7 perigos dos apps de relacionamento

7 de janeiro de 2019
Na hora de explorar as redes na Internet, existem muitas tentações com as quais podemos nos deparar. Você usa apps de relacionamento? Conheça os perigos de cair neles e aprenda a prevenir problemas maiores.

Os aplicativos de relacionamento estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. Mas com o aumento destes serviços surgiu um grande problema de segurança.

A maioria dos lugares requer que os usuários compartilhem informações pessoais. Isto, associado às vulnerabilidades que apresentam, transforma os caçadores de encontro em vítimas.

Estes softwares te exigem acesso à câmera, microfone, armazenamento interno, localização por GPS.

Como os apps de relacionamento funcionam?

Homem aprendendo como os apps de relacionamento funcionam

A maioria destes aplicativos têm um funcionamento similar. O usuário conta com um painel onde aparecem as pessoas com as quais ele cruza na rua, que também tenham instalado o programa.

Caso goste de alguém, pode solicitar o contato e, se a pessoa aceitar, começam a conversar.

Além disso, quase todos estes aplicativos têm acesso a funcionalidades adicionais do dispositivo móvel, como a câmera, o microfone, o armazenamento, a localização GPS ou a aplicativos de pagamento, o que aumenta o risco frente ao cibercrime.

É importante saber: 8 maneiras de proteger os olhos dos danos dos dispositivos eletrônicos

Os perigos destes apps

O perigo para os usuários começa no mesmo momento da instalação do software pelas exigências que requer dos celulares.

A privacidade é comprometida devido ao fato de que os programas de relacionamento solicitam ao terminal o acesso à geolocalização do usuário para informar isso às pessoas conectadas mais próximas.

  • Os chantagistas costumam usar perfis falsos para construir relações online, ganhar a confiança da vítima e posteriormente exigir dinheiro.
  • Perda da privacidade. Se você é das pessoas que costumam anexar fotos de onde você está, tenha cuidado porque isso te faz vítima dos stalkers.
  • Problemas econômicos. Algumas páginas de relacionamento prometem ser gratuitas; porém, com o passar do tempo te solicitam certa quantia em dinheiro para que você acesse a privilégios. Considere se na verdade é necessário investir neste tipo de app.
  • Doenças sexuais. Muitas pessoas usam este meio para conhecer parceiros sexuais, por isso correm o risco de adquirir alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST).
  • Extorsão. Um dos piores erros que você pode cometer é compartilhar fotos ou vídeos sexualmente explícitos com desconhecidos. Podem te ameaçar com a possibilidade de torna-las públicas.
  • Abuso digital. Também poderia ser vítima deste delito, já que é muito frequente.
Riscos que se escondem nos apps de relacionamento

Como se proteger

As vantagens de conhecer pessoas pela Internet são evidentes: você não precisa manter uma constante vida social e o encontro é mais cômodo e rápido.

Os avanços tecnológicos permitem conectar pessoas com interesses similares. Você pode falar com alguém sentado no sofá de sua casa enquanto chove lá fora. Mas te aconselhamos:

  • Preste bastante atenção aos dados que está facilitando na hora de baixar um app de relacionamento.
  • Só se conecte a redes seguras e privadas. Assim será mais difícil que os hackers roubem suas informações.
  • Não envie fotos íntimas ou eróticas a um desconhecido. Você não sabe como essa pessoa é e nem as intenções ocultas que pode ter.
  • Seja consciente de que muitos conteúdos se perdem na Internet e uma foto que você enviou a alguém em quem confiou pode chegar ao fim do mundo. Tudo o que você publica fica na web.
  • Instale em seu smartphone um sistema que te proteja de perigos online. Você tem que ser precavido e ter perfeitamente assegurados os dispositivos para não cair em situações de violência digital. Principalmente, em apps de relacionamento.
  • Converse com pessoas conhecidas ou que seus amigos conheçam.
  • Nunca revele informações pessoais a estranhos como números de telefone, perfis em outras redes, ou números de contas bancárias ou cartões de crédito.
  • Também não aceite o uso de câmeras com desconhecidos.

Amplie a informação: 5 motivos que deterioram um relacionamento

Conclusão:

A Internet pode jogar contra você se não souber usá-la com responsabilidade. Os aplicativos pertencem ao mundo digital. A maioria das pessoas dedicadas a procurar encontros não usam comunicações seguras e apresentam falhas na privacidade dos usuários.

Isso se deve à velocidade com a qual esse mercado cresce e a pressão para atender aos investidores. Assim que, se cuide e evite situações desagradáveis em apps de relacionamento.