9 remédios naturais contra a rosácea

Para aliviar os sintomas da rosácea, podemos optar por um tratamento que combine o uso tópico com o consumo de certos alimentos para combater o problema.

A rosácea é uma vermelhidão que aparece nas bochechas e em pequenos vasos sanguíneos por todo o rosto. Para a maioria das pessoas, não é realmente um problema.

Em algumas raras ocasiões, podem aparecer algumas pústulas e inflamação na pele.

Ainda que seja comum que a rosácea apareça nas bochechas, também pode apresentar-se na testa, no queixo, nas orelhas, áreas ao redor dos olhos, pescoço e até no peito.

Não existe uma causa específica para este problema, ainda que possa ser mais comum em mulheres de pele muito branca quando:

  • Fazem muito exercício
  • Sentem vergonha
  • Há mudanças no clima
  • Após grandes exposições ao sol, que causam queimaduras
  • Estão submetidas a situações de estresse

Se você suspeita de que sofre de rosácea, utilize algum destes remédios:

1. Óleo de coco

A gordura do óleo de coco é, sem dúvida alguma, muito melhor para seu corpo que as gorduras que se obtém dos alimentos processados. Ainda que todos nós necessitemos incluir gordura em nossa dieta para ter células saudáveis, nem todas são as adequadas.

Se você sofre com a rosácea, existe a possibilidade de que seu rosto se inflame devido ao consumo de gorduras de origem animal em sua dieta.

Por isso, substituí-las pelo óleo de coco diminuirá a inflamação.

Leia também: Evite a queda de cabelos e os fios brancos com óleo de coco

2. Salmão

salmão

O alto teor de ácidos graxos ômega 3 deste peixe e de outros peixes azuis é uma maravilhosa e deliciosa forma de diminuir os sintomas da rosácea.

Certos tipos de proteínas podem fazer seu corpo reagir mal e ficar inflamado. Se sua dieta se baseia no consumo de proteínas, experimente consumir, por um tempo, peixe.

Ainda que possa ser complicado, se você é uma pessoa que prefere carne, no final, sua pele agradecerá a mudança.

3. Mel

Aplicar uma máscara de mel quando sentir os sintomas da rosácea pode ser uma boa opção. O mel tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que evitam o aparecimento da cor vermelha característica dessa doença.

Ao mesmo tempo, você deixará sua pele mais macia e hidratada. Recomendamos aplicar uma máscara de mel uma vez por semana.

Assim, poderá eliminar os sintomas que houver e prevenir o aparecimento de outros.

4. Óleo de lavanda

Aplicar óleo de lavanda diretamente sobre o rosto pode causar irritação em algumas pessoas. No entanto, suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias podem fazer com que os vasos sanguíneos do rosto diminuam de tamanho e se tornem menos evidentes.

Com isso, conseguiremos que a cor vermelha e o brilho excessivo diminuam. Se você é uma pessoa que apresenta uma reação a este óleo, pode ficar tranquilo, pois isso dura apenas algumas horas.

5. Máscara de pepino

pepino

O pepino tem propriedades fantásticas de hidratação que ajudam a sua pele a abrir os poros e diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos do seu rosto.

Isso significa que a vermelhidão causada pela rosácea diminuirá gradualmente.

  • O ideal é aplicar esta máscara duas vezes por semana, quando os sintomas forem severos.
  • Quando houver menos sintomas, é recomendável aplicar a máscara uma vez ao mês.

6. Aloe vera

O aloe vera é um bom remédio para diminuir a inflamação de qualquer parte do corpo. No caso da rosácea, o gel do aloe vera diminui a vermelhidão e também alivia a inflamação e sintomas secundários.

Por esse motivo, é uma boa ideia ter sempre uma planta de aloe vera em casa ou um pouco de gel à disposição. Basta aplicar um pouco quando os primeiros sintomas aparecerem.

7. O chá verde

O chá verde contém catequinas e outros compostos que, quando combinados, convertem-se em um excelente remédio para tratar a rosácea.

Suas propriedades anti-inflamatórias, protetoras e seu alto teor de antioxidantes ajudam a erradicar os sintomas e melhoram a aparência da pele.

  • Você pode aproveitar este chá de duas formas: tomando, a cada dia, uma ou duas xícaras, ou aplicando o sachê de chá sobre as zonas afetadas.

8. Alcaçuz

alcacuz

O extrato de alcaçuz tem a capacidade de diminuir a irritação e a vermelhidão da pele, ao mesmo tempo em que atua como estimulante da regeneração e do processo de cura da pele.

Com isso, você conseguirá que seus vasos sanguíneos se mantenham contraídos e diminuirá em grande medida a probabilidade de que apareçam pústulas.

9. A cúrcuma

A cúrcuma é um dos anti-inflamatórios mais potentes que podemos encontrar na natureza. Ela fará com que a inflamação se reduza em todo o corpo, enquanto, ao mesmo tempo, oferece muitos benefícios, graças aos antioxidantes.

Para obter seus benefícios, basta tomar um chá de cúrcuma. Você pode consumi-lo apenas com um pouco de mel se não gostar do seu sabor.

Visite este artigo: A cúrcuma é tão ou mais eficaz que estes 7 medicamentos

Não se desespere para acabar com a rosácea

Esses remédios podem ajudar a lidar com sintomas leves da rosácea.

Se você considerar que está diante de um caso grave dessa doença, o melhor será consultar seu médico para que ele indique o tratamento mais adequado.

Recomendados para você