7 razões para nunca mais jogar fora as sementes de abacate

· 23 de janeiro de 2016
Ainda que seu sabor seja um pouco amargo, vale a pena incluir a semente de abacate em nosso dia a dia para nos beneficiarmos de seus compostos antioxidantes e de suas propriedades anti-inflamatórias.

O abacate é uma fruta deliciosa e versátil que, há muito tempo, é incluída com facilidade em diferentes tipos de dieta. Entretanto, poucos conhecem os benefícios das sementes do abacate.

Durante muitos anos as pessoas duvidaram dos benefícios do abacate, já que diziam que ele engordava por causa do seu elevado índice de gorduras e calorias.

No entanto, com o passar do tempo, foi demonstrado que suas qualidades nutricionais e suas gorduras saudáveis eram da mais alta qualidade.

Agora o que está sendo estudado é o fato de que as sementes do abacate, a parte que a maioria das pessoas desperdiça, também são uma fonte significativa de compostos que beneficiam muitos aspectos da nossa saúde.

Foi descoberto, por exemplo, que elas oferecem uma quantidade significativa de fibras, aminoácidos e compostos antioxidantes. Ao serem ingeridos, atuam a favor do correto funcionamento de vários órgãos do corpo.

Porém, muitos ainda desconhecem quais são estes benefícios obtidos ao aproveitarmos as sementes de abacate. Portanto, hoje iremos compartilhar as sete razões pelas quais nunca mais devemos jogá-las no lixo.

1- Reduzem o colesterol

Sementes de abacate reduzem o colesterol

Estima-se que as sementes de abacate contenham aproximadamente 70% de seus aminoácidos essenciais.

Eles podem ser aproveitados através do óleo extraído das mesmas. Esta substância tem a capacidade de contribuir para o controle dos níveis altos de colesterol. Além disso, reduzem o risco de desenvolver doenças no sistema cardiovascular.

2- Contêm fibras

Acredita-se que nesta parte do abacate possa haver mais fibras do que em qualquer outro alimento.

A fibra é um nutriente que complementa o funcionamento digestivo ao melhorar a capacidade de absorver outros nutrientes e estimular o trânsito intestinal.

A sua ingestão poderia controlar os problemas de diarreia e, ainda que seja contraditório, também é capaz de prevenir a prisão de ventre.

3- Combate a inflamação

As sementes de abacate poderiam ajudar a controlar o processo inflamatório do corpo, sendo eficazes na redução da inflamação do sistema gastrointestinal.

Em vários lugares da América do Sul, elas são utilizadas como remédio para combater infecções e problemas estomacais associados à inflamação.

Além disso, elas também podem ter um efeito positivo em outras doenças, como a artrite e a osteoartrite.

Não deixe de ler: A melhor dieta para pacientes com artrite

4- Fortalece o sistema imunológico

Sementes de abacate favorecem o sistema imunológico

Ao sentir os primeiros sintomas de gripe ou resfriado, é aconselhável ingerir um pouco de sementes de abacate durante o dia para evitar que a imunidade se enfraqueça.

Graças a seus compostos fenólicos, este alimento pode deter as infecções virais e bacterianas ao fortalecer o sistema imunológico.

5- Combate o envelhecimento precoce

Mais de 50% dos antioxidantes do abacate estão presentes na sua semente. Este composto é essencial para o nosso organismo, já que é o único com capacidade de lutar contra os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce.

Isso dá a elas um efeito rejuvenescedor, porque estimulam a produção de colágeno na pele. Isso mantém uma aparência jovem e livre de rugas por mais tempo.

Outra sugestão pra você: Hábitos alimentares para combater o envelhecimento precoce

6- Cabelo forte e brilhante

A sua aplicação sobre o cabelo pode proporcionar nutrientes e um brilho espetacular. De fato, há quem assegure que é um dos melhores remédios contra a caspa e contra os piolhos e lêndeas.

7- Ajuda a perder peso

Abacate ajuda a perder peso

Ainda que a polpa seja aconselhada para este fim, a semente também pode ser bastante útil pela sua capacidade de controlar os níveis de glicemia no sangue.

Os altos índices de açúcar alteram o funcionamento do metabolismo e reduzem a velocidade da perda de peso.

Este ingrediente ajuda a controlá-lo e, ao mesmo tempo, proporciona uma sensação de saciedade a todo o organismo para evitar o consumo excessivo de calorias durante o dia.

Como podemos consumir as sementes de abacate?

Sementes de abacate para consumir

As sementes de abacate podem ser incluídas na dieta de várias formas. Podem ser raladas, torradas, assadas, etc.

É bom incluí-las em:

É preciso considerar que elas têm um leve sabor amargo, e por isso não é aconselhável incorporá-las aos pratos e bebidas em grandes quantidades.

O abacate é um claro exemplo das maravilhas que a natureza oferece para a nossa saúde. Não apenas a polpa é rica em nutrientes, mas também podemos aproveitar as sementes do abacate.

Por que desperdiçá-las se são tão saudáveis? Seu sabor não é o mais agradável do mundo. Entretanto, vale a pena começar a incluí-las na dieta para manter o organismo mais saudável e livre de doenças. Aproveite!

Então, gostou das nossas dicas? Continue com a gente porque temos mais sugestões para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Lima, C. R., Vasconcelos, C. F. B., Costa-Silva, J. H., Maranhão, C. A., Costa, J., Batista, T. M., … Wanderley, A. G. (2012). Anti-diabetic activity of extract from Persea americana Mill. leaf via the activation of protein kinase B (PKB/Akt) in streptozotocin-induced diabetic rats. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2012.03.026
  • Dabas, D., Shegog, R., Ziegler, G., & Lambert, J. (2013). Avocado (Persea americana) Seed as a Source of Bioactive Phytochemicals. Current Pharmaceutical Design. https://doi.org/10.2174/1381612811319340007