Os efeitos benéficos de ter amigos

19 de julho de 2019
Para aproveitar os efeitos benéficos da amizade não é necessário ter muitos amigos. O importante é que o laço que os una seja forte para enfrentar tanto os momentos bons como os ruins.

O ser humano é social por natureza, já que está rodeado de outros indivíduos e se relaciona com eles durante toda a sua vida. Em sua vida, cada pessoa tem um vínculo afetivo como familiares, companheiros de trabalho, parceiro e amigos. Assim, o fato de se relacionar com outros te permitirá desenvolver confiança. Hoje falaremos sobre os efeitos benéficos de ter amigos.

Na relação com os outros, a amizade faz parte do processo de socialização do indivíduo. A amizade é uma relação afetiva, marcada pela preferência, reciprocidade e afeto positivo compartilhado.

Os laços de amizade vão se construindo com o transcorrer do tempo. Quando somos crianças os amigos são colegas de brincadeiras, na adolescência a amizade é cumplicidade e ajuda mútua para alcançar objetivos. Na idade adulta, os amigos são feitos por compatibilidade de interesses e projetos de vida.

Cada amizade é diferente e faz parte das relações interpessoais dos seres humanos. As conversas serão diferentes de acordo com o grupo social que te rodeia, porque os interesses são variáveis. Não há tipos de amigos: todos fazem parte de seu ambiente e cada um trará coisas para sua vida.

Há momentos nos quais desejamos estar sozinhos, mas ter uma boa companhia sempre ajudará a enfrentar os problemas da vida.

Além disso, uma palavra de ânimo, felicitação ou agradecimento sempre servirá para acalmar os pensamentos.

Os amigos brindam momentos maravilhosos que marcarão a vida. Tristezas, alegrias, reuniões, viagens ou qualquer circunstância que te aconteça estarão rodeadas de amigos. Há amizades que perduram no tempo e outras que somente estarão por momentos específicos de sua vida: cada uma delas deve ser apreciada.

A vida com amigos é alegre e divertida, e as amizades ajudarão no bem-estar emocional. O que está esperando para fazer amigos? Compartilhe o tempo com outras pessoas e verá os efeitos benéficos de ter amigos.

«A amizade somente poderá acontecer através do desenvolvimento do respeito mútuo e dentro de um espírito de sinceridade»

-Dalai Lama-

Efeitos benéficos de ter amigos: aumentará a segurança e autoestima

Ter amigos nos traz felicidade

Ter amigos é parte do processo de socialização; ao interagir com eles, sua confiança e segurança aumentarão. Ademais, com os amigos poderá expressar o que pensa e ser como é, sem ocultar sua personalidade.

A amizade aumentará sua autoestima porque se sentirá amado e valorizado. Seus amigos expressarão com sinceridade o que gostam ou não em você; contudo, não se sinta atacado e aceite os comentários. A opinião de um amigo é muito valiosa.

Não perca a leitura: Um bom amigo: 7 coisas que ele faz

A confiança será a chave da amizade

O apoio de um amigo sempre será de grande ajuda em momentos difíceis da vidaOs laços de amizade irão se consolidando ao se apoiarem mutuamente e gerarão confiança através do tempo.

No entanto, se abusam da confiança, a amizade poderá estar em risco. A base da amizade é a confiança; portanto, não rompa o laço afetivo com ações negativas. Ademais, não compartilhe informação privada com os demais; esse amigo confiou em você para expressar seus problemas!

Outro dos efeitos benéficos de ter amigos é poder expressar seus sentimentos

Um dos efeitos benéficos de ter amigos é expressar o que se sente. Seu amigo será aquela pessoa que te escuta e aconselha no caso de você precisar. Uma palavra de ânimo ajudará a controlar as emoções.

Reprimir as emoções pode gerar estados depressivos e ansiedade. Por isso, é bom recorrer aos seus amigos e soltar as emoções como a tristeza e preocupação. Talvez existam algumas emoções que serão mais confortáveis de serem expressas com seus amigos do que com um conhecido ou até mesmo familiar.

Da mesma forma, considere que, ainda que queira desabafar, tampouco deverá chatear seus amigos com seus problemas. Cada um tem seus problemas para lidar. Respeite o momento e não se concentre no negativo.

Descubra ademais: Qual é a importância de expressar as emoções?

Aprenderá a respeitar o outro com suas qualidades e defeitos

Os amigos sempre estão nos momentos difíceis

Em uma relação de amizade existem diferenças de personalidades e pensamentos. Cada um tem seu caráter, pratica uma religião, tem ideia políticas e podem ser compatíveis ou não. Por isso, respeite as diferenças de seus amigos, não julgue e aceite-o com seus defeitos e virtudes. 

Além disso, o respeito fortalecerá a confiança entre ambos. Se não respeita seus amigos, tampouco praticará o respeito com os demais. Em suma, na diversidade de gostos e pensamentos está a essência de ter amigos.

Sorria e agradeça pelas amizades que te rodeiam. Os efeitos benéficos dos amigos alegrarão sua vida. Ainda mais, não está sozinha: os amigos são os irmãos que escolhemos durante o caminho. Compartilhe e desfrute momentos inesquecíveis com essa família que escolheste.

  • Huxhold, O., Miche, M., & Schüz, B. (2014). Benefits of having friends in older ages: Differential effects of informal social activities on well-being in middle-aged and older adults. Journals of Gerontology – Series B Psychological Sciences and Social Sciences. https://doi.org/10.1093/geronb/gbt029
  • Ladd, G. W. (1990). Having Friends, Keeping Friends, Making Friends, and Being Liked by Peers in the Classroom: Predictors of Children’s Early School Adjustment? Child Development. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1990.tb02843.x
  • Lundborg, P. (2006). Having the wrong friends? Peer effects in adolescent substance use. Journal of Health Economics. https://doi.org/10.1016/j.jhealeco.2005.02.001