outros ou à deriva.

Você se considera uma pessoa autoeficaz? Você sabia o quão necessária é a autoeficácia para o crescimento pessoal? Não ficar preso, sentir-se capaz e alcançar o que queremos faz com que nossas vidas sejam significativas e não parem.

Por fim, as consequências da estagnação são tristeza, frustração, incapacidade de desfrutar e falta de objetivos e sonhos. Todos nós temos a capacidade de obter as coisas e seguir em frente. Nós não temos limites. A menos que nós mesmos nos coloquemos esses limites.