Desconfiança no casal: o que fazer quando não há confiança na relação?

Você tem problemas de confiança no seu relacionamento? Não importa se isso é causado por você ou por seu parceiro, neste artigo, damos algumas dicas para recuperar a segurança perdida.
Desconfiança no casal: o que fazer quando não há confiança na relação?

Última atualização: 04 Fevereiro, 2021

As relações amorosas sólidas têm como base fundamental a segurança entre as pessoas que a formam. No entanto, em alguns casos, pode surgir desconfiança por diferentes motivos.

Não é fácil para nenhum dos membros de um casal seguir na relação quando existam problemas de confiança; nem para a pessoa insegura, nem para quem é objeto da desconfiança.

Ser incapaz de confiar no outro é um problema que afeta um grande número de casais e que a longo prazo pode levar a um término. No entanto, recuperar a segurança no outro é possível.

Causas de desconfiança no casal

Causas de desconfiança no casal

Se você passa a maior parte do tempo com o seu parceiro, é possível que você se pergunte como é possível existir desconfiança entre vocês. A verdade é que existem muitos motivos para isso; promessas frustradas, influência de um relacionamento anterior em que lhe traíram, insegurança injustificada e o fato de seu atual parceiro haver decepcionado você em algum momento.

Veja quais são as causas mais características de desconfiança.

1. Infidelidades

Quando um dos membros comete um deslize com uma terceira pessoa, embora a situação pareça ter se resolvido, podem ficar feridas abertas que deixam sua marca no casal.

Uma vez cometido um ato de deslealdade, existe a possibilidade de a desconfiança se instalar no relacionamento. Portanto, é importante conversar sobre o que aconteceu e como cada um se sente a respeito, se concordam em dar continuidade ao relacionamento e o que cada um vai fazer.

2. Insegurança pessoal

Uma pessoa insegura muitas vezes pensa que não merece amor. Esse sentimento pode se manifestar na forma de ciúme e desconfiança em relação ao parceiro.

Por outro lado, comportamentos e reações inseguros podem criar dinâmicas tóxicas no relacionamento, mesmo quando não há intenção. Ser defensivo e negativo o tempo todo, e questionar e controlar a outra pessoa são atitudes que não fazem bem.

3. Monotonia

O amor passa por diferentes fases. A fase da paixão e sua intensidade vão passando com o tempo. Assim, o relacionamento pode cair na rotina e na falta de interesse por uma das partes.

Nestes casos, o outro pode ter a sensação de que não há mais amor na relação, e isso acaba gerando uma falta de confiança.

4. Problemas sexuais

O sexo é fundamental em uma relação. Problemas nessa área podem ser interpretados como falta de desejo.

Por exemplo, algumas das causas da disfunção erétil são o estresse e a ansiedade. Se isso é ignorado, a mulher pode chegar a acreditar que o parceiro está sendo infiel ou que ele não se sente mais atraído por ela e, por isso, não está mais tão interessado.

5. Falta de compromisso

O fato de um dos membros do casal ser uma pessoa imatura e mostrar pouco compromisso no fortalecimento da relação também pode causar graves problemas de confiança.

Consequências da falta de confiança no relacionamento
Atitudes imaturas, como falta de compromisso, são causas frequentes de desconfiança.

Consequências da falta de confiança no relacionamento

Se a falta de confiança no parceiro não for resolvida a tempo, pode deteriorar o relacionamento a ponto de destruí-lo. Entre elas, se destacam as seguintes:

  • Falta de respeito.
  • Ambiente hostil.
  • Sensação de agonia e cansaço.
  • Distanciamento emocional.
  • Problemas de comunicação.
  • Dinâmicas conflitantes.
  • Agressividade.
  • Término do relacionamento.

O que fazer?

A confiança no parceiro é um aspecto que deve ser trabalhado todos os dias se você deseja ter um relacionamento estável e duradouro. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é promover uma comunicação saudável, na qual expressar sentimentos e motivos de desconfiança são questões fundamentais.

Talvez algum de vocês precise melhorar sua autoconfiança e autoestima. Perguntar sobre os medos e preocupações do parceiro pode ser de grande ajuda.

Se houver feridas não cicatrizadas do passado, é importante trabalhar o perdão. Se necessário, você deve pedir recorrer a um psicólogo.

O que você não deve esquecer é que a desconfiança no parceiro atrapalha o desenvolvimento do relacionamento. Compromisso, segurança e sinceridade são essenciais para fortalecer a união e fazer com que o problema seja superada.

Pode interessar a você...
O ciúme e a inveja afetam a saúde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O ciúme e a inveja afetam a saúde

Ciúme é o nome dado à ansiedade e desespero da pessoa quando suspeita da traição de seu parceiro. Descubra aqui como sentimentos negativos podem te afetar.