Pudim de banana e chia sem lactose para estimular sua digestão

· 12 de julho de 2018
Por não conter lactose, este pudim de banana e chia é apto para as pessoas com intolerâncias, e pode nos ajudar a melhorar a digestão.

Há pessoas que têm muitos problemas para encontrar um método que funcione para estimular a sua digestão. Assim, sofrem de estômago pesado, gases ou outros incômodos associados a esta condição. Há uma receita deliciosa que pode nos ajudar a melhorar este problema: o pudim de banana e chia.

Esta receita não tem lactose e você verá que, pouco a pouco, tudo começará a melhorar com a inclusão da mesma no seu dia a dia, não porque estamos recomendando-a aqui no Melhor com Saúde, mas sim pelos elementos-chave que estão presentes nesta combinação particular.

Neste sentido, para saber do que estamos falando, é preciso entender como funciona realmente seu sistema digestivo e por que sentimos mal-estar e dificuldades digestivas.

Assim, a primeira coisa que é preciso ter em conta é que, para estimular sua digestão, você deve saber que tipo de metabolismo tem. São conceitos entrelaçados e profundamente associados um com o outro.

Para exemplificar, o glúten é uma substância presente em muitos ingredientes e algumas pessoas são intolerantes a este elemento (assim como a lactose). Isso faz com que o processo da digestão seja um problema. Evidentemente, é preciso diminuir ou eliminar o consumo destes ingredientes.

Basicamente, você pode substituí-los por outros tipos de alimentos e preparos que sejam úteis para estimular sua digestão de forma adequada. Este doce, uma sobremesa – que tradicionalmente são preparadas com altos índices de lactose e glúten – se desenha como uma opção extraordinária e revolucionária para enfrentar os problemas relacionados com a má digestão.

Por outro lado, você se perguntará: por que é importante que não contenha lactose? Porque este é um composto presente laticínios que, em pessoas com intolerância ou alta sensibilidade a este elemento, cria graves problemas estomacais e de digestão.

Leia também: Camomila e outros remédios para a digestão

Bananas picadas

Este é um problema que se aprende a tratar com o passar do tempo, mas é difícil resistir a muitas receitas que contêm lactose.

Porém, para quebrar paradigmas e fazer com que sua vida melhore e, ao mesmo tempo, você encontre algo divertido para fazer com o tempo que tem em casa, o pudim de banana e chia é perfeito para esta finalidade.

As propriedades da banana, carregada de potássio e vitaminas, e os benefícios das sementes de chia, são argumentos oportunos para estimular a sua digestão.

Pudim de banana e chia para estimular sua digestão

Por que a banana e a chia?

Nós os escolhemos principalmente pelos elementos nutricionais e estimulantes da flora intestinal que estes dois ingredientes têm. Por um lado, a banana é uma das frutas mais versáteis que existem, e com os melhores índices de açúcar naturais (frutose, por exemplo) dentro do reino vegetal.

Além disso, as sementes de chia têm a capacidade de acelerar o metabolismo e, com o passar do tempo e da adequação, de normalizar seu ritmo e favorecer a digestão.

Assim, o estômago pesado, a sensação de incômodo e os processos de dor gastrointestinal são reduzidos (e inclusive eliminados) ao substituirmos uma sobremesa tradicional feita à base de leite por uma sem rastro algum deste elemento.

Conheça também: 8 surpreendentes benefícios das sementes de chia

Sementes de chia

Ingredientes

  • 1 xícara de leite de coco (250 ml)
  • 6 colheres de sopa de sementes de chia (90 g)
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha (30 ml)
  • 4 bananas
  • 1 pitada de canela (opcional) (15 g).

Preparo

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de fazer esta receita é que, ainda que pareça estranho, você não vai precisar de uma batedeira, um liquidificador e nem nada parecido.

O preparo é totalmente artesanal e muito metódico com o passo a passo.

  • Adicione o leite de coco em uma tigela média.
  • Em seguida, adicione as sementes de chia ao recipiente com o leite de coco. Mexa e deixe repousar por 5 minutos junto com o extrato de baunilha.
  • Agora, amasse as bananas até formar um purê bem homogêneo. 
  • Caso encontre sementes na banana, não as elimine da receita.
  • Uma vez que a mistura do purê esteja pronta, só resta adicioná-la ao leite de coco.
  • Finalmente, decore (opcional) com um pouco de canela e pronto! Você pode colocar na geladeira e consumir quando estiver frio.