Como combater a prisão de ventre infantil

21 de julho de 2018
O consumo de frutas e vegetais frescos é uma medida simples para combater a prisão de ventre infantil. Além disso, é bom incentivar outros hábitos saudáveis como o consumo de água e a prática de algum esporte.

Há muitos métodos naturais que ajudam a combater a prisão de ventre infantil. De fato, ainda que possa acontecer tanto em bebês de poucos meses quanto em crianças maiores, em geral se resolve com a alimentação e alguns hábitos saudáveis.

Esta doença digestiva é um dos maiores motivos de consultas na pediatria. Apesar de não costumar ser grave, pode causar doenças e complicações quando não recebe um tratamento adequado. Como saber se meu filho tem prisão de ventre infantil?

A principal característica deste problema são as mudanças nos hábitos intestinais. Frequentemente, a criança tem menos de três deposições por semana ou suas fezes são duras e secas. Também é provável que experimente defecação dolorosa e inflamação abdominal.

Por sorte, nem sempre é necessário submetê-las ao consumo de laxantes convencionais. Antes de recorrer a tal medida, o melhor é aplicar alguns conselhos para mudar a dieta e provar vários remédios naturais. Anote!

Conselhos para combater a prisão de ventre infantil de forma natural

Há muitos fatores que podem incidir neste transtorno digestivo das crianças. Porém, dentro de suas principais causas se destacam os maus hábitos alimentares. É certo que o sistema digestivo das crianças pequenas deve se adaptar à alimentação; o problema é que às vezes lhes damos alimentos cujo valor nutricional não ajuda em nada.

O que podemos fazer para combater a prisão de ventre infantil? A primeira medida é fazer mudanças na dieta. Por isso, a seguir compartilharemos em detalhes as principais recomendações.

Fomentar o consumo de fibra

Consumir fibras e as frutas ajuda a aliviar a prisão de ventre infantil

A fibra é um dos nutrientes essenciais que apoiam o processo de digestão. Quando a alimentação é pobre nesta substância, as crianças costumam ser mais suscetíveis à prisão de ventre. Portanto, o ideal é fomentar seu consumo através de:

  • Cereais integrais
  • Frutas com casca
  • vegetais frescos
  • Ameixas secas
  • Grão de bico e lentilhas
  • Ervilhas
  • Pipoca

Evitar os doces e o açúcar

O consumo excessivo de açúcar incide de forma negativa na saúde digestiva. Por onde, muitos dos casos de prisão de ventre infantil têm sua origem na ingesta diária de doces e guloseimas. Ainda que as crianças amem estes produtos, o melhor é tratar de não dar a elas.

Procure fazer com que a criança beba água

Beber bastante água ajuda a aliviar a prisão de ventre infantil

A importância de consumir bastante água durante o dia começa desde cedo. Quando as crianças a ingerem em quantidades suficientes, seu processo digestivo se torna lento e há mais risco de prisão de ventre. Isso devido ao fato de que os líquidos aumentam o volume da fibra e fazem com que as fezes sejam mais suaves.

Leia também: Você quer dormir melhor? Tome água com limão antes de deitar

Incentivar as práticas esportivas

A prática regular de qualquer atividade esportiva, inclusive jogos, estimula a circulação sanguínea e melhora o trânsito intestinal. Por isso, como complemento de uma dieta saudável é primordial incentivar qualquer tipo de atividade física nos menores.

Ensinar uma rotina para ir ao banheiro

Menino sentado no vaso com prisão de ventre infantil

A rotina para ir ao banheiro deve se iniciar na idade apropriada. Visto que as crianças pequenas temem dar este passo, é importante acompanhá-las e guiá-las para que transforme isso em hábito. Os menores que não estão prontos para ir ao banheiro tendem a reter as fezes como uma forma de contrariar.

Então, o melhor é iniciá-los no treinamento do banheiro pouco a pouco, sem lhes causar pressão. Uma vez que consigam fazer, é primordial ensiná-los a postura correta que se deve adotar. Além disso, é bom lembrá-los que devem fazê-lo sempre que sentem vontade.

Remédios naturais para combater a prisão de ventre

Os laxantes farmacológicos só são uma opção quando a prisão de ventre é crônica. De fato, sua administração em crianças deve contar com a supervisão do pediatra. Quando a condição recém aparece ou é leve o melhor é provar alguns remédios naturais.

Suco de ameixa

A ameixa é uma das frutas laxantes que podem estimular as funções intestinais para paliar os efeitos da prisão de ventre. Por isso, se recomenda proporcionar para as crianças pequenas uma ou duas porções de seu suco diluído na mesma quantidade de água.

Recomendamos ler: 10 laxantes suaves para combater a prisão de ventre de forma natural

Uvas em jejum

As uvas são frutas deliciosas que as crianças podem adorar comer. Além disso, costumam ser um bom tratamento para combater a prisão de ventre infantil em pouco tempo. O melhor é lhes dar entre 6 e 8 uvas em jejum, com casca inclusa.

Mel de abelhas

Consumir mel de abelhas ajuda a aliviar a prisão de ventre infantil

As crianças maiores de um ano podem consumir mel diluído em água como solução alternativa contra as digestões lentas. Este ingrediente contém enzimas naturais que ajudam a aprimorar o processo de decomposição dos alimentos para sua posterior eliminação.

Suco de maçã

O suco de maçã é uma bebida muito recomendada para as crianças. Visto que seu sabor lhes encanta, é ideal para complementar o tratamento da prisão de ventre. Seu teor de pectina e água é perfeito para tratar este problema. Por isso se recomenda oferecer entre 2 e 4 porções diárias.

Em resumo

As maneiras mais simples e seguras de combater a prisão de ventre infantil são melhorando a alimentação. O ideal é substituir os refinados e processados por alternativas orgânicas. Além disso, é bom adicionar frutas e remédios laxantes para ajudá-los a superar este problema.

Recomendados para você