Queda de cabelo e cabelos brancos: o óleo de coco pode ajudar a evitar

9 de janeiro de 2017
Além de nutrir o cabelo, a aplicação tópica de óleo de coco promove a pigmentação dos fios, combate infecções e inflamações, ajuda a evitar a queda e estimula o crescimento.

O óleo de coco é um produto que pode ser tornar um grande aliado contra os cabelos brancos e a queda de cabelo.

Ambos são um sintoma da passagem do tempo. Além disso, geralmente são acompanhados por rugas e outras mudanças não menos importantes. Quando uma pessoa envelhece, há um conjunto de coisas quase predestinadas a aparecer em seu corpo.

Mas não apenas a parte física do organismo se deteriora com o passar do tempo, já que a mente, uma das áreas mais importantes do ser humano, também pode perceber o desgaste dos anos.

A experiência obtida pela mente é acompanhada por inúmeras vivências, que também provocam o estresse ou a ansiedade, sintomas associados ao aparecimento de cabelos brancos.

Se você quiser saber como pode ajudar a evitar a queda de cabelo e o aparecimento de cabelos brancos, leia o artigo a seguir. No entanto, em primeiro lugar, devemos saber por que surgem os cabelos brancos e o que faz com que o cabelo caia.

Por que aparecem os cabelos brancos?

Os cabelos brancos geralmente são sinônimo de pouca estética em meio a uma grande quantidade de pessoas que, por algum motivo, buscam qualquer maneira para evitar seu aparecimento.

Por que aparecem os cabelos brancos?

No entanto, essa característica do cabelo não aparece apenas pela idade ou pelo estresse, como muitos afirmam. As razões são um pouco mais complexas do que você imagina:

A perda de melanina, um fator chave

Em primeiro lugar, os cabelos brancos começam a ser notados graças à perda de melanina. Ela vai se esgotando com o passar dos anos. No entanto, este composto também pode ser minimizado em idades precoces, inclusive antes dos 20 anos.

A melanina é alojada sob o couro cabeludo em uma espécie de tubo chamado folículo piloso, que pode sofrer problemas e, assim, estimular o aparecimento de cabelos brancos.

A influência do peróxido de hidrogênio

Em segundo lugar, a ciência médica identificou o peróxido de hidrogênio como um composto químico responsável pela descoloração do cabelo, o que afeta diretamente a produção da melanina mencionada anteriormente.

O excesso de peróxido de hidrogênio ocorre quando as enzimas antioxidantes não são suficientes para se decompor em água e oxigênio.

Leia também: Como combater os cabelos brancos precoces usando 5 remédios naturais

Queda de cabelo: por que ocorre?

A queda de cabelo em quantidade moderada é normal. Isso se deve à renovação do tecido epitelial. No entanto, a preocupação aumenta quando não ocorre tal substituição. É quando os espaços do couro cabeludo se tornam mais visíveis.

Queda de cabelo: por que ocorre?

O cabelo cai por vários fatores, entre os quais se destacam:

  • Uma alimentação inadequada
  • Uma proteção do cabelo
  • Gripes
  • A gravidez
  • O estresse
  • O hipotiroidismo

Soluções sem sentido

Como resultado dos problemas acima mencionados, um grande número de pessoas procura maneiras de resolvê-los. O incômodo não está em querer remediar a queda de cabelo e o aparecimento de cabelos branco, mas na forma da qual se chega a enfrentá-lo.

Diante dessa preocupação, muitas pessoas tendem a utilizar produtos cosméticos. Por isso, tornam-se propensos ao uso de produtos excessivamente químicos, que talvez ofereçam resultados. No entanto, também costumam causar efeitos colaterais no nosso cabelo e corpo.

Recomendamos o seguinte artigo: 8 maus hábitos que afetam a saúde do cabelo

Óleo de coco, um grande aliado

É importante procurarmos deixar de lado as soluções sem sentido para o problema da queda de cabelo e do aparecimento de cabelos brancos.

O óleo de coco é um aliado para evitar a queda de cabelo

Se procurarmos as alternativas naturais que temos à nossa disposição para resolver este problema, encontramos tratamentos mais relevantes e favoráveis ​​para a saúde do organismo. O óleo de coco é um deles.

Esta é uma das alternativas mais generosos com o corpo. Seus muitos benefícios incluem, entre outros não menos importantes:

  • Sua ajuda quando se trata de combater o estresse.
  • Suas propriedades que ajudam a evitar a aglomeração de bactérias e vírus.
  • Sua capacidade de favorecer a digestão, assim como para cuidar da pele ou nos ajudar quando se trata de regular o colesterol.

Além disso, sua aplicação combate infecções e inflamações no tecido epitelial, o que favorece o fortalecimento do cabelo e pode ajudar a evitar sua queda.

Por outro lado, também promove a pigmentação do mesmo; como resultado, não é necessário recorrer a outros tipos de alternativas, como as tinturas.

Por esses motivos, você deve aprender a preparar o remédio natural que apresentamos a seguir.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco (45 g)
  • 2 colheres de sopa de óleo essencial de sálvia (30 g)

Preparação e aplicação

  • Misture ambos os óleos e coloque-os em um recipiente adequado para aquecê-los.
  • Coloque em fogo baixo, até obter uma mistura homogênea. Quando estiver pronto, você deve deixar esfriar em temperatura ambiente.
  • Aplique sobre todo o cabelo e cubra-o com uma touca de banho. Deixe agir durante toda a noite.

Preste atenção!

Você já viu os benefícios que o óleo de coco pode ter para o seu cabelo? Temos certeza de que será de grande ajuda. No entanto, lembre-se de que, se o problema for sério, é melhor consultar um médico especialista.

  • Gopala, K. A. G., Raj, G., Bhatnagar, A. S., Kumar, P., & Chandrashekar, P. (2010). Coconut oil: chemistry, production and its applications – A Review. Indian Coconut Journal. https://doi.org/10.1111/j.1751-908X.2004.tb00761.x
  • Van Neste, D., & Tobin, D. J. (2004). Hair cycle and hair pigmentation: Dynamic interactions and changes associated with aging. Micron. https://doi.org/10.1016/j.micron.2003.11.006