9 remédios caseiros para aliviar a acidez durante a gravidez

· 13 de outubro de 2018
A maternidade, além da felicidade que traz consigo, também nos presenteia alguns mal-estares físicos como a acidez. Conheça alguns remédios naturais para lidar com o problema durante a gravidez.

Estar grávida traz um turbilhão de sensações de todo tipo, desde mudanças emocionais até um aumento nas sensações físicas. No entanto, temos que reconhecer: a doce espera vem acompanhada de alguns sintomas nem tão agradáveis, mas sim um tanto “azedos”. Neste artigo explicaremos como aliviar a acidez durante a gravidez, que é um dos problemas mais frequentes.

Não desespere! Em qualquer cozinha pode encontrar os ingredientes para preparar estes remédios caseiros muito efetivos que te ajudarão a aliviar a acidez e a combater os incômodos nesta etapa. Primeiro, entenda como funciona: a mulher grávida que não tenha sofrido com a acidez é uma rara exceção. As mudanças hormonais e físicas são as responsáveis por este incômodo.

A placenta produz progesterona, a qual relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago. Portanto, os ácidos gástricos encarregados da digestão voltam até o esôfago, e se produz aquela desagradável sensação de queimação na garganta.

À medida que avança na gravidez, o bebê cresce e pouco a pouco ocupa toda a cavidade abdominal, por esse motivo os ácidos estomacais se movem até o esôfago; de novo, o resultado é mais acidez. Insistimos: não desespere, existem soluções para isso.

Remédios caseiros para aliviar a acidez durante a gravidez

Mamão serve para aliviar a acidez durante a gravidez

1. Mamão

O mamão é o melhor aliado para melhorar a digestão durante a gravidez. Contém a enzima papaína, similar a pepsina, por isso que favorece este processo e é capaz de acalmar as moléstias que a acidez estomacal causa.

Como utilizar?

Consuma o mamão inteiro, a fibra da fruta será de grande ajuda para resolver esta condição.

Pode-se preparar o suco também, mas não o coe se quiser se beneficiar ainda mais das propriedades.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um componente básico da maioria dos antiácidos comerciais, já que neutraliza de maneira efetiva a acidez durante a gravidez. É um ingrediente alcalino, que neutraliza os ácidos e traz alívio imediato.

Modo de preparo

  • Dilua uma colher (5 g) de bicarbonato em um copo de água morna (250 ml) e beba devagar.

3. Aveia

Aveia serve para aliviar a acidez durante a gravidez

A aveia é um cereal que favorece a digestão, assim que é ideal incluí-la na dieta da gravidez. A melhor forma de consumir a aveia é crua, mas também se desfrutam suas propriedades se for cozida em um clássico mingau.

Não perca o artigo: Saiba como consumir aveia para emagrecer 

Modo de preparo

  • Pegue uma colher (10 g) de flocos de aveia e misture-os em um copo de água (250 ml).
  • Deixe repousar toda a noite.
  • Remexa e consuma no dia seguinte.

4. Batata

O suco de batata crua alivia a acidez durante a gravidez graças as suas propriedades alcalinas e digestivas. Melhora a evacuação, o que pode ser bem benéfico para as grávidas que costumam sofrer com prisão de ventre.

Modo de preparo

  • O suco é obtido ralando a batata no liquidificador ou com o processador.
  • Dilua uma colher (10 ml) do suco em um copo de água (250 ml) e beba.

5. Banana (plátano)

A banana serve para aliviar a acidez durante a gravidez

A banana é muito efetiva para neutralizar o ardor. A banana é um dos superalimentos que trazem muitos e importantes nutrientes para o desenvolvimento da gravidez e o crescimento do embrião.

Modo de preparo

  • Comer uma ou duas bananas é um excelente lanche entre as refeições.
  • Também pode preparar deliciosas vitaminas, se preferir.

6. Vinagre de maçã para aliviar a acidez

Rico em oligoelementos, o vinagre de maçã não deve faltar na dieta da grávida. Desinflama o cólon, com isso favorece todo o processo digestivo. Ainda que o recomendado é tomá-lo em jejum, para uma grávida certamente é mais fácil entre as refeições.

Modo de preparo

  • Dilua uma colher (10 ml) de vinagre de maçã em um copo de água (250 ml) e beba devagar.
  • Também pode incluí-lo no tempero das saladas.

Visite este artigo: 7 propriedades emagrecedoras do vinagre de maçã

7. Anis para aliviar a acidez durante a gravidez

Anis serve para aliviar a acidez durante a gravidez

Esta planta medicinal é amplamente reconhecida por suas propriedades digestivas. Graças ao seu agradável sabor, são preparadas deliciosas infusões, que podem substituir o hábito de tomar café, já que este não é recomendado durante a gravidez.

Modo de preparo

  • Podemos preparar uma infusão ou podemos mastigar as sementes, o que deixa um bom hálito na boca. Isso tem uma vantagem adicional: ajuda a dissipar as desagradáveis náuseas matutinas.

8. Alface

A infusão das folhas de alface, além de aliviar a acidez estomacal, é rica em lactucarium, uma substância que possui propriedades calmantes e relaxantes que ajudam com a insônia que costuma afetar muitas grávidas.

Modo de preparo

  • Corte 3 folhas de alface em tiras.
  • Coloque-as em uma tigela e adicione 2 xícaras (500 ml) de água fervendo.
  • Tampe e deixe-o repousar por 10 minutos.
  • Coe e beba pouco a pouco. Pode-se adoçar a gosto.

9. Funcho

Sementes de funcho servem para aliviar a acidez durante a gravidez

Este bulbo é usado desde a antiguidade para favorecer a digestão. O bom sabor anisado do funcho acalma o ardor do estômago. Além disso, o funcho estimula a produção de leite, o que o torna um alimento excelente para iniciar a lactação.

Modo de preparo

  • Em uma xícara (250 ml) de água fervendo, adicione uma colher (5 g) de sementes de funcho trituradas.
  • As deixe repousar e depois as coe.
  • Também, pode usar o bulbo cozido em sopas ou saladas. Garantido: será um toque delicioso!