Os 8 melhores remédios para combater a prisão de ventre

· 22 de outubro de 2015
A banana é um excelente complemento para a digestão. Por ser rica em fibras, melhora o movimento intestinal, o que a transforma em um poderoso laxante natural.

Consideramos que uma pessoa sofre de prisão de ventre quando tem problemas para evacuar, seja pelas fezes duras e poucas ou por não conseguir ir ao banheiro por um tempo prolongado que supere 72 horas.

Contudo, cada pessoa tem uma frequência diferente para ir ao banheiro devido a idade, peso e tipo de dieta.

Assim, se houver uma mudança brusca nessa rotina, é preciso ficar alerta.

Ainda que muitas pessoas possam pensar que esse é um problema de saúde leve, a verdade é que a prisão de ventre deve ser tratada de maneira rápida a fim de evitar que se torne um problema crônico.

Na maioria dos casos, a prisão de ventre se deve à desidratação, à má alimentação e a um estilo de vida sedentário.

No entanto, também pode ser sintoma de problemas de saúde mais sérios que requerem atenção médica.

Uma das primeiras medidas das pessoas que têm prisão de ventre é tomar algum tipo de laxante comercial.

Entretanto, isso não é recomendado, pois o organismo pode ficar dependente. Além disso, pode causar outros problemas secundários.

Felizmente, existem alguns remédios naturais que têm propriedades laxantes para melhorar a digestão e combater a prisão de ventre. tomam Veja, a seguir.

8 remédios para combater a prisão de ventre

1. Suco de aloe vera

a prisão de ventre

A aloe vera ou babosa é uma das plantas medicinais que traz muitos benefícios para a saúde, tanto externa quanto internamente.

Tomar todos os dias seu suco contribui para limpar, de maneira natural, o cólon e facilita a eliminação dos dejetos.

Segundo dados da Natural Standard, um composto da aloe vera chamada aloína é a responsável por combater a prisão de ventre.

Leia também: As 5 melhores frutas para depurar o cólon

2. Maçã

Um dos melhores alimentos para combater a prisão de ventre é a maçã.

Isso porque esta fruta contém pectina, uma substância que promove o funcionamento intestinal. 

Além disso, a maçã fornece ao nosso corpo uma quantidade significativa de fibras, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio (Estados Unidos da América).

As fibras são necessárias para amolecer as fezes e estimular sua eliminação.

3. Banana

A banana é ideal para ajudar na boa digestão e melhorar o movimento do intestino.

Visto que é um alimento com uma boa quantidade de fibras, que agem como um poderoso laxante natural, ajuda o organismo a expulsar das fezes.

Uma unidade fornece, aproximadamente, 12% da quantidade diária recomendada de fibras.

Além disso, a banana também contém fruto-oligossacarídeos, substância que, ao chegar no intestino grosso, contribui para uma boa digestão.  

4. Chá verde

a prisão de ventre

O chá verde ficou muito popular nos últimos anos como uma poderosa bebida antioxidante com muitos benefícios para a saúde.

Um desses principais benefícios é sua capacidade de promover a boa digestão e estimular a eliminação de dejetos que se acumulam no cólon.

Este chá tem um leve efeito laxante. Dessa forma, contribui para combater a prisão de ventre.

5. Aveia

Sem dúvida, pessoas que sofrem com a prisão de ventre deveriam incluir mais aveia em sua dieta.

Este alimento contém carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Estes elementos ajudam a ter uma melhor digestão e evitar a prisão de ventre.

O ideal é consumir aveia no café da manhã. Mas ela também pode ser adicionada e consumida em vitaminas, sopas e saladas.

6. Linhaça

As sementes de linhaça são caracterizadas por seu alto poder medicinal que é atribuído, em grande parte, pelo seu alto teor de fibras e ácidos graxos ômega 3.

De fato, este alimento tem propriedades laxantes suaves que podem ajudar a melhorar o movimento intestinal, evitando a retenção de fezes e promovendo a limpeza do cólon.

Basta colocar uma colher de semente de linhaça em um copo com água e deixar repousar durante a noite. Pela manhã, beba em jejum.

7. Azeite de oliva e limão

a prisão de ventre

Ao combinar azeite de oliva e limão em um só remédio, conseguimos um laxante natural para ajudar a melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre.

Basta diluir o suco de um limão em meio copo de água quente e adicionar uma colher de azeite de oliva. Beba todas as manhãs em jejum.

8. Vinagre de maçã e mel de abelhas

Outra boa combinação para fazer um laxante natural consiste em diluir uma colher de sobremesa de vinagre de maçã e uma colher de sobremesa de mel em um copo de água.

Misture bem e beba três vezes ao dia.