Receita caseira para preparar sobremesa de 3 leites

Se você se animar preparar esta deliciosa sobremesa, a seguir oferecemos a melhor receita. É super fácil e o resultado é simplesmente delicioso!

A sobremesa de três leites é um prato bastante popular em vários países da América Latina. Oferece a possibilidade de degustar três tipos de leite integradas em um mesmo bolo. Por isso, mostramos uma simples maneira de prepará-la.

Sobremesa de três leites com merengue

A primeira receita mistura os interessantes sabores da sobremesa de três leites com a textura e a cremosidade do merengue. Para preparar uma porção para 8 pessoas, precisaremos dos seguintes ingredientes:

Para o bolo

  • 3 ovos (180 g).
  • 2 xícaras de farinha (280 g).
  • 3/4 litros de leite (750 ml).
  • 1 xícara de leite em pó (140 g).
  • 2/3 de xícara de manteiga (100 g).
  • 1 e 1/4 xícaras de açúcar (250 g).
  • 1 xícara de leite condensado (250 ml).
  • 1/4 de xícara de creme de leite (125 ml).
  • 6 colheres de fermento em pó (30 g).
  • 1 colher de essência de baunilha (5 ml).
três leites

Para o merengue

  • 6 ovos (360 g).
  • 1 limão (100 g).
  • 3/4 de xícara de água (180 ml).
  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar (300 g).
  • 1/4 colher de bi tartarato de potássio (2, 5 g).

Preparação do bolo

Para começar a preparar o bolo, colocamos a manteiga junto com o açúcar em uma tigela e batemos com um batedor de arames até conseguir uma massa com textura de creme suave. Para isso, o mais recomendado é retirar a manteiga da geladeira uma meia hora antes de começar a cozinhar, para que seja esquentada levemente e fique na temperatura ambiente.

Por outro lado, pré-aqueça o forno a 250 ºC enquanto faz o passo anterior. Para seguir com a mistura, adicione os ovos um a um na tigela com a mistura de açúcar e manteiga e siga mexendo para que fiquem bem misturados. A seguir, coloque a farinha e o fermento em pó.

Quando toda a mistura anterior se misturar bem, adicione o leite e a essência de baunilha, mexa um pouco mais e verta tudo em uma forma para assar. Coloque a mistura no forno durante meia hora, controlando o ponto de assamento espetando o bolo com um palito para ver se sai limpo.

Quando o bolo tiver crescido e tenha ficado dourado na parte superior, retire-o do forno e espete por toda a superfície com um garfo. Ao fazer estes furos, poderemos permitir que o creme de leite que vamos preparar a seguir penetre bem no bolo.

Para preparar o creme de leite, bata o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó até conseguir uma mistura homogênea. Depois, e sem retirar o bolo da forma, verta o creme sobre ele, espalhe bem e deixe repousar e o creme penetrar nos furos.

Preparação do merengue

Assim que o bolo estiver pronto e enquanto vai esfriando levemente e que o creme de leite penetre nos furos, vá preparando o merengue. Para isso, comece batendo as claras de ovo até alcançar o ponto de neve. O mais recomendado e confortável para conseguir isso é utilizar alguma batedeira elétrica com um cabeçalho de arames, ao invés de batê-los na mão.

três leites

Quando estiver quase pronto, adicione o bi tartarato de potássio. Esta substância permitirá que o merengue aumente seu volume e consigamos uma textura mais esponjosa. Caso não disponha desse ingrediente, podemos substitui-lo um envelope de bicarbonato de sódio.

A seguir, reserve a mistura e coloque para esquentar em uma panela em fogo baixo com a água e o açúcarMexa esta mistura para que o açúcar se dissolva completamente, e adicione algumas raspas de limão. Continue mexendo para que o açúcar seja convertido em caramelo. Conseguiremos isso quando, ao levantar a colher, as gotas caírem lentamente.

Assim que o caramelo estiver pronto, verta-o na tigela com as claras e bata com intensidade durante uns 6 minutos. Com isso conseguiremos uma boa consistência e deixe o merengue pronto.

Por último, basta verter o merengue sobre o bolo já preparado, e espalhá-lo de maneira homogênea por toda a sua superfície com a ajuda de uma faca ou de uma espátula.

Desta maneira, deixe pronto esta deliciosa sobremesa de três leites tão própria da cozinha de muitas regiões da América Latina. Como último detalhe, podemos decorar a sobremesa adicionando alguns frutos vermelhos na parte superior. Como você pode ver, os passos a serem seguidos são relativamente simples e os ingredientes não são difíceis de serem obtidos.

Recomendados para você