9 maneiras de reutilizar o seu jeans velho

· 12 de janeiro de 2015
Você pode reciclar a sua calça jeans e cortá-la para confeccionar um short. Também é possível fazer uma bolsa, uma capa para celular ou personalizar suas almofadas com um estilo muito especial.

Há muitas maneiras de reutilizar os jeans velhos que esquecemos em nosso armário, ou porque já não nos servem mais ou porque já saíram de moda. Mesmo sendo uma boa opção doar a alguém que possa usá-los, ainda há muitas outras ideias para aproveitar o tecido que costuma durar muitos anos. Quer aprender a reciclar seus jeans velhos? Então, se a resposta for sim, continue lendo este artigo!

Se você estiver disposta a testar a sua criatividade e talento para o artesanato, as seguintes ideias são perfeitas para tirar proveito de todas as calças jeans velhas que você tem. Desse modo, tudo o que você precisa é de habilidade para costurar ou disposição para experimentar com uma tesoura, agulha e linha.

Shorts jeans

Esta é uma das formas mais simples e clássicas para reciclar uma calça jeans velha. A ideia aplica-se para os jeans que ainda servem e estão apenas fora de moda ou aqueles que estão com as partes inferiores desgastadas.

Marque a parte onde você quer cortar e, em seguida, corte com uma tesoura na altura desejada. Você pode fazer uma barra usando agulha e linha, ou em contrapartida, pode deixar franjinhas para um estilo mais rebelde.

Minissaia jeans

Minissaia feita de jeans velho

Além de fazer lindos shorts, também podemos optar por fazer uma minissaia para usar no verão ou em ocasiões informais. Este é um dos itens que nunca saem de moda, especialmente em dias quentes.

Assim, para fazer uma saia é preciso ter uma calça maior, para poder juntar facilmente as peças e formá-la.

Bolsa ou carteira

Há muitas maneiras de usar um jeans velho para criar uma bela bolsa ou carteira. Ou seja, basta usar a criatividade e adicionar os detalhes que você gosta.

Dessa forma, você pode fazer, por exemplo, uma bolsa que usa o tecido de seus jeans velhos e acrescentar detalhes com pedras, botões, tecidos coloridos, zíperes ou quaisquer outros detalhes que você possa imaginar.

Avental de cozinha

Avental feito de jeans velho

Fazer um avental de cozinha é bastante simples e pode ser útil para não sujar as roupas ao fazer suas receitas.

Tudo que você deve fazer é esticar o jeans velho para abrir melhor o pano e, em seguida, cortar na forma do avental, de acordo com suas medidas. Se o tecido de uma peça não for suficiente, você pode acrescentar tecidos de outras peças. Feitos os cortes, você pode adicionar uma borda colorida com outro pano e costurar tiras para amarrar nas costas.

Assim como no item anterior, use a sua criatividade, acrescentando outros detalhes, como botões, pedras ou retalhos coloridos, por exemplo.

Leia também: É saudável cozinhar no micro-ondas?

Porta-moedas

Cansada de ter as moedas espalhadas em todos os lugares? Então use seu jeans velho para fazer um lindo porta-moedas! Tudo o que você precisa é cortar na forma de porta-moedas que você deseja (quadrado, redondo, oval, meia lua) e, em seguida, costurar as bordas e acrescentar um zíper, broches ou botões.

Agenda

Agenda feita de jeans velho

Se você quiser dar um toque pessoal à sua agenda, corte um pouco do tecido da sua calça jeans velha e use para forrar o lado de fora da agenda.

Simplesmente corte as medidas exatas e utilize uma cola para aderir à superfície. Outra opção é costurar, no entanto, leva mais tempo e pode ser um pouco mais complicado.

Capa para celular

Em lojas de acessórios para celulares podemos comprar capas para que os nossos dispositivos fiquem livres de arranhões. Mas que tal fazer uma você mesma? É muito fácil e você pode fazer inclusive com as peças que sobraram da bolsa ou do porta-moedas.

Dessa forma, corte o tecido com um ou dois centímetros a mais do que o tamanho do seu celular e, em seguida, costure todas as extremidades, deixando uma abertura para encaixar o aparelho. Você pode adicionar detalhes decorativos como pedaços de pano colorido, aplicações de tecido e botões, por exemplo.

Leia também: 4 efeitos negativos do uso do celular

Roupa para seu pet

Pet usando roupinha feita de jeans velho

Sem dúvida, você acha uma fofura colocar roupinhas lindas em seus animais de estimação, sejam eles cães ou gatos. Então, por que não fazer uma você mesma? Teste a sua criatividade usando aquele jeans velho que pensa em descartar, baseando-se em uma peça de roupa que o seu pet já tenha ou inventando um novo modelito você mesma!

Almofadas

Se você quiser renovar suas antigas almofadas e dar a elas um estilo muito especial, use algum jeans velho e aproveite o pano para forrar suas almofadas novamente. Dessa forma, elas vão ficar completamente renovadas e com um estilo super especial.