9 recomendações para remover o mau cheiro da máquina de lavar

Se você deseja eliminar o mau cheiro exalado por este eletrodoméstico, não se esqueça de limpar a borracha, o filtro e até os tubos. Aprenda como fazer isso a seguir.
9 recomendações para remover o mau cheiro da máquina de lavar

Última atualização: 30 novembro, 2021

A máquina de lavar não se lava sozinha! Você é daqueles que dá como certo que, ao lavar roupas, a água e o sabão também limpam a máquina? Nada disso. Saber neutralizar o mau cheiro da máquina de lavar é necessário se quisermos evitar que as nossas roupas sejam arruinadas.

É muito importante manter a máquina de lavar limpa e com um cheiro agradável. Você pode achar que essa tarefa não é muito importante, mas em alguma momento isso afetará a sua vida.

Atenção! Aqui estão as principais causas do mau cheiro na sua máquina de lavar

As roupas supostamente devem ter um perfume agradável e até reconfortante. Mas existem certos hábitos que, embora pareçam inocentes, provocam o aparecimento de mau cheiro na máquina de lavar e colocam em risco o bom estado das suas roupas:

  • Após cada lavagem você fecha a máquina de lavar. Este é um erro muito frequente, que pode ser evitado com um pouco de atenção. O problema é que esse hábito limita a circulação de ar, o que faz com que a umidade fique presa.
  • Sempre lavar as roupas com água fria. Programar a máquina de lavar para trabalhar com a água a 40 graus Celsius garantirá a eliminação das bactérias que podem estar se desenvolvendo no local.
  • Você não limpa a borracha da máquina de lavar? Isso é um erro, pois este é um dos lugares que mais acumulam sujeira.
  • Você exagera no uso de sabão, alvejante e amaciante. É irônico, mas grandes quantidades de espuma podem manchar as peças. Além disso, se resíduos ficarem presos no tecido, podem provocar alergias.
  • Você deixa o tambor molhado para que ele seque por conta própria. Deixar esta área úmida por longos períodos favorece a proliferação de germes.
  • Você usa a máquina na capacidade máxima. Se você tende a encher a máquina até o limite para minimizar custos, pense duas vezes. O ideal é carregar o tambor até três quartos da sua capacidade.

Formas de neutralizar o mau cheiro do interior da máquina de lavar

Ao lavar roupas sujas e manchadas na máquina de lavar, com o tempo uma combinação de óleo corporal, resíduos de sabão e sujeira se acumula e fica presa no aparelho. Aqui está o passo a passo para limpar a máquina de lavar e neutralizar o mau cheiro:

Quantidade de amaciante para a máquina de lavar.
A quantidade de produtos químicos que utilizamos ao lavar as roupas influencia no aparecimento ou não de mau cheiro.

1. Carregamento frontal ou superior?

Embora as máquinas de lavar de carregamento frontal sejam mais eficientes em muitos aspectos, elas também são mais propensas a apresentar mau cheiro se uma higiene adequada não for realizada. O que acontece é que as máquinas com carregadores frontais enchem o tambor até a metade, de modo que a cuba gira a roupa.

Além disso, se você usar um sabão genérico neste tipo de máquina corre o risco de que a sujeira e a espuma formem um amálgama. Isso, juntamente com o calor úmido do eletrodoméstico, constitui o terreno ideal para a proliferação de mofo e bolor. Desta forma, as cubas de carregamento frontal precisam de uma limpeza mais cuidadosa.

2. Do que você precisa para limpar e neutralizar o mau cheiro da máquina de lavar?

A lista de ingredientes e instrumentos úteis é a seguinte:

  • Vinagre branco.
  • Água sanitária.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Detergente liquido.
  • Água quente.
  • Luvas de borracha.
  • Panos de limpeza.
  • Escova de dentes.

3. Comece limpando os dispensers

É conveniente retirar todos os dispensers do interior da cuba e colocá-los de molho em um recipiente cheio de água, com vinagre branco e cerca de 4 colheres de sopa de bicarbonato. Deste modo, a sujeira se desprenderá, e apenas as ranhuras e reentrâncias precisarão ser escovadas no dia seguinte com o auxílio de uma escova de dente.

Enxágue com água e seque com um pano limpo. Além disso, não se esqueça de usar uma toalha molhada com vinagre e água para limpar os cantos e fendas dos encaixes onde são conectados os dispensers. Finalize secando e colocando tudo de volta no lugar.

4. Limpe a cuba da máquina de lavar com vinagre branco.

Conhecido por seu poder antibacteriano, o vinagre é um produto eficaz como agente de limpeza. Além do preço baixo, ele neutraliza o mau cheiro do tambor da máquina.

Uma xícara cheia de vinagre branco é o suficiente. Despeje-o no dispenser de sabão e selecione o ciclo de lavagem normal; execute essa função com água quente.

Existem algumas máquinas de lavar inteligentes que precisam de muita carga de roupa para iniciar a operação. Neste caso, você pode colocar alguns panos velhos. Você acha que o tambor não está completamente limpo? Repita o processo, mas substitua o vinagre branco por uma xícara de água sanitária.

Em ambos casos, ao final do ciclo com o produto é necessário programar um novo ciclo, mas com a máquina vazia. Em seguida, seque a área e deixe a máquina de lavar aberta.

