14 usos da manteiga para facilitar o trabalho de casa

· 23 de janeiro de 2019
Além de guardá-la na geladeira, quando cortamos meia cebola podemos aplicar manteiga na outra metade para evitar que amoleça ou que surjam brotos.

Geralmente em casa usamos a manteiga exclusivamente na cozinha e na frigideira. Certamente não conhece todos os usos deste produto para te ajudar nos trabalhos de casa; e que vão além do seu uso na cozinha.

Dessa forma, hoje te mostraremos 14 usos da manteiga que facilitam o trabalho em casa que, certamente, não saberia como solucionar.

Eliminar as marcas de água das superfícies de madeira

umidade

A umidade costuma deixar marcas de água na madeira, e procuramos a solução de limpeza nos produtos caros do mercado.

A solução para isso é aplicar manteiga durante a noite e deixar atuar até o dia seguinte, depois só terá que limpar e pronto.

Manteiga para desembaraçar colares

Os nós nos colares costumam ser muito difíceis de desembaraçar, quanto mais comprido seja o colar, mais fácil de se enroscar e mais difícil é de tirar o nó.

Para tornar esta tarefa o mais simples possível, esfregue o colar com a manteiga até que ache que já tenha infiltrado em todos os vãos.

A manteiga ajudará a tirar a pressão do metal, e assim ficará escorregadio e fácil de desenrolar.

Preservar as cebolas

Cebola

Ao usar cebolas na cozinha, muitas vezes só precisamos da metade. Para evitar que produzem brotos ou amoleçam, basta aplicar a manteiga na metade da cebola que deseja guardar para dessa maneira preservar por mais tempo.

Leia mais: Como conservar melhor os alimentos?

Dar brilho aos artigos de couro

Os objetos de couro precisam de tantos cuidados como a pele, para que pareçam sempre novos e tenham uma aparência limpa.

Por isso, esfregue com um pano um pouco de manteiga nos artigos de couro como os sapatos, as correntes, os móveis entre outros, é ideal parar dar brilho.

Evitar que a água se derrame

Manteiga-Agua

Muitas vezes colocamos a água no fogo e por descuido costuma derramar. Um truque simples para que isso não aconteça é colocar uma pequena porção de manteiga na água; assim poderá dizer adeus ao derramamento de água.

Tirar a tinta do plástico

As manchas de tinta no plástico costumam ser uma dor de cabeça. A solução está em aplicar a manteiga, pois o óleo ajudará a suavizar a mancha de tinta e o sal ajudará a extraí-la.

Deve-se aplicar a manteiga sobre a superfície de plástico, depois se deve expor ao sol durante um dia e finalmente limpar para retirar a tinta.

Depilar-se mais facilmente

Clarear axilas

A maioria das pessoas se barbeia ou depila alguma parte do corpo com o objetivo de ter uma pele mais suave e melhor esteticamente.

Os cremes de barbear costumam ser caros e muitas vezes favorecem a irritação. Um truque com bons resultados e com pouco custo, é aplicar a manteiga na região, pois isso ajudará a ter uma depilação rápida e uma pele suave.

Saiba mais: 4 dicas para uma boa depilação

Chiclete no cabelo

Tentar tirar um chiclete do cabelo é uma dor de cabeça que às vezes só nos leva a uma ida ao cabeleireiro. Para este incômodo problema aplique uma boa quantidade de manteiga, a qual ajudará a deslizar o chiclete pela gordura. Deixe atuar por uns minutos e logo depois retire o chiclete.

Anel preso

Anel

Seja por inchaço, pelo calor ou por muitos outros fatores, é normal que os anéis fiquem presos no dedo. Aplicar um pouco de manteiga ajudará a deslizá-lo mais facilmente, para que saia em um instante.

Conservar o queijo

O queijo é um dos produtos que tem uma conservação limitada, ao refrigerar o queijo o expomos a certos fatores que o ajudaram a se decompor mais rápido.

Um truque muito eficaz para prolongar a sua vida útil, é aplicar a manteiga sobre a porção de queijo e guardar em um recipiente hermético.

 Silenciar o rangido das portas

Portas

Com o passar do tempo, as portas tendem a fazer um som incômodo cada vez que a abrimos; ou que o vento as mova.

Por isso, aplique a manteiga nas dobradiças e na porta. Isso ajudará que desapareçam esses chiados e incômodos ruídos.

Retirar resíduos pegajosos

Retirar o pegajoso ou grude das superfícies costuma ser complicado. Um bom truque para facilitar isso é aplicar manteiga, esfregar suavemente e depois enxaguar com água e sabão.

Cortar alimentos pegajosos

Muitos alimentos costumam ficar pegajosos pelos ingredientes usados. Dessa maneira, para evitar que se deformem ao cortá-los, só precisa aplicar um pouco de manteiga na faca.

Tomar comprimidos com mais facilidade

Para muitas pessoas é difícil tomar comprimidos. Dessa maneira, para facilitar basta esfregar um pouco de manteiga e depois tomar o comprimido com um copo de água.