Eurocopa feminina: futebolistas femininas chamam a atenção do mundo

Em plena ascensão do futebol feminino na Europa, este torneio internacional de seleções nacionais reunirá as grandes figuras do continente. Sem dúvida, será um evento para desfrutar.
Eurocopa feminina: futebolistas femininas chamam a atenção do mundo

Última atualização: 19 junho, 2022

O futebol feminino terá um dos seus principais eventos mundiais no verão europeu: O Campeonato Europeu de Futebol Feminino. Esta competição terá lugar em Inglaterra e espera-se que ratifique o importante crescimento que a disciplina teve nos últimos anos.

Com a temporada já terminada para os clubes, as equipes preparam-se para disputar esta taça que é organizada de 4 em 4 anos desde 1997 e que tem a Alemanha como principal vencedora, com 8 troféus. Eles são seguidos pela Noruega com 2 e Holanda e Suécia com 1 cada.

Detalhes e contexto da Eurocopa Feminina 2022

Jogo do Real Madrid na Liga dos Campeões Feminina.
O futebol feminino conquistou um lugar como competição.

O Campeonato Europeu de Futebol Feminino acontecerá entre quarta-feira, 6 de julho e domingo, 31 de julho. Alguns dos locais serão Londres, Manchester e Brighton; a final será disputada no lendário Estádio de Wembley.

16 equipes participarão da primeira fase, das quais as 2 primeiras de cada grupo avançarão para as quartas de final. A partir daí, a fase de eliminação será disputada em uma única partida.

O evento acontecerá em um momento em que o futebol feminino está em alta, o que consolida o empoderamento das mulheres neste esporte, historicamente dominado pela competição masculina. Atualmente, existem equipes femininas que chegaram a alcançar paridade salarial em relação à equipe masculina, como é o caso dos Estados Unidos.

Em setembro de 2021, a União Europeia de Futebol Associado (UEFA) anunciou que duplicaria o prémio monetário da Eurocopa 2022 em relação à edição de 2017. O total a partilhar será de 16 milhões de euros.

Isso foi tomado como um reconhecimento ao futebol feminino, mas na realidade também é algo que foi conquistado. Na última edição da UEFA Women’s Champions League, houve recorde de público.

A marca histórica ocorreu em 2 jogos:

  • Primeiro, nas quartas de final, na partida entre FC Barcelona e Real Madrid, que contou com a presença de 91.553 pessoas.
  • Depois, o recorde foi batido em mais uma partida do time culé em casa, na semifinal contra o Wolfsburg, que foi assistida por 91.648 espectadores.

Da mesma forma, os números em termos de espectadores também cresceram. Contando todas as plataformas que transmitem o evento online, mais de 55 milhões de espectadores assistiram as partidas.

Principais figuras que vão competir

Como em qualquer competição desportiva, a Eurocopa Feminina contará com algumas estrelas que irão reter os olhos de especialistas e adeptos. Há alguma unanimidade em relação a esses nomes e aqui listamos um de cada grupo.

Alexia Putellas

A médio do FC Barcelona é a mais recente vencedora da Bola de Ouro, prémio atribuído pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a melhor jogadora do mundo. Além disso, ela é uma referência para a equipe espanhola, apesar de sua juventude, 28 anos.

Putellas vem de uma temporada fantástica com o Barcelona tricampeão da Liga, Copa e Supercopa. Sua equipe, a Espanha, dividirá o grupo B com Alemanha, Dinamarca e Finlândia.

Alexia Putellas, uma das estrelas da Eurocopa Feminina de 2022.
Alexia Putellas demonstrará nesta Eurocopa 2022 as razões pelas quais ela detém a última Bola de Ouro.

Ellen White

White é jogadora da seleção da Inglaterra, que disputará o Grupo A contra Áustria, Noruega e Irlanda do Norte. A jogadora do Manchester City é uma das artilheiros do continente e já disputou 3 Copas do Mundo.

Lieke Martens

No grupo C, formado por Holanda, Portugal, Suécia e Suíça; a figura de destaque da Eurocopa feminina será Lieke Martens. Companheira de Putellas no FC Barcelona, a atacante se destacou na equipe holandesa que venceu a última edição do torneio, sendo também o anfitrião.

Nessa competição, Martens marcou 3 gols —um deles na final— e deu 2 assistências. Como se isso não bastasse, ela foi eleita a melhor jogadora desse torneio.

Wendie Renard

Por fim, no grupo D, destaca-se a presença de Wendie Renard, defensora da França, considerada uma das melhores do mundo em sua posição. Ela terá que enfrentar Itália, Bélgica e Islândia com sua equipe.

Renard vem de ser uma figura do Olympique de Lyon que venceu a UEFA Champions League na temporada 2021/2022. Além disso, ela é a jogadora mais bem paga da liga francesa.

Campeonato Europeu Feminino: com os olhos do mundo assistindo

Por tudo o que foi exposto, fica claro que este Campeonato Europeu feminino não será apenas mais um evento do calendário de verão europeu. A competição promete muito e certamente marcará um marco para um esporte em ascensão.

A próxima Copa do Mundo será em 2023, com Austrália e Nova Zelândia como anfitriãs. Com os passos que o futebol feminino vem marcando, não há dúvidas de que o impacto do evento será ainda maior.

Pode interessar a você...
Mbappé: a rotina rigorosa de exercícios e dieta do próximo grande craque do futebol
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Mbappé: a rotina rigorosa de exercícios e dieta do próximo grande craque do futebol

A rotina e a dieta rigorosa que Kylian Mbappé segue são essenciais em seu objetivo de se tornar o melhor jogador do mundo. Entenda!