8 maneiras de diminuir as rugas

· 6 de setembro de 2015
Os anos não chegam sozinhos e, em algum momento, temos que aceitar seus sinais como uma etapa a mais de nossas vidas.

As rugas são parte do processo de envelhecimento de nosso corpo, mas também podem aparecer como consequência de outros fatores. Felizmente, existem várias dicas para diminuir as rugas e melhorar a saúde da pele.

Está provado que a pele pode envelhecer prematuramente devido aos maus hábitos, à má alimentação, à contaminação ou à exposição ao sol, entre outros fatores.

Para quem teme a aparição precoce de rugas, indicamos a leitura das seguintes recomendações para prevenir e amenizar as marcas.

Evitar a exposição ao sol para diminuir as rugas

A exposição excessiva ao sol sem proteção causa danos na pele e provoca a aparição precoce de rugas. Usar protetor solar, principalmente no rosto e no pescoço, é uma das formas de prevenir e reduzir o envelhecimento prematuro da pele.

Lembre-se de usar um bom protetor solar para proteger sua pele dos raios ultravioletas.

Deixar de fumar para diminuir as rugas

fumar

Além de causar danos severos à saúde, o cigarro também acelera o envelhecimento prematuro da pele e provoca a aparição dos sinais de idade. Mas não é só fumar que causa estes efeitos negativos na pele.

Estar perto de alguém que fuma tem os mesmo efeitos, devido aos tóxicos que o cigarro libera. Este mau hábito diminui o fluxo sanguíneo, diminui a produção de colágeno e traz graves consequências na saúde da pele.

Esfoliar a pele para diminuir as rugas

Um passo que não deve faltar em toda rotina de beleza para a pele é a esfoliação. Este tratamento promove a eliminação da pele morta, do pó e da sujeira que costumam se acumular nas dobras e rugas, deixando-as mais evidentes.

Descubra: Como atenuar as rugas debaixo dos olhos?

Uma esfoliação natural cuida e hidrata a pele, estimulando a eliminação de células mortas para obter uma pele jovem e renovada.

Dormir bem para diminuir as rugas

dormir bem

Descansar corretamente todos os dias é uma das dicas para se manter jovem e com aparência saudável. Quando não há uma boa qualidade de sono, aumenta a produção do hormônio chamado cortisol, que provoca a decomposição das células, além de mal humor.

Dormir de 7 a 9 horas por dia sem interrupção contribui para uma pele mais saudável e elástica.

Comer peixe para diminuir as rugas

O consumo regular de salmão e outros tipos de peixe de água fria pode ajudar a minimizar as rugas e adiar sua aparição. Este tipo de alimento contém ácidos graxos ômega 3 e outras gorduras saudáveis que contribuem para manter uma pele jovem, hidratada e saudável.

Evitar lavar o rosto em excesso para diminuir as rugas

Lavar o rosto faz parte de nossa rotina diária de beleza, como um passo para eliminar as sujeiras e impurezas que se acumulam durante o dia.

No entanto, deve-se lavar o rosto com moderação, pois os excessos, sobretudo do uso de sabonetes, vão acabando com os óleos naturais que ajudam a proteger a pele dos problemas cutâneos e da aparição precoce de rugas.

Leia também: Cabelos danificados? Dicas de óleos para tratá-los

Manter a pele hidratada para diminuir as rugas

pele hidratada

As rugas demoram mais para aparecer e são menos visíveis quando as células da pele estão bem hidratadas. Para isto é importante beber água suficiente todos os dias e utilizar um creme com propriedades hidratantes que umedecem adequadamente as células da pele.

Utilizar um tratamento natural para diminuir as rugas

tratamento natural

Alguns ingredientes naturais têm importantes propriedades que são muito eficientes na prevenção e redução do envelhecimento prematuro da pele. A seguir, enumeramos alguns deles:

  • Massagear todas as noites a pele, utilizando uma quantidade suficiente de óleo de coco.
  • Esfregar o centro de um abacaxi no rosto, deixando agir por 10 minutos, enxaguar e repetir todos os dias.
  • Fazer uma pasta com açúcar e cúrcumaaplicar uniformemente por todo o rosto, deixe agir por alguns minutos e depois enxaguar.
  • Aplique todas as noites uma máscara de aloe vera, deixe agir por 30 minutos e enxágue.
  • Misture partes iguais de azeite de oliva e óleo de amêndoas e aplique com suaves massagens sobre a pele.
  • Aplique óleo de vitamina E ou prepare uma máscara que contenha este ingrediente como base.
  • Prepare uma mistura de mel com limão e aplique por todo o rosto, deixando atuar por 20 minutos.
  • Vogler, B. K., & Ernst, E. (1999). Aloe vera: A systematic review of its clinical effectiveness. British Journal of General Practice. https://doi.org/10.1080/10408690490424694
  • Traber, M. G., & Atkinson, J. (2007). Vitamin E, antioxidant and nothing more. Free Radical Biology and Medicine. https://doi.org/10.1016/j.freeradbiomed.2007.03.024
  • Marina, A. M., Che Man, Y. B., Nazimah, S. A. H., & Amin, I. (2009). Antioxidant capacity and phenolic acids of virgin coconut oil. International Journal of Food Sciences and Nutrition. https://doi.org/10.1080/09637480802549127