A dieta dos 75 quilos que Gonzalo Higuaín fez na Itália

Por trás dos gols e das comemorações dos melhores artilheiros do mundo, há muito trabalho e dedicação. Este é o plano que Higuaín teve que cumprir para se manter válido em sua carreira.
A dieta dos 75 quilos que Gonzalo Higuaín fez na Itália
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Escrito por Fernando Clementin

Última atualização: 09 outubro, 2022

Gonzalo Higuaín, atacante que soube brilhar nos melhores times do mundo, anunciou sua aposentadoria do futebol profissional. Além de suas grandes conquistas, sua carreira também contou com momentos de esforço e resiliência, como quando teve que cumprir a dieta de 75 quilos.

O atacante franco-argentino soube vestir o uniforme de grandes clubes, como River Plate, Real Madrid, Juventus e AC Milan, entre outros. Em uma fase de sua carreira esportiva, as críticas por estar acima do peso o forçaram a uma configuração específica que, felizmente, lhe deu bons resultados.

O que é a dieta de 75 quilos?

A dieta 75 de Gonzalo Higuaín não é um plano de refeições em si, como a dieta paleo ou keto pode ser. Este regime de alimentação foi projetado para as necessidades específicas do jogador de futebol, que então jogava pela Juventus na Itália.

A premissa dessa dieta era que Higuaín, que tem 1,84 metro de altura, não deveria pesar mais de 75 quilos. Esse plano alimentar foi implementado pelo jogador desde sua chegada à Juventus em 2017, mas foi em 2019 que veio à tona publicamente na Itália.

Por volta desse peso, o atacante atingiu seu melhor nível com a camisa vechia signora. Em sua última temporada com a equipe italiana, quando sua forma física foi mais questionada, Pipa se despachou com 12 gols e 10 assistências em 53 jogos, dos quais não disputou todos.

Na Juventus, Gonzalo Higuaín seguiu a dieta de 75 quilos.
Foi na Juventus que Gonzalo Higuaín fez a dieta dos 75 quilos.

Alterações nutricionais da dieta de 75 quilos de Gonzalo Higuaín

O peso corporal é um dos indicadores mais importantes —mas não o único— na avaliação da forma física de um atleta. Isso tem uma relação direta com a estrutura física e altura. Com base nesses parâmetros, o peso ideal de uma pessoa pode ser calculado.

É claro que os requisitos para os atletas são um pouco maiores. No entanto, certas práticas conhecidas podem ter resultados notáveis, como ocorreu na dieta de 75 quilos de Gonzalo Higuaín.

Aqui estão algumas recomendações que ele seguiu para alcançar seu objetivo:

  • Eliminação do consumo de gorduras saturadas: embora possam ser boas para a saúde em quantidades moderadas, o jogador teve que eliminá-las de sua dieta para controlar seu peso.
  • Restringir ou diminuir os carboidratos: Quando não são usados para energia, esses nutrientes são armazenados como gordura. Por isso Higuaín precisava reduzir ao máximo seu consumo.
  • Aumento da ingestão de proteínas: além de importantes para o organismo, as proteínas são fundamentais para o desenvolvimento da massa muscular.

Por que algumas pessoas engordam mais facilmente?

Existem certas pessoas que, devido à sua genética e metabolismo, tendem a ganhar quilos com mais facilidade. Pode-se dizer que Gonzalo Higuaín, assim como muitos outros atletas, está nesse grupo. Isso o obrigou a cuidar de si mesmo mais do que outros jogadores ao longo do tempo.

Embora a parte genética tenha muito a ver com essa predisposição, existem outros fatores que podem ser ajustados para evitar o ganho de peso. Claro que uma delas é a alimentação, assim como a prática regular de exercícios físicos.

Outros fatores que também influenciam o ganho de peso são estresse e ansiedade, de acordo com um estudo publicado no Journal of Postgraduate Medicine. Por fim, quando a microbiota intestinal, ou seja, os micro-organismos que vivem nos intestinos, é alterada, o ganho de peso também é provável.

Gonzalo Higuaín teve grandes atuações com a Seleção Argentina.
Gonzalo Higuaín teve grandes atuações com a Seleção Argentina e culmina uma carreira que teve marcos notáveis.

Gonzalo Higuaín: um artilheiro que o futebol sentirá falta

Com 333 gols em mais de 700 jogos disputados —incluindo a final da Copa do Mundo de 2014 com a Seleção Argentina—, Gonzalo Higuaín soube conquistar um lugar entre os melhores jogadores dos últimos anos. Mesmo em suas últimas temporadas na liga americana, a MLS, seu desempenho foi muito bom.

El Pipa sempre competiu por uma posição em times que tinham grandes figuras, como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Karim Benzema. Além disso, deixou um exemplo de sacrifício e disciplina no esporte. Um crack completo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.