5. Você sabe limpar as borrachas da máquina de lavar? Te ensinamos o passo a passo:

As borrachas dos eletrodomésticos que trabalham com água são criadouros de germes e mofo. A recomendação é limpar a borracha pelo menos uma vez por mês. Isso impedirá que a sujeira se acumule e acabe aderindo ao local.

  1. Desligue a máquina de lavar e abra a tampa.
  2. Puxe a borracha na sua direção, mas não a retire totalmente.
  3. Misture uma solução de água sanitária e detergente.
  4. Molhe um pano com essa mistura e esfregue a borracha até que a sujeira seja removida.
  5. Se a borracha estiver muito encardida, é aconselhável umedecê-la com a mistura e deixar descansar por cerca de 5 minutos.
  6. Depois de algum tempo, esfregue a borracha com uma escova de dentes até que os vestígios sejam removidos, e finalize enxugando a área com um pano úmido.
  7. Em seguida, retire o excesso da mistura com um pano umedecido com água morna.
  8. Seque a área com um pano. Se achar necessário, use luvas de borracha para evitar maltratar as mãos.
  9. Recoloque a borracha no seu local de origem. Certifique-se de que tudo se encaixa perfeitamente.

6. Não se esqueça de limpar o filtro

O filtro da máquina de lavar está cheio de fiapos, resíduos de sabão, alvejante e amaciante. Para combater toda essa sujeira, uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio é a opção ideal.

Lembre-se de que esses resíduos se solidificam com o tempo, e podem entupir o canal de drenagem da máquina de lavar.

  1. A máquina não deve conter água. Para isso, programe um ciclo de esvaziamento preventivo.
  2. Desligue-a e desconecte o eletrodoméstico da tomada.
  3. Afrouxe o sistema de filtros com muito cuidado. Caso não saiba como fazer isso, consulte o manual do fabricante.
  4. Retire o filtro e remova todos os resíduos depositados nele.
  5. Em seguida esfregue a superfície com um pano ou escova de dentes umedecida com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.
  6. Enxague com água limpa e seque o local.
  7. Não se esqueça de limpar a área do filtro que fica dentro da máquina.
  8. Depois que tudo estiver limpo, coloque o filtro no lugar e feche o encaixe.

7. Lavagem sem carga a uma alta temperatura

Alguns fabricantes recomendam ligar a máquina de lavar sem roupa, com a água a cerca de 90 graus Celsius. Essa temperatura deve eliminar germes e o mau cheiro, e eliminar qualquer acúmulo de sabão ou sujeiras.

  1. Despeje vinagre ou alvejante no compartimento de sabão.
  2. Programe a máquina para um ciclo curto.
  3. Em seguida, seque o interior da lavadora e deixe a porta aberta para que haja fluxo de ar.

8. Verifique os tubos de água quente e fria, além da drenagem

Você aplicou todas as etapas acima, mas o mau cheiro ainda persiste? Não se preocupe, não é necessário chamar um profissional.

Primeiro verifique o tubo e considere limpá-lo, pois o mau cheiro pode vir daí. Utilize um produto especializado para desobstruir ralos e remover entupimentos por resíduos nas máquinas de lavar. Siga as instruções do fabricante.

9. O exterior também importa

Um pano com água e vinagre é suficiente para limpar o exterior da máquina de lavar. Tente fazer isso sempre que usá-la. Isso evita que a superfície fique coberta de poeira.

Se a sua máquina for de carregamento superior, é recomendável prestar atenção às rachaduras do painel e da porta, pois a sujeira tende a se esconder nestas áreas.

Mulher limpa a máquina de lavar para remover odores.
A limpeza da máquina deve ser frequente, de forma a evitar o acúmulo de resíduos que se tornarão mais difíceis de remover no futuro.

Dicas preventivas para manter sua máquina de lavar limpa

Tomar algumas medidas para evitar que a sua máquina de lavar apresente mau cheiro é mais fácil do que você imagina. Além disso, pode evitar muitos transtornos.

Aqui estão algumas dicas:

  • Limpe a máquina de lavar pelo menos uma vez por mês, seguindo as recomendações mencionadas acima.
  • Mais não é melhor. Não encha a máquina de lavar até a carga máxima permitida.
  • Ao terminar de usar o eletrodoméstico, seque-o com um pano limpo. Se possível, também coloque algumas gotas de óleo essencial.
  • Deixe a tampa da máquina aberta por pelo menos 3 horas após o término do ciclo.
  • Use sacos de malha para as peças pequenas, a fim de evitar que elas fiquem presas a alguma fenda do eletrodoméstico.
  • Assim que o ciclo terminar, retire as roupas da máquina. Isso evita o acúmulo de umidade.
  • Vai viajar? Desligue a água e desconecte o equipamento.
  • Se as suas finanças permitirem, escolha um sabão de alta eficiência.

Vença a batalha contra o mau cheiro da sua máquina de lavar

O uso constante da máquina de lavar faz com que ela apresente mau cheiro com o passar do tempo. Todos os meses você deve limpá-la profundamente se não quiser que as suas roupas, em vez de cheirar a amaciante de bebê, tenham um mau cheiro.

Tenha cuidado com os produtos de limpeza que você utiliza para remover o mau cheiro. Lembre-se de que você pode danificar a pintura da máquina de lavar. Para ter certeza, leia o rótulo do produto.

Pode interessar a você...
4 truques para secar roupas rapidamente
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 truques para secar roupas rapidamente

Se você não tem uma secadora de roupas, mas precisa secar suas roupas o mais rápido possível esses truques podem te ajudar muito!