A desconfiança no casal: o que fazer?

· 12 de novembro de 2018
Em algum momento de nossas vidas já sentimos medos. Por este motivo, é provável que ao compartilhar com alguém nossos sentimentos, transmitamos amor. Mas também aquelas incertezas do passado. Saiba tudo sobre a desconfiança no casal.

As relações amorosas sólidas têm como base fundamental a segurança entre as pessoas que a formam; mas, em alguns casos, a desconfiança no casal é excessiva e começa a dar problemas. Saiba o que fazer.

Não é fácil para nenhum dos membros de um casal levar uma relação na qual existam problemas de confiança. Nem para a pessoa que tem a insegurança, nem para quem é objeto da desconfiança.

A falta de segurança é um problema que afeta uma grande quantidade de casais, e que pode levar a um término lamentável. No entanto, sempre é possível conseguir saídas para esta situação. Apresentaremos algumas a seguir.

Causas de desconfiança no casal

Casal com desconfiança

Passamos a maior parte do tempo compartilhando com a pessoa que amamos; mas, por que existe a desconfiança? As causas podem ser muitas e dependem de diversos fatores.

A seguir apresentamos as principais:

1. Infidelidades

Quando um dos membros cometeu um deslize com uma terceira pessoa, ainda que a situação pareça ter se resolvido, podem ficar feridas abertas; que marcam o casal para sempre.

Uma vez cometido o ato de deslealdade, a desconfiança pode se assentar para sempre.

2. Insegurança pessoal

Uma personalidade insegura pode gerar o pensamento inconsciente de não ser merecedor daquele amor. Este sentimento pode se manifestar na forma de ciúmes e falta de confiança no parceiro.

3. Monotonia

O amor passa por diferentes fases. A etapa da paixão e a faísca vão diminuindo com o tempo; assim, a relação pode cair na rotina e na falta de interesse por uma das partes.

O outro pode ter a sensação de que o amor se foi e isso gera a falta de confiança.

Leia também: Por que meu ex quer ser meu amigo?

4. Problemas sexuais

O sexo é fundamental em uma relação. Por isso que, caso se apresentem problemas nessa área, é possível que seja interpretado como falta de desejo.

Por exemplo, a disfunção erétil pode ser gerada por estresse e outros fatores. Entretanto, a mulher muitas vezes acredita que o motivo é o parceiro estar com outra pessoa.

5. Falta de compromisso

O fato de um dos membros do casal ser uma pessoa imatura e mostrar pouco compromisso no fortalecimento da relação; além de não adequar sua conduta às mudanças que a convivência traz, são causas frequentes de desconfiança.

Consequências da desconfiança

A desconfiança traz muitas consequências para o casal

Em síntese, a falta de confiança no parceiro pode causar problemas maiores como o desgaste da relação; caso não sejam tomadas medidas a tempo.

Entre as consequências que podem acontecer nesta situação estão:

  • Perturbação para com o parceiro
  • Falta de respeito
  • Agressividade
  • Ambiente hostil
  • Cansaço emocional da parte objeto da desconfiança
  • Depressão da pessoa que desconfia
  • Problemas de comunicação
  • Término da relação

Veja também: Como saber se meu parceiro é infiel?

O que fazer?

A confiança entre o casal é um processo que deve ser trabalhado dia a dia; caso se queira ter uma relação estável e duradoura. Primeiramente, deve-se aumentar a comunicação. Para isso, deve-se propiciar um encontro em um momento oportuno.

Falar sobre o problema e assumir que ambos os dois fazem parte de uma só equipe é fundamental. Assim poderão buscar soluções possíveis.

Se existem feridas do passado que não tenham cicatrizado é importante trabalhar no perdão. O perdão com ressentimentos e dúvidas não pode ser considerado real. Caso seja necessário, o casal deve procurar um especialista e praticar terapias profissionais que lhes permitam alcançar a segurança.

É provável que a pessoa que desconfie da outra também requeira um certo trabalho para gerar autoconfiança e autoestima. Nesse caso, deve refletir por si mesma e trabalhar no autoconhecimento.

Visitar um especialista para esta situação é também uma medida necessária; como também é fundamental contar com um apoio do parceiro para poder melhorar nessas áreas.

Por fim, a primeira lição que devemos aprender é que a desconfiança no casal é um obstáculo para o desenvolvimento da relação. 

O compromisso, a segurança e a sinceridade são fundamentais para fortalecer a união e superar a situação. Assim pode-se evitar um término lamentável.