7 remédios para tratar a dor abdominal nas crianças

· 7 de setembro de 2018
São muitas as causas de uma dor abdominal em crianças e bebês, mas geralmente, não indica nada muito grave. A seguir revelaremos algumas chaves para que possa aliviar os incômodos de seu filho.

Todo pai terá de lidar em algum momento com a dor abdominal nas crianças. Enquanto a criança se queixa, os pais se angustiam, embora não seja nada sério demais. Geralmente a dor abdominal nas crianças afeta a área do estômago e pode ocorrer em qualquer ponto entre o peito e a virilha.

Apesar de ser frequente e sem maiores implicações que coloquem em risco a saúde de uma criança, em alguns casos pode ser sinal de que está acontecendo algo mais grave. O importante é determinar a gravidade do que está acontecendo.

Certamente será mais fácil com uma criança entre 4 e 12 anos, que pode explicar o que sente. Com bebes ou crianças pequenas é preciso analisar os sintomas para determinar qual é o melhor tratamento a seguir.

Como é a dor abdominal nas crianças?

  • Se a dor é generalizada ou se localiza na metade do abdômen, a causa pode ser indigestão, gases ou prisão de ventre.
  • Quando a dor é por tensão emocional, se localiza na região circundante do umbigo ou na boca do estômago. Uma dor intensa que aparece e desaparece, uma ou mais vezes ao mês, pode ser causada por estresse.
  • As dores similares a uma cãibra provavelmente se devem a gases. Talvez a criança tenha comido muito, apresente inchaço ou diarreia.
Dor abdominal nas crianças

Em qualquer destes casos, é possível atender a doença com alguns remédios caseiros. Se se trata de um bebê, é mais difícil identificar que tipo de dor ele sente. Mas se uma criança apresenta algum dos seguintes sintomas, pode ser que tenha uma dor abdominal:

  • Está irritada.
  • Levanta as pernas em direção ao abdômen.
  • Come pouco ou menos do que o habitual.

Como tratar a dor abdominal em uma criança?

As seguintes recomendações podem funcionar quando uma dor abdominal nas crianças estiver relacionada com problemas digestivos ou causas emocionais.

1. Dê uma infusão quente a criança

As infusões de camomila, menta, erva-doce ou gengibre são amplamente reconhecidas por suas propriedades digestivas e anti-inflamatórias. A infusão quente ajuda a assentar o estômago e o calor relaxa a musculatura, mas são contraindicadas para bebês.

2. Procure que ele durma de lado

Peça a criança que se deite sobre um dos braços, esta posição a ajudará a liberar os gases. Pode se apoiar sobre uma almofada e levantar um pouco os tornozelos, será mais efetivo. Também pode colocar uma manta ou compressa quente sobre o abdômen.

A dor abdominal nas crianças não permite que elas descansem adequadamente

3. Dê um banho quente

Tudo o que for ingerido ou aplicado quente sobre os músculos abdominais ajudará a liberar a tensão. Dê ao seu pequeno um banho com água morna a quente. Adicionalmente, brinque com ele durante o banho. Isso o ajudará a se esquecer da dor.

Te recomendamos ler: 5 erros que cometemos no banho diariamente

4. Cuide de sua alimentação

Evite que a criança coma alimentos gordurosos, doces, leite ou produtos lácteos, enquanto tem a dor abdominal. O alimento perfeito é um clássico caldo de frango que a alimenta, mantém hidratada e relaxa seus músculos. A água de coco é uma excelente fonte de eletrólitos naturais, em caso de diarreias.

5. Faça uma massagem relaxante

Deitado sobre as costas, tanto a criança quanto o bebê, serão beneficiados em receber uma massagem suave no sentido horário. Para lhe dar a massagem, pode usar óleo essencial de menta ou um creme de flor de laranjeira. Siga o trato digestivo e pressione-o com suavidade.

6. Aplique a reflexologia

A reflexologia pode ajudar seu filho. Pegue seu pé esquerdo com a mão direita. Depois, com o polegar esquerdo aplique uma pressão uniforme e constante na área do arco. Pressione um pouco com o polegar para frente e para trás ao longo do arco. Repita várias vezes.

Pai fazendo massagens no bebê para aliviar a dor abdominal

Não deixe de conferir a leitura: 6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem

7. Faça com que “pedale”

O exercício que imita o pedalar de uma bicicleta ajuda a descongestionar os intestinos. Peça ao seu filho que deite de barriga para cima, que levante os pés e se mova como se pedalasse. Se é um bebê, você mesmo pode mover suavemente suas perninhas imitando o “pedalar da bicicleta”.

Quando é preciso procurar um médico?

Quando a dor não ceder com nenhuma destas recomendações e vier acompanhada de diarreia, vômitos e cãibras; poderia se tratar de uma infecção por parasitas. Isso só pode ser detectado com um exame de fezes. Deve ser o médico quem indicará qual é o melhor remédio contra parasitas, de acordo com a idade da criança.

Quando a dor abdominal estiver focada em apenas um ponto, pode indicar um problema maior com outros órgãos, tais como o apêndice, a vesícula biliar, os intestinos, os ovários, os testículos ou outros. Não tenha dúvidas, é o momento de procurar um médico.