Eurocopa feminina: futebolistas femininas chamam a atenção do mundo
O futebol feminino terá um dos seus principais eventos mundiais no verão europeu: O Campeonato Europeu de Futebol Feminino. Esta competição terá lugar em Inglaterra e espera-se que ratifique o importante crescimento que a disciplina teve nos últimos anos.
Com a temporada já terminada para os clubes, as equipes preparam-se para disputar esta taça que é organizada de 4 em 4 anos desde 1997 e que tem a Alemanha como principal vencedora, com 8 troféus. Eles são seguidos pela Noruega com 2 e Holanda e Suécia com 1 cada.
Detalhes e contexto da Eurocopa Feminina 2022
O Campeonato Europeu de Futebol Feminino acontecerá entre quarta-feira, 6 de julho e domingo, 31 de julho. Alguns dos locais serão Londres, Manchester e Brighton; a final será disputada no lendário Estádio de Wembley.
16 equipes participarão da primeira fase, das quais as 2 primeiras de cada grupo avançarão para as quartas de final. A partir daí, a fase de eliminação será disputada em uma única partida.
O evento acontecerá em um momento em que o futebol feminino está em alta, o que consolida o empoderamento das mulheres neste esporte, historicamente dominado pela competição masculina. Atualmente, existem equipes femininas que chegaram a alcançar paridade salarial em relação à equipe masculina, como é o caso dos Estados Unidos.
Em setembro de 2021, a União Europeia de Futebol Associado (UEFA) anunciou que duplicaria o prémio monetário da Eurocopa 2022 em relação à edição de 2017. O total a partilhar será de 16 milhões de euros.
Isso foi tomado como um reconhecimento ao futebol feminino, mas na realidade também é algo que foi conquistado. Na última edição da UEFA Women’s Champions League, houve recorde de público.
A marca histórica ocorreu em 2 jogos:
- Primeiro, nas quartas de final, na partida entre FC Barcelona e Real Madrid, que contou com a presença de 91.553 pessoas.
- Depois, o recorde foi batido em mais uma partida do time culé em casa, na semifinal contra o Wolfsburg, que foi assistida por 91.648 espectadores.
Da mesma forma, os números em termos de espectadores também cresceram. Contando todas as plataformas que transmitem o evento online, mais de 55 milhões de espectadores assistiram as partidas.
Principais figuras que vão competir
Como em qualquer competição desportiva, a Eurocopa Feminina contará com algumas estrelas que irão reter os olhos de especialistas e adeptos. Há alguma unanimidade em relação a esses nomes e aqui listamos um de cada grupo.
Alexia Putellas
A médio do FC Barcelona é a mais recente vencedora da Bola de Ouro, prémio atribuído pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a melhor jogadora do mundo. Além disso, ela é uma referência para a equipe espanhola, apesar de sua juventude, 28 anos.
Putellas vem de uma temporada fantástica com o Barcelona tricampeão da Liga, Copa e Supercopa. Sua equipe, a Espanha, dividirá o grupo B com Alemanha, Dinamarca e Finlândia.
Ellen White
White é jogadora da seleção da Inglaterra, que disputará o Grupo A contra Áustria, Noruega e Irlanda do Norte. A jogadora do Manchester City é uma das artilheiros do continente e já disputou 3 Copas do Mundo.
Lieke Martens
No grupo C, formado por Holanda, Portugal, Suécia e Suíça; a figura de destaque da Eurocopa feminina será Lieke Martens. Companheira de Putellas no FC Barcelona, a atacante se destacou na equipe holandesa que venceu a última edição do torneio, sendo também o anfitrião.
Nessa competição, Martens marcou 3 gols —um deles na final— e deu 2 assistências. Como se isso não bastasse, ela foi eleita a melhor jogadora desse torneio.
Wendie Renard
Por fim, no grupo D, destaca-se a presença de Wendie Renard, defensora da França, considerada uma das melhores do mundo em sua posição. Ela terá que enfrentar Itália, Bélgica e Islândia com sua equipe.
Renard vem de ser uma figura do Olympique de Lyon que venceu a UEFA Champions League na temporada 2021/2022. Além disso, ela é a jogadora mais bem paga da liga francesa.
Campeonato Europeu Feminino: com os olhos do mundo assistindo
Por tudo o que foi exposto, fica claro que este Campeonato Europeu feminino não será apenas mais um evento do calendário de verão europeu. A competição promete muito e certamente marcará um marco para um esporte em ascensão.
A próxima Copa do Mundo será em 2023, com Austrália e Nova Zelândia como anfitriãs. Com os passos que o futebol feminino vem marcando, não há dúvidas de que o impacto do evento será ainda maior.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Se duplica el premio en metálico de la Eurocopa Femenina de la UEFA 2022. 23 de septiembre de 2021. Sitio oficial de la UEFA. https://www.uefa.com/insideuefa/mediaservices/mediareleases/news/026d-134f4f7f6ca1-37933252c48a-1000–uefa-women-s-euro-2022-prize-money-doubled/
- Bocchio, I. 15 de junio de 2022. Eurocopa Femenina 2022: ¿Cuándo es, cuáles son los grupos y el fixture del certamen? Bolavip. https://bolavip.com/futbol/Brasil-vs.-Paises-Bajos-EN-VIVO-por-los-Juegos-Olimpicos-Futbol-Femenino-Hora-y-canal-de-TV-JJOO-con-Marta-contra-Holanda-Femenil-Streaming-para-VER-HOY-streaming-ONLINE-via-Marca-Claro-YouTube-y-Claro-Sports-F22-20210724-0005.html
- Las cinco grandes estrellas que no te puedes perder en la Eurocopa Femenina 2022. 11 de junio de 2022. As.com. https://as.com/futbol/las-cinco-grandes-estrellas-que-no-te-puedes-perder-en-la-eurocopa-femenina-2022-n/
- Récords de la UEFA Women’s Champions League. 21 de mayo de 2022. Sitio oficial de la UEFA. https://es.uefa.com/womenschampionsleague/news/025b-0ef17c13de6a-7b3a1cb61076-1000–records-de-la-uefa-women-s-champions-league/
- Das, A. 21 de mayo de 2022. Así lograron las futbolistas de EE. UU. el acuerdo histórico por la paridad salarial. NY Times. https://www.nytimes.com/es/2022/05/21/espanol/acuerdo-seleccion-femenil-usa.html#:~:text=Las%20proyecciones%20mostradas%20a%20la,en%20una%20Copa%20del%20Mundo.